Estudante de História da USP e professor
Segundo dados de matéria do UOL, a ViaMobilidade não só detém o controle de 30 trens que foram emprestados pela CPTM e deveriam ter sido devolvidos há meses, como também usa serviços de forma irregular de ferroviários da CPTM.
Segundo dados de matéria do UOL, a ViaMobilidade detém o controle de 30 trens que foram emprestados pela CPTM. Favorecendo como sempre os empresários, essa posse ilegal do patrimônio publico é tratada simplesmente como um adiamento contratual pelo governo (...)
O que está por trás do desmonte dos cursos de humanidades é o NEM. Com esse novo projeto nacional de educação, implementado pelo governo Lula-Alckmin e Tarcísio em SP, justifica-se a falta de professores na USP, afinal os interesses do Estado e dos capitalistas são pela redução de formação de (...)
Enquanto os estudantes da Letras piquetavam o prédio de seu curso, em protesto à falta de professores e o sucateamento geral, o reitor da USP, Carlotti, esteve no Roda Viva.
De São Paulo sob a extrema direita de Tarcísio à Bahia do petista Jerônimo Rodrigues, a repressão estatal racista se mostra mais uma vez como um mecanismo indispensável da “democracia brasileira”, para garantir os interesses das classes dominantes, impulsionado por todos os problemas estruturais deste (...)
A violência é parte constituinte de toda ingerência imperialista. No Haiti, não foi diferente. A operação MINUSTAH da ONU, comandada pelas Forças Armadas brasileiras de 2004 à 2017, levou a "expertise" das armas brasileiras na repressão ao povo negro para o solo haitiano. A violência racista em nome da (...)
O até pouco tempo bolsonarista Arthur Lira reuniu-se neste domingo com deputados do PT para avançar nos pactos entre a chapa Lula-Alckmin e o centrão, em especial para a aceleração da tramitação da PEC da Transição na Câmara.
O evento deste ano, o principal que debate as questões ambientais numa certa rotina anual, foi marcado pela sua fraqueza comparado ao anterior. Realizado em um país sob uma Ditadura Militar assassina e repressora, não houve qualquer espaço para manifestações. A "delegação" do petróleo, em especial (...)
A aposta de Bolsonaro, em seu prolongado silêncio combinado ao barulho golpista de sua base mobilizada nas rodovias, pela afirmação de sua força como oposição de direita no futuro regime político, não ocorre sem gerar divergências internas dentro do próprio bloco político (...)
Antes de tudo, o debate de ontem foi marcado pela ausência de qualquer questionamento às reformas e ataques, com o esperado encontro frente a frente, até então inédito entre Lula e Bolsonaro, além da presença de Ciro e de candidaturas neoliberais nas figuras de Tebet, D'ávila e (...)
A entrevista com Bolsonaro mostrou pontos nos quais a Globo esteve de acordo com o seu governo, em especial no reconhecimento de Bonner e Renata - pela ausência de interrupções, comentários e o curto tempo para a Economia - um verdadeiro consenso entre entrevistadores e entrevistados em torno de (...)
Estamos diante de movimentações que terão efeitos diretos na correlação de forças, não só na disputa pelo poder em outubro de 2022, como entre os atores do regime político
Mesmo em um ano marcado pelas eleições, os processos germinais da luta de classes ganham terreno. A atuação do PT nos dois "laboratórios" de Minas Gerais e Rio de Janeiro mostram que a contenção e isolamento de greves são moeda de troca para acordos eleitorais com o PSD. Em um governo Lula essas trocas (...)
Crônicas inspiradas na vida de trabalhadores aeroviários.
A definição de “tragédia” em Petrópolis tem múltiplas consequências: exime de culpa o Estado e a classe que o comanda
No final do ano passado veio a público uma operação do Exército na qual simulava a repressão contra organizações de esquerda. Nomes tão “fictícios” como Partido Operário (PO) e Movimento de Luta pela Terra (MLT) foram dados aos alvos da repressão militar durante o treinamento de novembro de 2020. Após o (...)
O dólar caiu 1,70%, a 5,465 reais, uma ótima notícia para Lula. Na esquerda, a aliança com o ex-tucano golpista continua a ser o centro das polêmicas e discussões entre partidos e organizações, não à toa, a primeira pergunta, realizada pelos Jornalistas Livres, focou nessa (...)