×

ANDERSON TORRES | Novo ministro da Justiça de Bolsonaro já foi acusado de sequestro e tortura

Anderson Gustavo Torres, delegado federal, foi nomeado nessa segunda-feira (29) para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública. O delegado federal, amigo pessoal de Flávio Bolsonaro, já teve o nome cotado para cargos no governo em outras ocasiões. Agora, com a dança ministerial, o presidente Bolsonaro bateu o martelo.

segunda-feira 29 de março de 2021 | Edição do dia

Evidentemente, para o capitão, históricos de tortura nunca foram um problema. Afinal, Bolsonaro homenageou algumas vezes um torturador confesso, como Ustra. Mas dessa vez o presidente trouxe para dentro do governo um homem acusado de sequestrar e torturar dois rapazes suspeitos de terem assaltado uma casa de um agente da PF de Brasília em 2007. Anos depois, em 2018, o MP entrou com pedido de absolvição de Torres “com base na inexistência dos fatos”, ainda que uma das vítimas torturadas recorreu ao STF e teve pedido rejeitado.

O caso é sinistro, segundo denúncia dos procuradores na época, em reportagem que pode ser lida aqui, Torres e mais outros agentes da PF teriam sequestrado dois rapazes à luz do dia e diante de testemunhas. Segundo a reportagem da revista Época: “Os dois, segundo os procuradores, foram levados para locais ermos. Algemados, foram submetidos a espancamentos em uma sessão de tortura para confessar o crime. Coelho e Castro teriam sido submetidos a asfixia por saco plástico, uma técnica muito praticada nos porões da ditadura militar (1964-1985) e imortalizada em uma cena brutal no filme Tropa de elite. De acordo com a denúncia, dois dias depois da sessão de tortura, Coelho e Castro passaram por exames no Instituto Médico-Legal. Apesar de nada terem constatado em Coelho, os peritos identificaram lesões que teriam sido feitas com instrumento contundente em Clésio de Castro. Semanas depois, a Polícia Militar do Distrito Federal encontrou a pistola Glock e prendeu os verdadeiros bandidos, que nada tinham a ver com Coelho e Castro.”

Casos como esses não são nada estranhos ao grupo de amigos da família Bolsonaro ou mesmo dos componentes de seu governo. Com a escalada de militares nos ministérios, cabe lembrar que tal instituição nunca foi punida pelos casos comprovados de torturas, assassinatos e perseguições durante o período da ditadura. Práticas aterrorizantes, como a própria tortura, seguem existindo até hoje nas vilas e favelas do país, bem como dentro dos presídios, como denunciam inúmeras instituições de direitos humanos. O uso abusivo da LSN vem na esteira do autoritarismo protagonizado pelo governo para buscar calar as vozes de todos os que criticam a gestão criminosa e assassina da pandemia e que vem agravando a enorme crise econômica no país.

Para saber mais, leia aqui: Abaixo a Lei de Segurança Nacional da ditadura! Fora Bolsonaro, Mourão e os golpistas




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias