×

Violência policial | População protesta contra mais 2 casos de violência policial em Pernambuco

O primeiro caso ocorreu na comunidade do Pilar no Centro do Recife, onde um homem foi agredido mesmo algemado. No segundo caso, um jovem foi baleado e levado pela polícia na Comunidade Ponte Preta, em Olinda, na região metropolitana.

terça-feira 31 de janeiro de 2023 | Edição do dia

Mais uma vez a Polícia pernambucana mostra todo seu caráter racista, agredindo e matando moradores inocentes de comunidades na Grande Recife. Os casos mais recentes ocorreram na comunidade do Pilar, no centro do Recife, e na Comunidade Ponte Preta, em Olinda perto da divisa da capital.

No primeiro caso, um comerciante foi algemado e jogado no chão, o que deixou seu rosto sangrando. Mesmo assim, os policiais ainda o pressionaram com o joelho impedindo que o mesmo respirasse - o mesmo procedimento que fizeram com George Floyd. O fato ocorreu quando o homem chegava em casa e então foi abordado por policiais. Quando sua filha criança veio questionar a abordagem, ela foi empurrada pelos policiais. O comerciante, que já havia provado que a moto era sua e que não havia nenhuma passagem pela polícia, questionou a truculência dos policiais, o que bastou para que começassem as agressões, que foram enviadas em vídeo à meios de comunicação.

Quando os outros moradores vieram questionar as agressões ao homem, a polícia começou a usar spray de pimenta. Logo em seguida, botaram o comerciante na viatura e ainda fizeram terrorismo psicológico, dizendo que agora "não havia a comunidade para defendê-lo". Após isso o levaram para a delegacia e para a UPA, onde afirmaram que o mesmo tinha se machucado ’com o movimento dos veículos’.

O segundo caso ocorreu na Comunidade Ponte Preta, em Olinda. Em uma operação, a polícia atirou contra um jovem apenas pelo fato do mesmo ser usuário de drogas. Após matarem o rapaz, ainda o colocaram no helicóptero da polícia, como mostra o vídeo.

No entanto, a população das comunidades se revoltou e fizeram protestos, tanto no dia de ontem quanto no dia de hoje. Nós do Esquerda Diário nos solidarizamos com as vítimas e seus familiares e repudiamos veemente a ação da polícia, que só evidencia seu caráter racista aterrorizando as comunidades. Além disso, apoiamos a manifestação dos moradores contra a violência policial. Acreditamos que esse é o caminho, se inspirando também nos exemplo dos EUA, onde a população negra volta a se rebelar contra mais um assassinato da polícia!

Casos como esse mostram o caráter racista e assassino das polícias contra a população negra e trabalhadora. É um absurdo que esse tipo caso aconteça! Justamente num estado onde 97% das pessoas assassindas pela polícia são negras. Basta de violência racista da polícia.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias