×

Evento na UFPE | Primeiro dia do Seminário de Crítica Marxista da FDR discute Pachukanis e Teoria Crítica

O Esquerda Diário está cobrindo essa importante iniciativa do Grupo de Pesquisa em Direito, Economia e Política da UFPE.

segunda-feira 25 de outubro de 2021 | Edição do dia

Hoje ocorreu a primeira mesa do evento, intitulada Formas Sociais: Pachukanis E A Forma Jurídica, com a presença dos professores Juliana Paula Magalhães, Thaís Hoshika e Rafael Bias. O debate circulou em torno das contribuições teóricas do jurista soviético Evgeni Pachukanis, sua crítica às teorias juspositivistas e normativistas do Direito, como a de Hans Kelsen. Também foi discutida a radicalidade de sua teoria, que o levou inclusive a ser perseguido pelo próprio stalinismo na URSS. Assista aqui a mesa completa:

Já a segunda mesa da tarde foi sobre Teoria Crítica E Conflitos Sociais, com as professoras Taylisi Leite, Mariana Fischer e Fernanda Lira Barreto. Ali ocorreu um intenso debate sobre a Teoria Crítica e a Escola de Frankfurt. Também percorreu o debate as tarefas da esquerda nesse momento, assim como a ligação da luta por direitos imediatos e o papel do Direito na luta pela emancipação.

cture" allowfullscreen>