×

RACISMO NO FUTEBOL | Narrador de rádio do RS chama Lucas Braga, do Santos, de "crioulinho"

O narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal, que cobre jogos da dupla gaúcha, se referiu a Lucas Braga, jogador do Santos, como "crioulinho" e "cidadão de cor".

quinta-feira 4 de fevereiro de 2021 | Edição do dia

A partida desta quarta (3) entre Santos e Grêmio não ficou marcada pelas polêmicas de arbitragem no empate 3x3 entre as equipes, mas sim, pelo momento de racismo totalmente desvelado do narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal.

O narrador pergunta ao repórter:

"Aquele crioulinho, que está na ponta esquerda do time do Santos, quem é ele?"

O repórter da rádio o respondeu desconcertado que se tratava de Lucas Braga, meia-atacante do time do Santos. Não contente, Haroldo de Souza ainda completou:

"É o moreno né? Moreno, cidadão de cor, numa boa".

Haroldo de Souza é um conhecido reacionário do meio do esporte no Rio Grande do Sul. Se referiu ao jogador do Santos com termos típicos do período auge do escravagísmo, e dos períodos pós-abolição. Com declarações em suas redes sociais reproduzindo discursos bolsonarista quanto à "ditadura do STF" e exigindo a intervenção das Forças Armadas, Haroldo de Souza deixou, no jogo entre Santos e Grêmio, transparecer a figura daqueles que naturalizam de tal forma o racismo, que o reproduzem com tanta tranquilidade.

O narrador, publicou uma resposta em suas redes sociais, dizendo que não foi racista pois é “filho de negro-nego Benê, casado com uma mulher da raça negra”.

Não é a primeira vez que um caso de racismo acontece em uma partida entre Santos e Grêmio. No ano de 2014, o goleiro Aranha, na época jogador do Peixe, foi hostilizado com gritos racistas da torcida do Grêmio, em um momento que marcou sua carreira dali em diante. Aranha nunca deixou de se posicionar contundentemente contra o racismo, e já relatou inclusive como este fato lhe fechou muitas portas na carreira.

O Santos publicou nota de repúdio ao caso de racismo, em defesa de seu jogador, afirmando que tomará medidas jurídicas. Marinho, jogador e companheiro de clube de Lucas Braga, também fez uma publicação repudiando o narrador em suas redes sociais.

Veja abaixo a nota na íntegra:

O Santos FC não vem por meio desta apenas lamentar ou repudiar os termos racistas utilizados pelo narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal.

Não cabem mais lamentos ou notas de repúdio sobre racismo em pleno 2021. Cabe ação e mobilização.

O Clube, através de seu Departamento Jurídico, tomará medidas cabíveis, da mesma maneira esperamos uma reação efetiva do veículo de comunicação empregador desse senhor e da própria comunidade que compõe a audiência de tal rádio.

É no silêncio, na omissão, na relativização frente ao preconceito que o racismo cresce silenciosamente e se estabelece de forma estrutural em nossa sociedade.

Basta de tolerância com racismo!
Basta!

Santos FC
#TimedeBrancoedePreto




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias