Nós, do movimento Nossa Classe Educação e do Esquerda Diário, manifestamos nosso apoio aos trabalhadores da prefeitura de BH em greve por recomposição salarial.
No último período foram muitos os ataques do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), contra o funcionalismo público e o conjunto da classe trabalhadora mineira, sobretudo contra a educação. Aqui elencamos algumas das principais medidas do governo Zema e seus impactos para o conjunto dos (...)
Esta terça-feira, 29, será um dia de paralisação do funcionalismo público mineiro contra o Regime de Recuperação Fiscal de Zema, com paralisação de trabalhadores da Cemig, Correios e da educação.
Nos dias 24/04 a 28/04 acontecerão as eleições do SindUTE-MG, sindicato de trabalhadores da educação de Minas Gerais. Com essa declaração queremos dialogar com todas, todes e todos trabalhadores da educação que vêem a necessidade de termos um sindicato ligado às bases das escolas para podermos enfrentar (...)
Somos uma corrente marxista revolucionária que esteve na linha de frente da luta contra todos os ataques de Bolsonaro e do regime político fruto do golpe institucional de 2016. Também estivemos à frente da greve pelo Piso Salarial da Educação em 2022 contra Zema. Batalhamos para fortalecer a (...)
Com este balanço queremos tirar lições de nossa importante greve e contribuir para mostrar que confiando nas forças de trabalhadores e da mobilização é que podemos enfrentar a justiça e os governos. E argumentar que nossa greve poderia ter sido conduzida para lutar para derrotar Romeu Zema e a justiça (...)
Nossa greve mostrou a força dos trabalhadores da educação e se tornou um fato político estadual. Agora, encontra-se numa encruzilhada: apesar da votação favorável ao nosso reajuste na ALMG, o governador Romeu Zema efetivou seu veto e já prometeu a judicialização. A condução da greve por parte da (...)
Nesta segunda (28), às 9 horas, na Praça Sete, acontecerá o ato unificado de trabalhadores da educação estadual, municipal de Belo Horizonte e metroviários.
A seguir apresentamos as propostas do Movimento Nossa Classe - Educação para que nossa greve possa enfrentar o governo Zema.
Medidas urgentes que nós do Nossa Classe Educação, que contribuímos com o Esquerda Diário, queremos propor para avançarmos na nossa mobilização pelo pagamento já do piso salarial e contra o Regime de Recuperação Fiscal do governo Zema.
Um desembargador julgou a greve da educação em Minas Gerais ilegal, e ameaça o sindicato com multa, a pedido do governo Zema. É uma ação reativa da justiça frente à força de nossa greve. Enquanto isso, a mesma justiça segue cúmplice do governo, que descumpre a lei do piso nacional e estadual. O sindicato (...)
Para enfrentar os ataques e o arrocho salarial do governo Zema contra os trabalhadores da educação, é necessária uma forte greve. Organizar os trabalhadores nas escolas, manifestações nas ruas e unificar com outras categorias. Por uma greve nacional da educação pelo pagamento do piso a partir do dia (...)
Os servidores públicos do estado de Minas Gerais precisam se unir nesta luta! Se aprovado, o Regime de Recuperação Fiscal de Zema e Bolsonaro trará privatizações, mais arrocho salarial e um teto de gastos estadual, atacando os direitos dos trabalhadores e piorando os serviços para a (...)
Apresentamos nesse artigo um balanço da greve sanitária da rede estadual de educação de Minas Gerais.
Contra a imposição da Prefeitura, que coloca a vida dos trabalhadores, estudantes e suas famílias em risco! É urgente fortalecer e cobrir de solidariedade a greve sanitária, com apoio da população, de outros sindicatos, de parlamentares e dos movimentos sociais! Que os trabalhadores da educação e a (...)
Em meio à grave crise de saúde e econômica provocada pela pandemia do coronavírus, governos e patrões se unem para atacar trabalhadores em um esforço gigantesco para salvar os capitalistas. A unidade dos trabalhadores é fundamental para acumular forças e derrotar o inimigo em comum da nossa (...)
Um pontapé para tirarmos lições estratégicas dessa importante greve da educação em Minas Gerais.
O Nossa Classe Educação propôs nas reuniões da Apeoesp o apoio à greve de MG, e em várias subsedes, os professores de São Paulo manifestaram solidariedade à luta dos professores mineiros em luta.
A greve dos professores da Rede Estadual de Minas Gerais iniciada dia 8 de março, por legítima vontade e decisão da categoria em assembleia, entra hoje no seu quadragésimo dia de luta.