×

Eleições 2022 | Pré-candidatura de Cyro Garcia ao governo do Rio é lançada pelo Polo Socialista Revolucionário

Aconteceu o lançamento presencial das pré-candidaturas do Polo Socialista e Revolucionário no Rio de Janeiro. Foram lançadas as pré-candidaturas de Cyro da vice Samantha Guedes do PSTU para o governo do Estado e Barbara Sinedino da CST para o Senado. O MRT participou do lançamento acontecido na quarta-feira, 08/06.

domingo 12 de junho de 2022 | Edição do dia

Foto: @fabriciogoyannes

Na quarta-feira, a militância do Polo Socialista Revolucionário se reuniu para lançar a pré-candidatura de Cyro Garcia ao governo do Estado do Rio de Janeiro, com a professora Samantha Guedes de vice. Também foi lançada a pré-candidatura de Barbara Sinedino, da Corrente Socialista dos Trabalhadores (corrente interna do PSOL) ao Senado Federal.

No lançamento, estiveram presentes o PSTU, a Corrente Socialista dos Trabalhadores (corrente interna do PSOL), o Movimento Revolucionário dos Trabalhadores, os coletivos Iniciativa Socialista, Emancipação Socialista, Petroleiros Socialistas, bem como ativistas independentes que constroem o Polo, militantes de oposições sindicais e membros da CSP-Conlutas.

Membros da comissão dos trabalhadores da CSN estiveram presentes saudando o lançamento da candidatura de Cyro, aproveitando para contar do seu processo de luta contra as demissões autoritárias da empresa e sobre as condições de exploração impostas no trabalho em sua fábrica pelo bilionário Benjamin Steinbruch.

O lançamento de Cyro se dá em uma conjuntura de diluição de organizações que antes apareciam como à esquerda do PT em relação a política de conciliação com grandes figuras burguesas, como o apoio do PSOL à chapa Lula-Alckmin e sua entrada em uma federação com a Rede - fato que fez com que centenas de militantes rompessem com o partido. E no Rio de Janeiro, esta conjuntura se combina com o apoio do PSOL e de outras organizações à candidatura de Marcelo Freixo (PSB), que tem um programa elaborado junto a Armínio Fraga e Raul Jungmann, ou seja, contra os trabalhadores, e além disso ainda ameaça reabilitar César Maia, que pode vir de vice.

Neste contexto, o Polo Socialista Revolucionário, pode oferecer uma resposta alternativa para os trabalhadores com independência de classe, e para a defesa também dos direitos democráticos das mulheres, dos negros, e de LGBTQIA+, direitos que só podem ser defendidos com independência do aparato repressivo estatal e da direita reacionária com a qual a frente ampla de Lula e Freixo se concilia. É para fortalecer essa posição de independência de classe, de combate à extrema direita com independência do PT que o MRT e o Esquerda Diário atuam no Polo Socialista e Revolucionário.

Uma das iniciativas do Esquerda Diário e MRT para contribuir com os debates na esquerda é o programa Esquerda em debate, conduzido por Diana Assunção, que já entrevistou figuras que compõe o Polo Socialista e Revolucionário, como Zé Maria, dirigente nacional do PSTU, Plínio de Arruda Sampaio Jr., professor de economia da Unicamp e coordenador do Polo Socialista e Revolucionário, Marinalva Oliveira, professora da UFRJ, fundadora do PSOL e militante pelos direitos das pessoas com deficiência e Diego Vitello, diretor do sindicato dos metroviários de São Paulo e coordenador da Corrente Socialista dos Trabalhadores, a CST-PSOL.

O lançamento, no auditório do Sindicato dos Bancários, foi transmitido ao vivo nas redes:

O lançamento foi saudado por falas de Vera Lúcia, pré-candidata à presidência proposta pelo PSTU ao Polo Socialista Revolucionário, e contou com saudações de apoiadores e pré candidatos do pólo como Bárbara Sinedino e Carolina Cacau do MRT dentre outros.

Veja a seguir as intervenções de Carolina Cacau, professora da rede estadual do Rio de Janeiro e pré-candidata do MRT pelo Polo Socialista e Revolucionário, e Leandro Lanfredi, petroleiro, militante do MRT e parte da coordenação estadual do Polo Socialista e Revolucionário no Rio de Janeiro nesse lançamento:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias