×

Copa do Mundo | Jogadores da Alemanha protestam contra censura política da FIFA no Mundial, antes do jogo

Denunciando a censura da FIFA, jogadores da seleção alemã taparam a boca durante a foto oficial. A organização ameaçou de punição os jogadores que entrassem com a braçadeira de capitão, ostentando as cores LGBT, em denúncia a violação de direitos por parte do regime do Catar.

quarta-feira 23 de novembro de 2022 | Edição do dia

Enquanto a FIFA tenta censurar os gestos políticos no maior palco do esporte mundial, muitos jogadores vem demonstrando que não existe essa separação entre esporte e política.

Após a ameaça da FIFA de punir com multa e também esportivamente os atletas que portassem a braçadeira One Love, que denuncia a violação de direitos LGBT’s por parte do regime do Catar, os jogadores alemães resolveram protestar tapando suas bocas durante o registro oficial do time antes do início da partida contra o Japão. Ameaça da entidade mundial do futebol era de que os capitães seriam punidos com amarelo, em caso de entrarem com a braçadeira. O goleiro Neuer, que entrou com a braçadeira escondida sob a camisa, chegou a ser revistado pelo bandeirinha da partida.

No Catar a homossexualidade é criminalizada, o código penal do país prevê 10 anos de prisão a quem se envolver em relações sexuais homossexuais e 3 anos para quem fizer "apologia". Vários membros da comunidade LGBT já foram presos no Catar. As mulheres passam a vida sob tutela legal de homens (pai, marido, irmão), e não podem aparecer em público sem as vestes tradicionais que escondem o corpo.

Veja mais:Emir do Catar: diversidade no discurso, perseguição e repressão na prática

Além disso, o evento foi organizado sob a exploração intensiva do trabalho de imigrantes, com inúmeras denúncias de trabalho escravo na construção dos estádios, além da ocorrência de muitos acidentes de trabalho.

Veja mais:Catar: entre o Mundial, o trabalho escravo e a geopolítica




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias