×

Recife | Polícia Civil reprime espaço de redução de danos durante carnaval em Olinda

A Polícia Civil fechou, na última segunda-feira, 20 de fevereiro, um espaço na cidade pernambucana de Olinda que entregava kits de redução de danos durante o carnaval.

sábado 25 de fevereiro de 2023 | Edição do dia

A Polícia Civil fechou, na última segunda-feira, 20 de fevereiro, um espaço na cidade pernambucana de Olinda que entregava kits de redução de danos durante o carnaval. No kit distribuído pela Casa da Redução de Danos, como foi chamado o espaço instalado pela entidade chamada Escola Livre de Redução de Danos, contia água, preservativos e protetor solar.

A Casa de Redução de Danos está sendo acusada de fazer apologia a drogas e sendo difamada e atacada pela extrema direita Pernambucana. Estes ataques hipócritas, moralista e reacionário, são usados para criminalizar o uso de drogas, cujo a venda ilegalidade inflaciona os preços que enriquecem empresários e burgueses do tráfico nacional e internacional.

É este mesmo discurso utilizado para justificar a criminalização da população negra das periferias, que é assassinada vítima das operações policiais. Uma política de um estado racista e higienista.

As medidas de redução de danos, tal qual oferecidas pela Escola Livre de Redução de Danos durante o carnaval, tem como objetivo oferecer serviços de saúde preventiva para o uso seguro de drogas, se tornando alvo de difamações moralistas e proibicionistas.

A política de Redução de Danos fazem parte da perspectiva de tratamento da atenção psicossocial dos serviços de base territorial, os CAPSAD. Serviços esses que que tem sofrido com o sucateamento pela falta de investimento no governo Bolsonaro, que preconizava os recursos públicos para serviços que se pautam na lógica religiosa da abstinência com sérias denúncias de violação dos direitos humanos das Comunidades Terapêuticas. Instituições que tem sido também financiadas pelo novo governo Lula-Alckmim.

Trata-se de um serviço que deveria ser oferecido amplamente pelo estado, mas que é negligenciado pelos governos brasileiros, assim como os pernambucanos de Raquel Lyra (PSDB).

O Esquerda Diário repudia o ataque realizado pela Polícia Civil contra a Casa da Redução de Danos, a perseguição jurídica e criminalizadora dos serviços oferecidos pela população, assim como os ataques e a difamação moralista e reacionária da extrema direita. O uso de drogas é uma questão de saúde pública e não de polícia. A legalização das drogas é o único caminho para o uso consciente, recreativo saudável e o fim da guerra às drogas e do tráfico que assassina a população e a juventude negra.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias