×

Rio Grande do Norte | “Ninguém merece tamanho desrespeito”, estudante denuncia transporte precário na UFRN

Nesta manhã, diversos estudantes bolsistas da UFRN ficaram mais de três horas esperando os circulares na parada, sem conseguir chegar devidamente aos seus locais de trabalho dentro da universidade.

quarta-feira 11 de janeiro de 2023 | Edição do dia

Nas férias, a frota que já não é o suficiente mesmo no período letivo para atender todos os estudantes foi reduzida ainda mais e de acordo com os relatos, os ônibus não estão cumprindo os horários definidos pela STTU.

Desde o retorno do ensino presencial no início do ano passado, os estudantes da UFRN se depararam com dificuldades para conseguir acessar a universidade já que a frota havia sido drasticamente reduzida, com o total de 28 linhas desligadas, bem como os ônibus disponíveis estavam em condições muito precárias, algumas linhas que ligavam a universidade a zona norte da cidade deixaram de existir e não foram restabelecidas até hoje.

Depoimento de estudante:

“Eu cheguei na parada às 8h e já estava lotada, esperei até às 10h, ou seja, 2h de espera e não passou nenhum circular. Conversei com pessoas na parada que estavam lá desde às 7h30, que pegariam o primeiro que deveria passar por volta das 7h45. Presenciei mais da metade dos estudantes pagando uber moto e carro pra poder chegar na universidade.

Ontem o mesmo ônibus atrasou uma hora e hoje isso. A linha não está cumprindo os horários divulgados.

Nós bolsistas que somos obrigados a continuar vindo presencialmente para a UFRN somos totalmente humilhados e desrespeitados nessa situação. Nós fazemos a universidade funcionar tanto quanto os demais servidores, ganhando uma bolsa sem reajuste há anos, pagando passagem ida e volta (que leva 1/4 do valor) e ainda temos que pagar uber? Isso é um absurdo.

Ou a STTU cumpre com seu dever ou a UFRN não tem que cobrar nossa presença. Ninguém merece tamanho desrespeito.”

O sucateamento e a precarização do transporte público na cidade de Natal é de responsabilidade de Álvaro Dias (PSDB) e da máfia da SETURN que atendem unicamente aos interesses patronais, mas também a situação dos circulares na universidade está ligada com o desmonte das universidades públicas e com os sucessivos cortes aplicados pelo Bolsonaro durante seus anos de governo, como o último que foi feito nas vésperas do fim de 2022, quando trabalhadores terceirizados e estudantes bolsistas tiveram seus salários atrasados, assim como auxílio alimentação cortado parcialmente, precarizando ainda mais a permanência estudantil depois de tantos ataques descarregados nas costas dos estudantes e trabalhadores. Estes cortes começaram com Dilma Roussef em 2014 e foram também aprofundados pelo golpista Michel Temer.

Veja mais: Terceirizados da limpeza e motoristas conquistam pagamento de salário na UFRN

Veja mais: Terceirizados da Conservo conquistam pagamento pela Reitoria da UFMG

Essa situação do circular da UFRN se dá logo após os atos golpistas da extrema direita no último domingo em Brasília, e acreditamos que é um exemplo a assembleia geral convocada na UNB para que os estudantes possam responder à extrema direita com suas próprias forças. Sabemos que a extrema-direita não está só nas ruas como também dentro do próprio governo eleito de Lula-Alckmin, e que, junto com a direita que agora se diz “democrática”, mas que protagonizou com o reacionarismo mais nojento o golpe de 2016 e todos os ataques até aqui, têm interesses opostos aos da juventude, dos estudantes, da classe trabalhadora, mulheres e todos os oprimidos. Para revogar todas as reformas do último período como a do ensino médio, o teto-de-gastos e os cortes na educação e pesquisa, não podemos confiar na conciliação com os autores dessas mesmas reformas

Por isso, é urgente que o DCE da UFRN, dirigido pelo Juntos (PSOL) e pela UP, convoque um espaço de auto organização dos estudantes para que se organize a luta para a retomada dos horários do circular imediatamente, organizando desde as bases a luta pelo transporte e pela revogação imediata de todas as reformas e todos os cortes e confiscos das verbas destinadas às UFs, que descarregam a crise nas costas dos estudantes e trabalhadores que as mantém funcionando.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias