×

Greve na FUNAI | Manifesto em defesa da FUNAI e seus Servidores

Reproduzimos abaixo Manifesto: Nenhuma gota de sangue a mais! Manifesto em defesa da Funai e dos seus servidores! da INA, ANSEF, CONDSEF e seus sindicatos filiados

terça-feira 21 de junho de 2022 | Edição do dia

Nenhuma gota de sangue a mais! Manifesto em defesa da Funai e dos seus servidores!

Ato Nacional: quinta-feira – 23.06 | 10h – em frente à sede da Funai

Nós, Servidoras e Servidores da Funai, mobilizados nacionalmente e representados por nossas entidades – INA, ANSEF, CONDSEF e seus sindicatos filiados – reunidos em Plenária Nacional Extraordinária realizada nesta sexta-feira (17), com 198 participantes, manifestamos nossa profunda tristeza e indignação pelo assassinato de nosso colega Bruno Pereira e do jornalista Dom Philips.

Estamos, neste momento, em mobilização permanente para que TODOS os culpados sejam devidamente identificados e responsabilizados por esse crime bárbaro.

Lutamos para que as investigações cheguem até a ampla cadeia de crime organizado instalada no Vale do Javari e para que nunca mais tenhamos que passar por situação semelhante, o que requer a imediata proteção dos nossos colegas indigenistas, dos Povos Indígenas e de suas lideranças, organizações e territórios.

Para isso, precisamos dar um BASTA na atual gestão anti-indigenista instalada na Fundação Nacional do Índio e reunir nossas forças para estruturar mínimas condições de trabalho e segurança para a execução da nossa missão institucional de promover e proteger os direitos dos Povos Indígenas.

Não iremos descansar um minuto até que esteja fora da Funai a gestão Marcelo Xavier, que demonstra não possuir qualidade mínima para gerir a política indigenista.

Queremos uma Funai indigenista e para os povos indígenas, JÁ! Demarcação das terras indígenas! Não ao “marco temporal”! Queremos ser recebidos pelo Ministro da Justiça para apresentar nossas reivindicações! Nenhuma punição aos grevistas!

O assassinato de Bruno e Dom tem como pano de fundo o desmonte da Funai. Todos os órgãos públicos essenciais para a população passam por situação semelhante. Por essa razão, convidamos todos(as) os(as) servidores(as), trabalhadores(as), movimentos indígenas e demais movimentos sociais a se unir conosco em solidariedade a essa mobilização permanente.

Convocamos todos e todas nossos colegas servidores(as) a participar, EM GREVE, do Ato Nacional que estamos organizando para a próxima quinta-feira (23.06), a partir das 10 horas, nas unidades da Funai espalhadas por todos os estados e o Distrito Federal – Funai Sede, Coordenações Regionais, Coordenações Técnicas Locais, Frentes de Proteção Etnoambientais e Museu do Índio.

Justiça para Bruno e Dom!

Fora Xavier e sua gestão anti-indigenista!

Por uma Funai que proteja os povos indígenas!

CONDSEF/FENADSEF – Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal

ANSEF – Associação Nacional dos Servidores da Funai

INA – Indigenistas Associados

Nós do Esquerda Diário nos colamos a serviço da luta dos servidores e servidoras da FUNAI - Justiça para Bruno e Dom!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias