23:33 | Contra a perseguição e por um espaço de moradia digna para o estudantes do CLN, é preciso massificar essa luta, tornando-a uma batalha de toda a UFRGS!
Faísca - UFRGS
Veja declaração da Faísca Revolucionária rumo às eleições de DCE da UFRGS.
Em ato autoritário, Carlos Bulhões, reitor interventor bolsonarista da UFRGS, acionou a justiça federal para a criação de ação de interdito proibitório que ameaça o movimento estudantil e proíbe o diretor, gerente administrativo e estudantes do Instituto de Artes de entrarem no antigo prédio do (...)
Redação
Estudantes, professores e trabalhadores do Instituto de Artes da UFRGS: chamamos todos para um ato no vão da reitoria nesta sexta-feira (08/04), às 8h, horário em que acontecerá o CONSUN, pelo direito do IA ocupar o prédio do ex-ICBS e contra os cortes e a intervenção (...)
Há anos a reitoria da UFRGS mantém a comunidade universitária do Instituto de Artes em uma situação precária em relação à sua infraestrutura. Na última semana, veio à tona que o reitor interventor Bulhões, em decisão autoritária, passou por cima de um acordo histórico que visava garantir parte do espaço (...)
Alice CaumoGiovana Pozzi
Giovana PozziGabriela Mueller
A Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais (PROIR-UFRGS) de Carlos André Bulhões, reitor interventor de Bolsonaro em nossa universidade, e Geraldo Jotz, solicitou o fim da Colônia de Férias da UFRGS em Tramandaí para que cedesse seu espaço como Sede Tramandaí do Parque Científico e Tecnológico (...)
Luno P.
Nessa semana, o prefeito bolsonarista Melo e a direita avançaram contra o direito ao meio passe estudantil e as isenções de professores e outras categorias em Porto Alegre. Uma continuação do sucateamento do transporte público que terá duras consequências ao direito de estudar da (...)
Giovana Pozzi
A Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais da UFRGS tem sido colocada como carro-chefe da reitoria interventora de Carlos André Bulhões, assumindo o papel de órgão oficial de suas deliberações autoritárias.
Redação Rio Grande do Sul
Gabriela Mueller
Contra Bulhões e Bolsonaro, não podemos dar um centímetro de nossa confiança ao CONSUN e ao MEC. É preciso apostar apenas na unidade dos estudantes com os trabalhadores para enterrar a intervenção e todos os resquícios da ditadura na (...)
CONSUN da UFRGS aprova proposição de destituição da reitoria interventora de Bolsonaro.
Na manhã desta sexta-feira, dia 30, o Conselho Universitário da UFRGS (CONSUN), aprovou um parecer favorável pela abertura de processo destituinte contra o reitor interventor de Bolsonaro, Carlos André Bulhões.
Valdiney Veloso Gouveia, reitor interventor de Bolsonaro na UFPB, renova seus ataques à comunidade educativa da UFPB. Nesta ocasião, aos sindicatos dos professores a Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (ADUFPB) https://www.adufpb.org.br/site/ e o Sindicato dos Trabalhadores em (...)
Redação Esquerda Diário Nordeste
Ontem, no dia 7 de junho, o Reitor Interventor bolsonarista, Carlos Bulhões, anunciou o desligamento de 195 estudantes cotistas da universidade. Isso, sobretudo no contexto da pandemia de covid-19 e dos cortes às universidades, que ocorrem desde o governo Dilma, agravando-se com o golpe de 2016 e (...)
Gabriela MuellerSamuel Rosa
Na semana passada, quarta-feira (02) o reitor interventor de Bolsonaro, Carlos Bulhões, indeferiu a matricula provisória de mais de 190 estudantes, acarretando no desligamento da matrícula desses etudantes da UFRGS. Isso é um profundo ataque as cotas e deixa claro os planos de Bolsonaro e seus (...)
Na última semana mais de 195 cotistas tiveram suas matrículas arbitrariamente canceladas pela reitoria da UFRGS, controlada por Carlos Bulhões, interventor de Bolsonaro. Hoje (07), a reitoria emitiu o comunicado oficial de desligamento de todos esses estudantes, um forte ataque às cotas. Há anos os (...)
Faísca - Anticapitalista e Revolucionária - RS
Após as manifestações do último sábado, nós da Faísca temos defendido que a disposição de luta que se expressou em mais de 100 mil pessoas tomando as ruas no país ao contrário de ser desperdiçada, precisa ser potencializada, e que por isso são necessárias e urgentes assembleias de base em cada (...)
Marie Castañeda
UFRJ e Unifesp podem fechar a partir de julho como consequência do novo corte na educação superior, de R$ 1,1 bilhão, aprovado pelos golpistas no Congresso e sancionado por Bolsonaro. Esse corte iguala o orçamento ao de 2004, mas com o dobro de estudantes, e ameaça mais de 50 hospitais universitários (...)
Alexandre AzarGiovana Pozzi
Nesta quinta-feira, dia 29, às 18h, acontecerá a Plenária Geral da UFRGS de maneira virtual, um espaço aberto e deliberativo para que todos estudantes e trabalhadores da Universidade possam colocar suas demandas em debate e assim nos organizarmos contra Bulhões, Bolsonaro e todos os golpistas. A (...)
Após meses sem respostas, a reitoria da UFRGS, sob intervenção bolsonarista de Carlos Bulhões, aprovou no Conselho Universitário uma resolução que altera as formas de ingresso nos cursos de graduação da universidade, permitindo com que estudantes possam se utilizar das notas do ENEM e vestibular de 2017 (...)