×

Eleições primárias chilenas | Jadue e Boric: a derrota do Partido Comunista Chileno pelas mãos dos moderados

No último dia 18 de julho, foram realizadas as eleições primárias chilenas para a escolha dos candidatos presidenciais. Elas foram caracterizadas pelo sinal da moderação expressa pelos resultados. O Partido Comunista abriu caminho para o triunfo de Boric (da Frente Ampla), candidato da centro-esquerda moderada, e para a consolidação do desvio institucional. Ambas as questões andam de mãos dadas com a desmobilização: cada vez que as ruas ficam mais vazias, os moderados ganham força.

segunda-feira 26 de julho de 2021 | Edição do dia

A derrota de Daniel Jadue (do Partido Comunista) contra Gabriel Boric (da Frente Amplio) gerou uma crise em vários setores da esquerda e também em muitas e muitos lutadores e ativistas que se organizaram e se mobilizaram por diversas causas, seja porque genuinamente confiava que Jadue era uma alternativa para uma mudança real, ou porque o viam como um mal menor, com mais ou menos ilusões.

Para ler mais: A surpresa dos "moderados" nas eleições primárias chilenas

No entanto, até agora, poucas conclusões foram tiradas.

As primeiras reações foram que Jadue foi derrotado porque o Chile é um povo "alarmado" ou - como meia verdade - que "o Chile adormeceu". Ou seja, porque estamos em uma "refluxo". Outros apontam que foi o voto anticomunista, mencionando o fato de que a direita votou em Boric para derrotar Jadue. Outros dizem que foi um voto “emprestado” que depois vai para outros candidatos (como para o Concertación - frente Social-democrata). Todos esses pontos de vista têm alguma verdade. No entanto, eles não vão à raiz do problema e, em vez disso, contentam-se com análises superficiais sem ir ao fundo da questão.

Exploremos um pouco:

A Frente Ampla assinou o Acordo pela Paz em 15 de novembro de 2019, chefiado por Gabriel Boric. Ali, junto com a UDI e a antiga Concertación, em negociações nas costas do povo com todos os representantes do antigo regime de 30 anos, assinou no odiado Congresso Nacional um acordo de impunidade que buscava desviar "institucionalmente" (que é, segundo as regras dos antigos poderes instituídos) a rebelião que se desenrolava nas ruas de todo o país e que no dia 12 de novembro, com a maior greve nacional desde a ditadura, pôs Piñera em cheque. Mais tarde, em dezembro, a Frente Ampla, comandada por Boric e Jackson, votou a favor da ideia de legislar a lei anti-barricada (apoio a uma lei também do prefeito "independente" Jorge Sharp), que deu a um governo moribundo mas preservado, a possibilidade de armarem seus agentes e policiais com novos instrumentos para criminalizar o protesto social, que se transformou a partir de agora em um "crime" punível pelo código penal. Essa formação teve o grande papel de ser quem apoiou abertamente Piñera e o antigo regime de 30 anos, buscando de todas as maneiras possíveis, de mãos dadas com seus partidos de direita e antigos consensos que estavam no seu pior, desviar a energia das massas que estiveram no seu melhor após décadas de ataques.

A assinatura do Acordo de Paz rompeu a Frente Ampla, com a saída de vários grupos (Partido da Igualdade, Esquerda Libertária e outros grupos minoritários) e após a aprovação da lei anti-barricadas, os deixou afundados em enorme descrédito popular.

Nesse marco, o PC, que não assinou o Acordo de Paz, mas o garantiu “por baixo” (desde a trégua da CUT junto à Unidad Social), com a figura de Daniel Jadue que liderava praticamente todas as urnas presidenciais , deu uma força relativa ao PC que não gozava nos últimos 30 anos de tamanha relevância. Foi como dizem “o seu melhor momento”. Toda a sua orientação, para além das nuances internas, procurou sustentar o caminho “institucional” para capitalizar o “surto” eleitoral, principalmente com a candidatura de Jadue.

Essa estratégia, para além de qualquer verborragia de "cercar a Convenção" e outras frases pomposas que buscavam justificar uma orientação conciliatória, só poderia andar de mãos dadas com uma desmobilização permanente do movimento de massas, isolando e praticamente boicotando qualquer forma de movimento de rua. Com isto, buscavam tomar as lutas isoladas que se desenvolviam, como a luta pela liberdade dos presos políticos, não para a expansão do movimento, sua unidade com setores para ganhar força, mas para mantê-los isolados diante da pressão dos canais institucionais. Desta forma, as causas populares são repetidamente abandonadas por conta dessa pressão, porque se chocam com o muro do antigo regime e suas instituições. Ao longo da pandemia, o PC (juntamente com a Frente Ampla) nada mais fez do que acompanhar cada um dos ataques de Piñera, até mesmo o PC votou a favor da lei de suspensão, uma lei totalmente anti-operária a serviço dos empregadores com o argumento de que "protegia o emprego." Neste ano convocaram uma suposta “greve nacional da saúde” que os envergonhou, não os vimos em nenhuma greve ou mobilização buscando desenvolvê-la, unificar-se com outros setores, expandir o movimento, etc.

Se tratava de uma continuação da estratégia da rebelião. Terminada a greve nacional em 12 de novembro de 2019, a CUT, dirigida pelo PC, em aliança com a Unidad Social, desempenhou a vergonhosa tarefa de desmobilizar a revolta, sem convocar nenhuma mobilização séria, nenhum plano de luta, deixando os manifestantes isolados , enquanto pediam ao governo criminoso de Piñera uma "negociação sem exclusões" quando as ruas claramente pediam a Piñera e à Assembleia Constituinte, nenhuma "negociação" com o criminoso ou uma "convenção constitucional". Com o peso que tiveram na CUT e em várias instâncias junto com a Unidad Social, rapidamente abandonaram as ruas a favor de negociações nas alturas do regime, que por sua vez ganhava espaço para avançar com a repressão. Essa orientação foi totalmente compartilhada com a Frente Ampla, que sempre se incomodou com a rua e imediatamente buscou um desvio para a "institucionalidade". A Frente Ampla e o PC procuraram trazer toda a força da rebelião para este desvio.

A Frente Ampla estava em crise e o PC decidiu reforçar o caminho do desvio aliando-se a eles. Quem se aliou aos que votaram a favor da ideia de legislar a lei criminosa anti-barricada? Quem se aliou com aqueles que em 15 de novembro estavam sentados com a UDI enquanto Piñera assassinava e reprimia? Não foi o PC? Com essa aliança, o próprio PC e os ex-frente-amplistas deram forças à Frente Ampla, resgatando-a de sua crise, e usando essa aliança. Em meio à desmobilização, a Frente Ampla conseguiu se fortalecer com nada menos que um dos autores do infame Acordo pela Paz, o próprio Boric. Não o fortaleceram os libertários ou o Partido da Igualdade que romperam com a Frente Ampla também, mas a primeira coisa que fizeram foi cair nos braços do PC, que por sua vez foi para os braços da FA? (que por sua vez, irá para os braços da centro-esquerda, que por sua vez, irá para os braços de um novo “consenso” com o antigo regime e os verdadeiros poderes do país).

O PC (e grupos menores como Igualdade e Libertários) foi um dos principais “apoiadores” da Frente Ampla em sua crise, os ajudou a se fortalecer, deu-lhe nova coragem e lavou seus rostos. Crie corvos e eles arrancarão seus olhos, diz um velho ditado.

O PC abriu caminho para o triunfo de Boric e para a consolidação do desvio institucional, questões que vão de mãos dadas com a desmobilização. Cada vez que as ruas ficam mais vazias, a moderação ganha força. Ganha espaço e tempo o antigo regime, os poderes que são donos do país e toda a tropa de velhos dinossauros que conspiram diariamente para ver como sair da crise enganando o povo através de pequenas mudanças e recomposições. Eles ganham espaço para buscar novas figuras e rostos que renovam da centro-direita (Sichel) para a centro-esquerda (Boric) o antigo poder constituído para dar uma solução à crise que ainda está em aberto no país. Os moderados ganham em um ambiente moderado.

A estratégia “institucional” faz o seu papel, e toda a conversa de usar a rua para “cercar a convenção” ou que há “protagonismo popular" levou toda a energia das massas, as aspirações populares, aos votos e à institucionalidade. Acrescentemos toda a política de subordinação aos "poderes constituídos" contra qualquer tentativa de "soberania" na convenção, como deixar os presos políticos da revolta e os mapuches à vontade das boas intenções de Piñera e também do odiado Congresso assim como no respeito às regras do Acordo de Paz por eles promovido, o que contribui para um cenário de passividade. A própria Lista do Povo está numa encruzilhada, porque passou de reivindicar "soberania" sem respeitar os antigos poderes, a subordinar-se à estratégia do FA-PC.

Através do PC, Jadue, Boric e da Frente Ampla, se fortalece o “desvio institucional” e com ele o próprio antigo regime. É uma expressão do “refluxo” como diz um dirigente do Partido da Igualdade, mas de forma alguma como ele aponta, como se o refluxo fosse produto de causas naturais (como a chuva) e não pelo papel das direções das organizações de massa e dos partidos reformistas. É um balanço anti-estratégico ficar na superfície sem ir à raiz da questão.

É verdade que houve uma enorme campanha "anticomunista", conspirando para os antigos poderes, para assustar a população com a chegada do inferno se Jadue vencer. Este manual não é novo e é um alerta para mentes ingênuas porque as classes dominantes não hesitarão em vasculhar o antigo arsenal reacionário e até contrarrevolucionário para defender seus interesses. Porém, esse discurso se desenvolveu e ganhou força, tornou-se possível, pois com as ruas desmobilizadas e a classe trabalhadora e o povo desorganizados, e com o ativismo isolado, os poderes e forças do antigo regime ganham tempo e espaço para desenvolver suas campanhas, procuram desviar a correlação de forças cada vez mais para a direita. Em outras palavras, um produto da própria estratégia de desmobilização do PC em conjunto com a Frente Ampla. Desenvolveu-se mesmo debaixo do nariz do PC porque o seu próprio companheiro de chapa a aproveitou para lançar o seu discurso ao centro e procurar alianças com o velho concertacionista de centro-esquerda, bem como para se tornar respeitável com o real poderes para sua tentativa de buscar a “governabilidade”.

A campanha de Jadue foi precisamente uma subordinação a esta campanha das forças do antigo regime, visto que o seu discurso foi cada vez mais moderado e de centro-esquerda. Muitas e muitos camaradas apontam que o programa de Jadue expressa as “demandas” ou o “espírito” da revolta de 18 de outubro. Isso não está certo. O programa de Boric e Jadue (praticamente idêntico exceto por algumas pequenas diferenças), de Aprovar Dignidade, o programa dos libertários e da Igualdade, não expressa a revolta, mas expressa o acordo pela Paz em 15 de novembro. O próprio Jadue ratificou o Acordo de Paz ao longo de sua campanha ("porque havia sido melhorado no Congresso"), e desenvolveu um programa que busca aproveitar timidamente as demandas de outubro para levá-las à conciliação com as grandes potências empresariais, sem tocar nos pilares dos 30 anos, e eventualmente convergir com o antigo “progressivismo” neoliberal do PS e a antiga Concertación (com a qual o PC já fazia alianças durante a Bachelet II). Seu programa era diretamente social-democrata, uma espécie de baqueletismo radicalizado, com foco na integração de "direitos sociais" e trabalho com reforma tributária e endividamento. Não muito diferente do que "em seu programa" indicava a Nova Maioria de Bachelet II. Jadue e seus economistas não se cansavam de repetir onde podiam que em nenhum caso fariam "nacionalizações ou expropriações", e propunham uma tímida "realeza mineira" sem falar da nacionalização do cobre e da grande mineração privada. Deixou intactos os pilares do legado Pinochet, da pilhagem de recursos estratégicos e naturais nas mãos de multinacionais e da manutenção das privatizações massivas da ditadura e dos governos da Concertación.

Ele não tem grandes diferenças programáticas com o Boric, de forma alguma. Agora farão parte de uma aliança que provavelmente envolve a velha Concertación, os velhos neoliberais do PS, o partido dos falsos amigos do povo, experientes em frustrar as aspirações populares com demagogia e hipocrisia. A Frente Ampla busca imitar seus companheiros de Syriza na Grécia e Podemos na Espanha, que acabaram governando pelos capitalistas e aplicando um ajuste brutal contra o povo, desmobilizou o movimento de massas e reafirmou o antigo regime em crise (no caso da Espanha , nada menos do que a velha monarquia).

Aqueles que falam que o resultado expressa a possibilidade de “constitucionalizar a saída do neoliberalismo no Chile” por meio de uma aliança de esquerda, centro-esquerda e progressista, são aqueles que buscam conduzir as aspirações populares a novas frustrações, já que todas as suas “reformas” serão o caminhos de "institucionalidade" respeitando todos os antigos poderes. A liderança da Frente Ampla, será a subordinação e rendição total às campanhas reacionárias para alcançar um novo “consenso” que não toque os pilares destes 30 anos.

É por isso que é necessário tirar as conclusões de por que Boric venceu e por que Jadue foi derrotado por completo. Sem ir às raízes, que também compõem o balanço da rebelião, as esperanças continuarão a se nutrir em veículos "institucionais" que só jogam a favor do grande capital e dos donos do país, e em busca de alianças com o PC reformismo, que fortalecerá os sensacionalistas e a centro-esquerda.

Sem falar daqueles que se proclamam anticapitalistas e vão para a cauda do PC. A partir daí e das alianças com o reformismo do PC-FA, nenhuma alternativa anticapitalista fortalecida surgirá. O oposto. Virá de mãos dadas com uma estratégia que coloque no centro a luta de classes, a mobilização e auto-organização da classe trabalhadora e do povo, que se propõe reagrupar o ativismo e os lutadores em instâncias de coordenação democrática para promover e unificar as lutas e impor a frente única às organizações de massas, procurando resgatar os sindicatos das mãos da burocracia e unificar essa luta com as assembleias territoriais e as populações. Virá da mão de uma política que, antes do processo constituinte, denuncie a subordinação da Convenção aos poderes instituídos e suas "cozinhas", exigindo que se declare soberana e rompam com o Acordo de Paz e as instituições do antigo regime para que possa discutir e deliberar sobre tudo: saúde, educação, pensões, salários, habitação; acabar com a expropriação histórica do povo mapuche, nacionalizar riquezas e recursos e acabar com o Chile de 30 anos.

Andará de mãos dadas com uma política que visa levar adiante as aspirações das massas por meio da luta e da mobilização. Deve ser levantado um programa que tenha base em todas as demandas de outubro, como saúde, educação, pensões e salários, habitação e o direito ao trabalho autônomo, autodeterminação do povo mapuche com a devolução de suas terras, entre outros, bem como a liberdade imediata dos presos políticos e mapuche, a ruptura com o antigo regime e por um governo dos trabalhadores para romper com o capitalismo. Promover medidas como a nacionalização sem pagamento dos recursos naturais e estratégicos do país sob o controle dos trabalhadores e das comunidades para colocá-los a serviço da saúde, trabalho, moradia, educação, pensões e salários na cesta familiar.

Hoje, mais do que nunca, reforçamos o apelo que temos feito a várias organizações, dirigentes sindicais e sociais, militantes e lutadores, para discutirem em conjunto um programa de formação de uma frente anticapitalista e de classes, uma frente que não tenha ambiguidades ou que se proponha reformar o sistema, mas levar avante a luta por todas as reivindicações de outubro, retomando o caminho de mobilização da classe trabalhadora e do povo, retomando a perspectiva da greve geral para derrubar Piñera e todo este regime, e que se propõe a luta por um governo dos trabalhadores.

As primárias não fecharam a etapa aberta no dia 18 de outubro, embora ajudem a consolidar o desvio institucional. As demandas de outubro não foram resolvidas, a crise econômica, a pandemia e o governo Piñera agravaram o sofrimento da grande maioria trabalhadora. Abre-se um processo constitucional cheio de dúvidas, expectativas e críticas. O governo que vencer o segundo turno, seja ele Boric, Sichel, Provoste ou o que vier, provavelmente será fraco e enfrentará um período de atrito e crise no contexto da tentativa do regime de se reconstruir com novas faces, dentro do quadro de uma economia, sem grandes motores de crescimento. E diante desse cenário, temos que nos preparar, tirando as lições desta crise.

As organizações da classe trabalhadora e do povo, assim como os diversos movimentos sociais, estão sujeitas ao perigo de cooptação pela “institucionalidade” que busca reconfigurar o antigo regime para reconstruí-lo. Para evitar isso, é mais necessário do que nunca lutar por um desenvolvimento independente da classe trabalhadora e do povo, a partir de sua mobilização e no amplo desenvolvimento da auto-organização das massas, buscando unir as minas, os portos, as florestas, as escolas, hospitais e fábricas com as populações, com o povo mapuche e as mulheres, com um programa de ruptura com os capitalistas e o antigo regime, que permita a construção de uma organização revolucionária e anticapitalista na luta em todos os âmbitos, sociais e político.

Trata-se de se organizar para derrotar esse sistema, de deixar de ser instrumentos de "pressão" usados ​​pelo regime para mudanças graduais a cada poucos anos e reformas cosméticas que mantenham o domínio das 10 famílias e multinacionais. Não conseguiremos conquistar plenamente nossas demandas no marco deste sistema. É necessária uma alternativa de classe e anticapitalista que supere o reformismo de esquerda. Nesta tarefa somos do PTR.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias