×

Democracia no movimento estudantil | Mais de 150 estudantes de história da USP pedem o adiamento do calendário eleitoral para o CAHIS

Já são mais de 150 estudantes da história que assinaram o abaixo-assinado propondo a mudança do calendário eleitoral para o Centro Acadêmico no curso de história da USP.

quinta-feira 15 de setembro de 2022 | Edição do dia

Durante uma semana sem alunos na faculdade (a semana da pátria), a gestão do CAHIS chamou uma assembleia para definir seu calendário eleitoral.

Essa assembleia, realizada na segunda-feira (12/09) contou com menos de 30 estudantes, sendo a maioria da própria gestão ou de correntes que compõem a gestão. Nessa assembleia, a proposta da gestão seria de que es estudantes teriam apenas três dias para a formação de chapas (até dia 15/09). Nós, da juventude Faísca Revolucionária, junto aos companheiros do Rebeldia, nos opomos a essa proposta e defendemos o adiamento do processo eleitoral. A proposta da gestão foi aprovada nessa assembleia ultra esvaziada.

Na tentativa de evitar que os estudantes sejam tratados dessa forma burocrática e que o processo eleitoral fosse realmente realizado de forma democrática para pensarmos os rumos da nossa entidade, ainda mais em um momento político de cada vez mais precarização na universidade, fizemos, junto a outros estudantes, um abaixo assinado pelo adiamento das eleições e pela democracia no movimento estudantil. Tal abaixo assinado, tanto com assinaturas físicas e on-line que foram recolhidos durante a quarta-feira (14/09), já conta com mais de 150 nomes até o momento, mostrando um alto número de estudantes que não concordam com a forma burocrática com a qual a gestão vêm levando o processo eleitoral da nossa entidade.

Além disso, foi decidido, a partir da plenária dos 3 setores, uma paralisação no dia 20/09, contra a falta de água no CRUSP, os ataques à permanência e pelo Fora PM da USP. Uma eleição nessa semana significaria, também, a ausência de um CA para organizar a mobilização nessa luta que nos afeta diretamente, visto que as funções do CA estariam sendo realizadas pela Comissão Eleitoral, e que as forças políticas estariam divididas entre as eleições e a construção da paralisação. Reforçamos o chamado a que todes es estudantes estejam hoje na assembleia pra gente poder, juntos, tanto construir os rumos da paralisação e modificar esse calendário eleitoral de maneira que os estudantes possam de fato ser sujeitos de um processo eleitoral, para que possamos explorar ao máximo as potencialidades de nossa entidade.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias