×

Por que policiais estão depondo contra o assassino de George Floyd?

Três policiais de Minneapolis se posicionaram contra Derek Chauvin em seu julgamento pelo assassinato de George Floyd. A cumplicidade entre policiais está acabando ou existe alguma coisa por trás acontecendo?

quinta-feira 8 de abril de 2021 | Edição do dia

Foto: WHAS11

Você poderia se juntar aos liberais ao celebrar que membros da força policial de Minneapolis testemunharam a favor da acusação no julgamento do assassinato cometido por Derek Chauvin nos últimos dois dias, ou você poderia ver o que eles realmente estão fazendo.

Na quinta-feira, um policial aposentado de Minneapolis que era supervisor de turno quando Chauvin assassinou George Floyd e recebeu uma ligação sobre a prisão de um policial preocupado, se tornou o primeiro policial a abandonar Chauvin no banco. O Sargento David Ploeger disse que, uma vez que Floyd não oferecesse mais resistência, os policiais “poderiam ter acabado com a imobilização”. Também revelou aos jurados que Chauvin não admitiu imediatamente para ele que colocou o joelho no pescoço de Floyd. Foi só quando eles estavam no hospital para onde Floyd fora levado que Chauvin fez essa admissão - e não disse por quanto tempo.

Em vez disso, Chauvin disse a ele no local que Floyd havia “sofrido uma emergência médica e uma ambulância foi chamada”.

Ploeger também disse ao tribunal que a política do departamento de polícia de Minneapolis é colocar as pessoas de lado “para que possam respirar mais facilmente” depois de serem detidas na posição de bruços.

O primeiro a depor ontem (matéria original publicada no dia 03/04) foi o sargento. Jon Edwards, que foi enviado para a Cup Foods - onde George Floyd fazia compras pouco antes de ser morto - para preservar a cena do crime. Ele descreveu como ele preservou a cena e que ele teve que dizer a dois dos outros policiais envolvidos no assassinato, J. Alexander Kueng e Thomas Lane, para ativar suas câmeras corporais, que não estavam ligadas.

O tenente Richard Zimmerman, que lidera a unidade de homicídios de Minneapolis e é o policial em serviço mais antigo da cidade, seguiu Edwards. Ele disse que Chauvin violou a política do departamento. “Puxar [Floyd] para o chão de bruços e colocar o joelho em um pescoço por esse tempo é simplesmente desnecessário.” Zimmerman foi um dos 14 policiais veteranos que publicaram uma carta pública em junho passado condenando as ações de Chauvin, afirmando: “Nós não somos assim”.

A repressão de Chauvin sobre Floyd “com toda certeza” deveria ter parado depois que Floyd foi algemado no chão, testemunhou Zimmerman. Ele insistiu que tal ação não faz parte do treinamento do departamento de polícia. Solicitado pelo promotor a descrever o “nível” de força usado por Chauvin, ele disse que era “força mortal”, dizendo: “Se o seu joelho está no pescoço de uma pessoa, isso pode matá-la”.

Uma vez que alguém é algemado, Zimmerman disse, “não é uma ameaça para você naquele momento” e é uma obrigação do policial reduzir a quantidade de força que está sendo usada. O advogado de defesa de Chauvin, Eric Nelson, argumentou que, em vez disso, os policiais podem usar “improvisar” e usar "qualquer força que seja razoável e necessária" se um policial estiver "lutando pela vida". Zimmerman concordou. Mas então Nelson tentou fazer com que Zimmerman concordasse que isso se aplicava a Floyd e que, apesar de estar deitado de bruços no chão, algemado e sem pulso, ele poderia voltar à vida e ameaçar a vida de Chauvin.

Questionado por Nelson se ele viu no vídeo da morte de Floyd alguma necessidade de Chauvin improvisar, Zimmerman disse: “Não vi”.

Nelson também argumentou que os policiais às vezes devem conter as pessoas porque eles estão "aguardando o pronto socorro" - isto é, esperando a chegada de paramédicos - que "são mais capazes de lidar com qualquer que seja a situação".
Zimmerman não estava tendo acordo esse argumento. Ele declarou que Chauvin e os outros policiais presentes tinham a obrigação “absoluta” de fornecer intervenção médica logo que se mostrou necessário. Como sabemos, os policiais rejeitaram a oferta de ajuda de uma bombeira paramédica de Minneapolis que entrou em cena.

Então, o que levou a essa quebra da cumplicidade entre policiais que normalmente se expressa na união da categoria, contando suas "histórias verdadeiras" antes das investigações, defendendo-se uns aos outros e gritando que um ataque a um policial é um ataque a todo policial?

O assassinato de George Floyd reacendeu o movimento Black Lives Matter. Isso levou ao que foi chamado de o maior movimento de protesto da história dos Estados Unidos e se espalhou por todo o mundo. Levou as pessoas às ruas, exigindo de tudo, desde reformas até o não financiamento estatal dos departamentos de polícia e sua abolição total. Os policiais e os políticos que os mantêm no jogo para reprimir brutalmente a classe trabalhadora, especialmente negros e latinos. Jogue Chauvin para os “lobos”. Afirme sob juramento que ele é, de fato, a “maçã podre” - e que ele não pode estragar todos os outros policiais.
Em maio de 2020, no Estado da União da CNN, o conselheiro de segurança nacional de Donald Trump seguiu essa abordagem. Robert O’Brien disse:

Tem algumas maçãs podres lá. E há alguns policiais que são racistas. E há policiais que talvez não tenham o treinamento certo. E há alguns que são apenas policiais ruins. E eles precisam ser erradicados, porque há algumas maçãs podres que estão dando uma impressão terrível à aplicação da lei.

Joe Biden disse o mesmo tipo de coisa. No debate presidencial de 20 de outubro passado, ele foi questionado sobre raça e policiamento.

A grande maioria dos policiais são homens e mulheres bons, decentes e honrados. Eles arriscam suas vidas todos os dias para cuidar de nós. Mas existem algumas maçãs podres e quando as encontram, têm que ser sinalizadas como tal. Eles têm que ser responsabilizados.”

Derek Chauvin é uma “maçã podre” entregue aos governantes em uma bandeja de prata. Eles não têm intenção de tirar o dinheiro da polícia, muito menos abolir as forças que servem aos seus interesses e protegem o seu sistema de exploração. Eles vão jogar de bom grado aquela maçã podre, se isso for necessário para proteger o barril que está cheio até a borda com Derek´s Chauvin´s, armados, perigosos e prontos para matar por uma alegada nota de U$ 20 falsificada. Claro, enquanto o julgamento continua, ainda há policiais abusando do poder por todos os Estados Unidos.

Na semana passada, a polícia de Los Angeles participou de tiroteios quase todos os dias. É o mesmo procedimento de costume, mas talvez seja também uma mensagem de policiais comuns, ainda mais impulsionados pelo gatilho da indignados deles com Chauvin sendo acusado. Tenha certeza de que policiais comuns, de menor escalão, provavelmente não concordarão com essa abordagem de abandonar Chauvin; eles preferem lutar por ele. Seja qual for o resultado do julgamento, as pessoas estarão nas ruas novamente, e também os policiais - usando suas armas para intimidar e atacar.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias