×

Golpe parlamentar | Mais repressão no Peru: com ao menos 26 mortos, novas paralisações são chamadas em várias regiões

Uma repressão brutal da Polícia Nacional e do Exército ocorreu nesta segunda-feira na cidade de Chala, no Peru. Com a desculpa de desbloquear a Panamericana Sul, reprimiram os manifestantes, assassinando um garimpeiro. Já são pelo menos 26 mortos desde o golpe parlamentar. As organizações sociais chamam novas ações.

terça-feira 20 de dezembro de 2022 | Edição do dia

A Polícia Nacional e as Forças Armadas do Peru agem sob as ordens do governo golpista de Dina Boluarte, protegidas pelo decreto de estado de emergência que lhes dá impunidade. Nesta segunda-feira, intensificaram-se as tentativas das forças repressivas de desbloquear a rodovia Panamericana, perto do município de Chala, deixando uma trabalhador morto e várias pessoas feridas por disparos de arma de fogo, elevando para pelo menos 26 o número de manifestantes mortos.

Chamado à mobilização | Todo apoio à luta do povo peruano contra o governo golpista de Boluarte, apoiado por Lula!

Desde que começaram os protestos contra o Governo de Dina Boluarte e em repúdio às ações golpistas do Parlamento, a região de Chala, localizada no distrito de Caraveli (região de Arequipa), foi a mais mobilizada, por isso, esta parte da Panamericana Sul permaneceu bloqueada por muitos dias, o que impediu a comunicação das regiões do sul do Peru com a capital Lima. Entre os manifestantes que se mobilizam neste setor, os mais dinâmicos são os garimpeiros, uma vez que nesta zona se localizam várias jazidas de garimpo artesanal.

A Gerência Regional de Saúde da região de Arequipa confirmou a morte de uma pessoa durante os protestos em Chala, que seria o garimpeiro Xavier Candamo Dasilva. Da mesma forma, a imprensa local e alternativa, bem como outros manifestantes, deram a conhecer através de vídeos veiculados nas redes sociais a forma como foi vitimado o manifestante, que chegou sem sinais vitais ao posto de saúde da Chala. Estes testemunhos mostram a brutalidade da forma como as forças repressivas agiram contra os manifestantes e a população que se encontrava nas zonas ao redor.

Segundo relatos de testemunhas que estiveram no local, os garimpeiros que estavam bloqueando a rodovia há vários dias, no momento da intervenção policial e militar na segunda-feira, 19 de dezembro, mantinham uma trégua de duas horas para permitir a circulação de veículos que estavam parados por vários dias nesta estrada movimentada. Esses veículos vinham de Lima e tinham como destino as cidades de Arequipa, Tacna, Moquegua e Puno.

Enquanto esses eventos aconteciam na região de Arequipa, em outras regiões do Peru, como Cusco, Apurímac, Ayacucho, Puno, entre outras, foram realizadas mobilizações onde não foram registrados confrontos com as forças repressivas. No entanto, os manifestantes, a todo momento, deixaram explícito seu repúdio a Dina Boluarte, exigindo sua renúncia ao cargo de Presidente da República. Da mesma forma, o repúdio ao Congresso também foi uma das palavras de ordem mais fortes dos manifestantes.

Para esta terça-feira, organizações agrárias do interior do país e espaços de coordenação das Frentes de Defesa convocam ações de protesto e mobilizações em suas respectivas regiões para rechaçar o estado de emergência e a política de repressão aos manifestantes emanada do executivo.

Hoje também voltará a ser discutida no Parlamento a possibilidade de voltar a votar a antecipação ou não das eleições gerais para o próximo ano de 2023. Vários grupos de direita já anunciaram que vão votar a favor desta iniciativa que visa desmobilizar a população que, com suas diversas iniciativas de luta, rejeita categoricamente os representantes do poder Legislativo e do Executivo.

Porém, se o legado Fujimori expresso no regime de 1993 não for encerrado, não será possível concretizar as grandes e justas reivindicações da população que hoje está na luta. Para avançar nesse sentido, é preciso lutar por uma Constituinte Livre e Soberana sustentada na auto-organização operária e popular e na mobilização das grandes maiorias do campo e da cidade.

Ideias de Esquerda | Pelo fim da repressão policial e militar! Abaixo o governo golpista de Dina Boluarte! Assembléia Constituinte Livre e Soberana!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias