×

Privatização da Eletrobras | Paulo Guedes quer privatização da Eletrobras em 4 semanas, um duro ataque aos trabalhadores

Durante evento, nessa segunda-feira (11), o inimigo dos trabalhadores e ministro da economia Paulo Guedes disse que a privatização da Eletrobras está na reta final e deve ser finalizada em quatro semanas. O objetivo de Guedes é entregar o mais rápido possível a maior empresa de energia da América Latina aos capitalistas, o que resultará na precarização do serviço, aumento da tarifa e desemprego.

quarta-feira 13 de abril de 2022 | Edição do dia

O governo Bolsonaro com seus ministros, como Paulo Guedes, conta com o Tribunal de Contas da União (TCU) para descarregar a crise capitalistas nas costas dos trabalhadores e avançar no projeto privatizador. Guedes ainda afirmou que "O TCU trabalhou conosco por 2 anos em todos os problemas que poderiam existir. Todo o futuro da energia brasileira depende disso", mostrando a coesão do governo em entregar todo patrimônio público de bandeija para um punhado de empresários e imperialistas.

Um desses empresários é Wilson Ferreira Jr, CEO da Vibra Energia. Em participação no Roda Viva, assim como Guedes, utilizou do argumento mentiroso de que a privatização irá melhorar o serviço prestado e reduzir a tarifa.

A verdade é que, diferente do que diz Guedes e Wilson, o "futuro da energia brasileira" será de enorme precarização e contas mais caras, em caso de privatização. Basta lembrarmos do apagão no Amapá, em 2020, que deixou milhares de pessoas sem energias por vários dias. Ou mesmo privatizações de outras empresas, como a Vale, que levou a desastres capitalistas do tipo de Mariana e Brumadinho.

Na primeira fase da privatizção, o TCU aprovou por 6 votos a 1 a entrega da empresa. Agora, basta dar um novo aval para privatizar. Esse mesmo órgão que mostrou que a proposta de venda em R$ 67 bi estava em torno de R$ 130 bi abaixo do preço de mercado, segue alinhado com o governo Bolsonaro em entregar mais uma grande empresa brasileira nas mãos de empresários.

A única via de impedir a privatização é a unidade dos trabalhadores pela via da luta de classes. Para isso, as centrais sindicais, como CUT e CTB, cirigidas pelo PT e PCdoB, respectivamente, deveriam estar colocando sua força em organiza esta luta, estimulando a auto-organização em cada local de trabalho. Ao contrário disso, seguem colocando sua força para eleger Lula, em aliança com golpistas privatizadores como Geraldo ALckmin.

Por Eletrobras 100% estatal gerida pelos trabalhadores sob controle popular, em todos os ramos, da produçaõ à distribuição.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias