A última quarta, 11 de agosto, foi dia do estudante, com pequenas manifestações em algumas cidades do país. Motivos não faltariam para que essa data expressasse uma enorme indignação, mas por que a política da União Nacional dos Estudantes, dirigida pelo PCdoB/UJS, PT e Levante Popular da Juventude, (...)
Valéria Muller
A combinação entre o aumento da ofensiva golpista no discurso de Bolsonaro, contando até com desfile militar em Brasília no dia da votação do projeto do “voto impresso”, e os diversos ataques votados no Congresso Nacional, em apenas uma semana de volta do seu recesso, atualizam os novos acontecimento (...)
Luiza Eineck
Confira o dossiê do Dia do Estudante de ontem (11), refletindo política e teoricamente a necessária organização estudantil ao lado da classe trabalhadora para lutar contra Bolsonaro, Mourão e todos os ataques.
Faísca Revolucionária
Linha de frente no combate à ditadura, defesa central da aliança operário-estudantil e rompimento político e estético com todo tipo de caretice. Essa foi a corrente estudantil Libelu. E nesse dia do estudante, em meio a ataques às Universidades e à classe trabalhadora, enquanto Bolsonaro e militares (...)
Giovana Pozzi
Pelo fim do filtro social que é o Vestibular.
Luísa Matos
A necessidade de se organizar para derrubar Bolsonaro, Mourão e cada um dos ataques é acordo comum entre a imensa maioria dos estudantes, atingidos pelos impactos dos cortes bilionários na educação, ao ponto do ENEM ter uma queda de inscritos de 44% em comparação ao ano anterior e vermos a Cinemateca (...)
Marie Castañeda
Organizações do movimento estudantil estão convocando manifestações para o dia do estudante, 11 de agosto. Em meio a um aprofundamento da crise política de Bolsonaro, vivemos um cenário revoltante de mortes, falta de vacinas, fome, desemprego e ataques, fruto da política de Bolsonaro e Mourão que (...)
Nós da Faísca lutamos pelo acesso imediato dos moradores do Bloco D ao plano de obras anunciado pela reitoria da USP e que vai despejá-los. Assim como defendemos a devolução imediata dos blocos K e L e garantia de moradia digna para todes. Que os estudantes decidam os rumos da (...)
Laura Sandoval
Congresso da União Estadual dos Estudantes, entidade representativa dos estudantes universitários do estado de São Paulo, assim como o CONUNE que aconteceu no mês de julho, está sendo convocado às pressas, com divulgação rotineira e na véspera. O conjunto dos estudantes sequer sabem do evento e assim, (...)
Juliane SantosVictoria Gordon
Nós do Esquerda Diário entrevistamos estudantes moradores do Bloco D do Conjunto Residencial da USP (CRUSP), que nesta semana receberam a notícia de que teriam menos de 20 dias para se retirar, junto com todos os seus pertences, da moradia estudantil. Os estudantes receberam apenas informações (...)
Mathias NeryLaura Sandoval
Serão ofertadas 9 vagas em empreendimentos privados, enquanto o CRUSP está em situação precária, em troca de publicidade gratuita por parte da Reitoria da USP.
Redação
Não temos direito a voz e a voto para estudantes, enquanto o palanque para MDB, REDE, PSB Ciro e reitores está aberto. É necessário uma plenária unificada da oposição de esquerda!
Esse que deveria ser um dos principais espaços de articulação dos estudantes pode terminar servindo apenas para dividir cargos e legitimar uma direção burocrática.
Faísca RevolucionáriaPão e Rosas
Faísca USP
Pedro Oliveira
Houve um momento da história recente do país em que a utopia ganhou as ruas das cidades e moveu placas tectônicas de um Brasil aparentemente sereno. Uma utopia em seu melhor sentido, de um tipo em que sonhamos acordados com um futuro diferente e o sentimos ao alcance de nossas mãos, tudo misturado (...)
Gustavo Costa
Essa frase estampava um dos milhares cartazes de um manifestante anônimo presente nos protestos que marcaram as chamadas Jornadas de Junho de 2013. Um processo da luta de classes que mudou o país, abriu uma nova etapa e 8 anos depois ainda é motivo de debate e polêmica na esquerda, sobre a sua (...)
Felipe Guarnieri
João SallesPedro Oliveira
Um debate sobre a mobilização nas ruas e a estratégia da esquerda
Odete AssisMarie Castañeda
No último 29 de maio, a juventude foi às ruas em todo país, em Natal, foram cerca de mil jovens e trabalhadores, demonstrando sua disposição de luta movida pelo ódio contra o governo negacionista de Bolsonaro junto com Mourão, responsáveis pelos cortes na educação e o descontrole da pandemia com a (...)
Faísca - UFRN