×

Reajuste salarial | Professores do município de São Rafael/RN conseguem reajuste de 16,62%, mas é preciso ir por mais!

Durante o último mês, professores do Magistério e do município de São Rafael/RN têm reivindicado o pagamento do Piso Salarial, fixado pelo Governo Federal em 33,24%. As negociações com o prefeito Reno Marinho (PL) não têm sido satisfatórias, tendo em vista que o mesmo coloca dificuldades para a realização do pagamento do reajuste, oferecendo apenas 14,58%.

sexta-feira 1º de abril de 2022 | 15:44

A categoria realizou assembleias gerais, havendo a decisão de propor o reajuste momentâneo de 16,62%, ao passo em que considera a análise das finanças municipais e a proposta de uma mesa de negociações periódica no intuito de alcançar o reajuste proposto pelo Governo Federal, pautando a importância da valorização dos profissionais da educação.

Em conjunto com o Magistério, servidores públicos reivindicaram o reajuste de 14,58%, de acordo com a reposição inflacionária de 2021. No momento foi decidido em Assembleia Geral Extraordinária que a categoria aceitaria parcialmente a proposta do prefeito de 10,16%.

Após o envio do projeto elaborado pelo magistério para a Câmara Municipal, os vereadores se reuniram com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Rafael (SINDSEP-SR) para avaliação e alteração do texto do projeto. Durante votação realizada na última segunda-feira (28/03), foi aprovada a proposta do reajuste de 16,62%, com a deliberação de que devem ocorrer reuniões mensais para tratar da gestão junto à Secretaria de Educação e bimestralmente para pensar a questão das receitas do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), no intuito de que ocorram aumentos periódicos do reajuste a fim de fechar o mês de dezembro em 33,24%.

É importante destacar que, embora haja a aprovação do reajuste pela metade e periódico ao longo do ano, não se observa um movimento do sindicato, que é dirigido pela CUT, no sentido de demandar o reajuste integral, mobilizar uma greve e se unir com as lutas dos professores no estado, por exemplo, que recentemente se enfrentaram com o governo de Fátima Bezerra (PT) e conseguiram o reajuste depois de uma greve de 16 dias. Não se vê nada no sentido de organizar pela base professores e professoras através de assembleias para que possa definitivamente conquistar o reajuste esperado. O sindicato não pode ficar esperando de braços cruzados achando que o reajuste total cairá do céu. Justamente num momento político de ataques aos direitos dos trabalhadores há a necessidade de organizar a luta por cada demanda.

A proposta segue sendo de negociações internas e isoladas, o que vai contra o princípio de unificação das lutas, enfraquecendo e tirando do horizonte a capacidade de conquistas da classe trabalhadora. Continuando então com a política de conciliação de classes historicamente defendida pelo PT que acaba por minar as forças das revoltas emergentes e seu potencial de transformação conjunta.

Nesse sentido, faz-se necessário pensar uma estratégia de unificação das lutas em curso, em conjunto com os enfrentamentos de professores que ocorrem em Minas Gerais contra Zema e Kalil, a greve dos garis no Rio de Janeiro, a atual deflagração de greve dos professores do município de Natal contra as políticas de Álvaro Dias, bem como todas as lutas em curso que dizem de uma só classe!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias