×

Greve da REFAP | Intimidação a mão armada, demissões e ameaças: jagunços e patronal tentam intimidar greve na Petrobras no RS

Foram inúmeros relatos de ameaças por parte de jagunços dentro os ônibus que levam os trabalhadores até seu local de trabalho, os ameaçando para não descerem do ônibus no local da concentração da greve. Imediatamente os trabalhadores repudiaram as perseguições, defendendo a greve e a necessidade de manter a luta.

quarta-feira 8 de fevereiro de 2023 | Edição do dia

(foto do jagunço da patronal que intimidava os trabalhadores)

Na manhã desta quarta-feira (08/02), recebemos diversos relatos dos trabalhadores mobilizados desde a greve na REFAP/Canoas denunciando intimidação a mão armada, demissões e ameaças que buscam enfraquecer os trabalhadores que vem fazendo uma fortíssima paralisação há quase duas semanas. Mesmo com essa nefastas táticas, que vão de demissões de grevistas, advertências, até o uso de jagunços e policiais à paisana intimidando os trabalhadores dentro dos transportes e até mesmo em suas residências, mesmo assim os trabalhadores seguem de cabeça erguida, e com ainda mais sangue nos olhos de arrancar seus direitos da patronal.

Desde as 10hs da manhã estão reunidos em audiência a comissão dos trabalhadores, sindicatos, patronal e justiça na mediação com as pautas aprovadas na assembleia de ontem (07). A paralisação segue, mesmo que com menor intensidade dado que essas nefastas táticas impediram boa parte dos trabalhadores de se juntarem aos seus colegas.

Enquanto essas empresas terceirizadas como a Engevale recebem rios de dinheiro da Petrobras, os acionistas da Petrobrás batem recordes de lucro, esse enorme contingente de trabalhadores tem seus direitos mais básicos negados. São esses mesmos trabalhadores que movem a gigante brasileira todos os dias e hoje dão um grande exemplo de que somente pelos métodos da classe trabalhadora, com greves e piquetes, podemos conquistar nossas demandas.

Nós do Esquerda Diário prestamos todo nosso apoio à greve dos terceirizados e terceirizadas da REFAP, estamos ao lado dos trabalhadores cobrindo essa greve que é um exemplo de luta e combatividade. Contra a política de terceirização que priva os trabalhadores de seus direitos básicos, defendemos a efetivação de todos os terceirizados sem necessidade de concurso público. Chamamos toda a esquerda a cercar de solidariedade essa importante mobilização, a greve da REFAP nos mostra o caminho!

Participe da campanha de solidariedade aos grevistas enviando para o Esquerda Diário ou poste marcando em nossas redes (@esquerdadiariooficial) uma foto sua com a frase: TODO APOIO À GREVE DOS TERCEIRIZADOS DA PETROBRÁS NO RS! ABAIXO A REPRESSÃO E AS DEMISSÕES!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias