×

Denúncia | Médicos pedem demissão de Hospital da Unicamp

Médicos que cursam a especialização de residência em Ortopedia e Traumatologia no Hospital das Clínicas da UNICAMP publicaram nota em que denunciam as más-condições de trabalho e afirmam que vão se desligar da residência.

sábado 14 de maio de 2022 | Edição do dia

Foto: Luta dos residentes em 2021

Os residentes denunciam as condições no hospital narrando que: “As condições de trabalho as quais estamos sendo submetidos e a carga horária semanal associada ao número de plantões e a quantidade reduzida de residentes tornou nosso trabalho humanamente impossível de ser realizado”, isso no principal hospital do interior do estado de São Paulo.

A carta assinada pela “turma de residentes do primeiro ano” circula nas redes sociais e, até o momento, não foi desmentida pela direção do Hospital das Clínicas e nem pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, que por sua vez anunciaram que vão se reunir com a turma em questão.

A área de Ortopedia e Traumatologia é uma das mais fundamentais na Urgência desse hospital, atendendo diversas vítimas de acidentes de trânsito das estradas do interior paulista, mas, assim como o restante dos serviços de saúde, educação e transporte, vem amargando o enxugamento de pessoal, precarização do trabalho e contingenciamento de verbas pelo Teto de Gastos.

No edital de residentes de 2021 foram previstas só 8 vagas para Ortopedia e Traumatologia, e o próprio hospital acumula uma série de denúncias como corte de salários e más condições de trabalho para as terceirizadas.

O Esquerda Diário vem cobrindo algumas manifestações por melhores condições de atendimento na saúde. No ano passado os residentes protagonizaram uma greve que conquistou aumento na quantidade e no valor das bolsas. Nas universidades estaduais paulistas nos colocamos junto com trabalhadores da saúde da USP que estão lutando para que o HRAC de Bauru não seja privatizado.

Leia mais: É necessário uma campanha em defesa do HRAC de Bauru e da saúde e educação públicas.

Nos solidarizamos com os trabalhadores da saúde contra a precarização e terceirização nos locais de trabalho. Lutemos por um SUS 100% estatal e para que haja condições de atendimento à população.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias