×

Em 20 de agosto de 1940, em sua casa no exílio no México, Leon Trotsky sofreu um ataque homicida nas mãos de um agente stalinista. 81 anos após sua morte, queremos prestar homenagem ao grande revolucionário cujo lema parafraseia um de seus artigos.

Andrea D’Atri@andreadatri

terça-feira 24 de agosto de 2021 | Edição do dia

Uma paráfrase de uma das frases mais belas e profundas de Trotsky sobre a emancipação das mulheres e a luta pela eliminação de todas as formas de opressão social. “Se realmente queremos transformar as condições de vida, devemos aprender a olhar para elas com os olhos das mulheres”, escreveu Trotsky em 1923. E me apaixonei por isso.

Estavam cinquenta ou sessenta anos à frente do feminismo da diferença que, ao querer revalorizar o que o machismo ridiculariza como características estereotipadas da feminilidade, acabou nos oferecendo uma volta ao essencialismo marcadamente excludente e discriminatório que feministas negras, lésbicas e de países que lutaram grandes lutas contra o colonialismo vigorosamente questionadas. Por outro lado, Trotsky aconselhou olhar pelos olhos das mulheres não porque acreditasse que fossem mais pacifistas por natureza, protetoras e apegadas ao vital por sua capacidade reprodutiva, espécie em essência. Disse isso porque, para Trotsky, as mulheres constituíam um dos setores sociais que mais sofreram com a autocracia czarista e a opressão clerical dos patriarcas, o atraso cultural e a subordinação. Foi sua posição social e não algum caráter essencial que se teria que supor que eles vêm com sua anatomia ou seus hormônios, que para Trotsky deu aquele olhar especial às mulheres; um olhar que nos permitiu vislumbrar o novo com mais ansiedade, uma vida comunitária de produtores livremente associados, livres da exploração e da opressão.

Coisas aconteceram

Quando escrevia sobre estas questões, era 1923. Desde janeiro, tropas francesas e belgas ocuparam a área mineira do Ruhr, na Alemanha, a pretexto de um atraso no pagamento das reparações de guerra ditadas pelo Tratado de Versalhes. Organizaram-se comitês de fábrica e milícias de trabalhadores, comitês de controle de preços e comitês de distribuição de alimentos; a onda de greves e mobilizações derrubou o governo. Leon Trotsky, do Comitê Executivo da III Internacional, encorajou o Partido Comunista Alemão a preparar a insurreição. Ele até pediu para ir à Alemanha para colaborar pessoalmente, mas o novo secretário-geral do partido, Joseph Stálin, recusou. O processo revolucionário alemão no qual Lenin e Trotsky depositaram suas esperanças na sobrevivência da revolução russa foi finalmente derrotado em outubro, aprofundando o isolamento da jovem União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Enquanto isso, na recentemente chamada União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a Nova Política Econômica (NEP) substituiu o comunismo de guerra por dois anos, introduzindo elementos de mercado com o objetivo de reconstruir as relações econômicas entre o campo e a cidade. Mas com a volta da propriedade privada, o setor social dos camponeses ricos (kulaks) foi reconstruído e, para este ano, Trotsky estava alertando sobre o efeito da crise em "tesouras" entre os altos preços dos produtos industriais e os preços agrícolas.

Mas 1923 não começou apenas com a invasão da Bacia do Ruhr. Em 4 de janeiro, Lenin - desde o repouso forçado devido ao segundo derrame que sofreu no dia 13 de dezembro anterior - ditou um pós-escrito à sua Carta ao Congresso do Partido, conhecida como seu testamento .Nesse anexo, ele recomenda expressamente a retirada de Stalin do secretariado geral: é sua última intervenção política antes de sua morte, que acontecerá em 21 de janeiro de 1924. Em abril, Adolf Hitler começa a ganhar alguma influência. Em setembro, o general Primo de Rivera dissolve o Parlamento do Estado espanhol e estabelece um regime ditatorial. Enquanto isso, Stalin, Zinoviev e Kamenev lançam uma campanha de difamação, discreta, contra o fundador do Exército Vermelho.

“Pode-se perguntar quem poderia pensar em escrever sobre cultura, a emancipação das mulheres, as transformações da família, a importância da educação, contra o alcoolismo, sobre a necessidade de divulgar o cinema e banir os palavrões da linguagem, em um ano tão convulsivo quanto este. Mas foi isso que Trotsky fez em 1923!”

São artigos que marcam o início, apenas aparentemente tangencial, de uma luta política contra a burocracia que, muito em breve, se tornaria uma luta aberta que se prolongou até o fim de sua vida. Foi um debate político indireto sobre como construir o socialismo em condições pacíficas, quando a guerra civil já havia terminado e enquanto a revolução na Europa ainda se desenrolava.

Uma nova forma de vida

Como Lenin, Trotsky considera apenas elementares os direitos civis conquistados pela revolução para as mulheres, mesmo quando eram impensáveis ​​nas mais avançadas democracias capitalistas contemporâneas da Europa: o direito de votar e ser votado, ao divórcio, ao aborto, ao direito de ter um documento e trabalhar por um salário sem pedir permissão ao pai ou ao marido. A revolução também descriminalizou a homossexualidade e alfabetizou em grande escala. Mas, mais importante do que esses passos gigantes no que os governos capitalistas agora chamam de "ampliação de direitos", foi que a revolução socialista criou as condições materiais necessárias para a liquidação do trabalho no lar, pois considerou que isso transformava as mulheres em "escravas domésticas. " Era preciso avançar na socialização do trabalho doméstico e do cuidado! Por isso, a revolução russa continua a ser, um século depois, um grande exemplo reivindicado pelas esgotadas feministas de explicar que, no capitalismo, isso não é amor ... é trabalho não remunerado.

Para Trotsky, somente com a crescente incorporação das mulheres na vida social e política - e não apenas na produção - se poderia lutar, rapidamente, contra os séculos de atraso e obscurantismo impostos pela ordem patriarcal sob a influência da Igreja Ortodoxa.

Mas o mais surpreendente desses escritos de 1923 é que, em um período que os revolucionários marxistas conceberam como uma transição para o socialismo, seu autor reflete que nem mesmo as transformações materiais mais radicais resolvem, em si mesmas e definitivamente, a opressão patriarcal; que "um desejo íntimo e individual de cultura e progresso" é necessário para atacar conscientemente hábitos e costumes profundamente enraizados.

Extensão de direitos. Mas não só. Também perturbou as bases materiais da opressão, começando pela socialização do trabalho doméstico. E não só. Além disso, é necessário um esforço consciente e deliberado para transformar vínculos, papéis, preconceitos, toda uma cultura que naturaliza a hierarquia dos sexos e a discriminação. Trotsky acertou em cheio. Para aqueles que acreditam que o socialismo é aquela versão stalinista crua de que tomamos o poder, nacionalizamos as fábricas e pronto. Vamos falar de desconstrução em um país atrasado, sem eletricidade, trens ou telégrafo, do início do século 20, com a grande maioria de sua população camponesa e analfabeta! Um visionário? Não, um marxista.

Era 1923 e na Secretaria da Mulher do Partido, uma camarada afirmava que estavam estagnados nas conquistas obtidas na área das mulheres por causa da inércia das instituições e dirigentes. Trotsky, que enfrentava a burocratização do partido e do Estado, responde polemicamente que mesmo que não fosse burocrático, “o poder, mesmo o mais ativo e proativo, não pode reconstruir o cotidiano sem a maior iniciativa das massas”. Ele encerra sua polêmica com estas palavras: “Os problemas da vida cotidiana devem passar pelas pedras de moinho da consciência coletiva do proletariado. O moinho é forte e dominará tudo o que for dado para moer. (…) É bem verdade que na esfera da vida cotidiana o egoísmo dos homens não tem limites. Se realmente queremos transformar as condições de vida, devemos aprender a olhar para elas com os olhos das mulheres."

Quão longe das ideias que o neoliberalismo progressista nos inculcou nas últimas décadas! Muito longe daquele feminismo falso que governos e políticos que se dizem "progressistas" têm que desenhar diante dos movimentos massivos de mulheres que foram às ruas por suas vidas, por seus direitos, para derrubar o patriarcado. Muito longe daquele feminismo palaciano que nos manda sair das ruas, que as autoridades competentes do Estado se encarregarão de resolver nossas demandas; que graças a este ou a outro governo devemos isso e aquilo.

Trotsky, ao contrário, argumenta que o progresso está sendo feito por meio de um amplo e dialético processo democrático, onde a iniciativa das massas assume um valor fundamental. "Os esforços do Estado não iriam a lugar nenhum sem luta independente de famílias da classe trabalhadora para um novo modo de vida. "E o conselho e assistência do estado soviético para que essas iniciativas possam ser realizadas. Um verdadeiro chute, aliás, onde os libertários de direita de hoje acreditam encontrar o Ponto fraco do comunismo Há um século, Trotsky já ria daqueles que agora tentam confundir as bandeiras do comunismo com qualquer governo neoliberal com toques de progressismo cultural. "Não podemos esperar que tudo venha de cima como produto de uma iniciativa do Estado. (…) O estado proletário é um andaime; não é um edifício, mas apenas um andaime. A importância do estado revolucionário em um momento de transição é incomensurável. (...) Mas isso não significa que todas as obras sejam feitas pelo estado.

Auto-organização; iniciativa consciente. Sem isso, mesmo que você tenha tomado o poder e expropriado os grandes meios de produção e o Estado operário tenha o monopólio do comércio exterior, porque não há transição para o socialismo na vida das massas.

Uma luta pela alma da revolução

Direitos que nenhuma democracia capitalista da época poderia sequer imaginar; gigantescas transformações econômicas e sociais que lançariam as bases para a construção de uma sociedade livre de todas as suas cadeias; e auto-organização, liberdade de iniciativa, ousadia e consciência para direcionar essas ações na perspectiva de um futuro comunista. Essas são as chaves para o período de transição para o socialismo, expresso por Trotsky.

Era 1923. Na Alemanha, o destino da revolução internacional estava em jogo; na Rússia, o desenvolvimento antagônico do campo e da cidade criou uma tesoura que poderia colocar em risco a economia do Estado operário; Lenin adoeceu e estava à beira da morte; Diversos setores do partido expressaram seu desacordo e seu desconforto com a direção que a liderança estava tomando sob a tutela de Stálin. E Trotsky, o criador do Exército Vermelho que enfrentou a invasão de quatorze exércitos imperialistas, voltou a pegar nas armas da crítica para colocar em evidência as questões "inquestionáveis" do quotidiano. Ele estava convencido, como Lenin, que elevar o nível cultural das massas era uma tarefa crucial nesta fase em que era necessário combater todas as tendências para a burocratização do partido e do Estado, favorecidas pelas circunstâncias de atraso nacional e pela perspectiva de uma possível derrota da luta de classes internacional. Ele traçou um plano de guerra, montou seu próprio exército de propagandistas e foi para a batalha. Uma que alguns historiadores reacionários e analistas políticos queriam ver como a luta pelo poder com seu nêmesis, Stalin, e que, no entanto, foi, como disse seu biógrafo Isaac Deutscher, "uma luta pela ’alma’ da revolução".

As jovens gerações que sofrem com a exploração, opressão e depredação da natureza de um capitalismo que, quase cem anos depois de escrita esta obra, está um século atrasado, saberão extrair as lições desta monumental e meticulosa obra de Trotsky para a construção do futuro socialista mundial. 81 anos atrás, um agente stalinista assassinou Trotsky. O homem está morto. Viva para sempre seu gênio, seu trabalho histórico e seu legado revolucionário!

Todas as imagens aqui publicadas de Leon Trotsky são dos últimos anos no México.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias