×

UNICAMP | Pula-catraca no bandejão da Unicamp contra o vínculo com o Santander

quarta-feira 2 de março de 2016 | 01:01

Na confirmação de matrícula, sexta (26), os ingressantes de 2016 receberam suas carteirinhas de estudante (RAs) com a bandeira do banco Santander e do cartão Mastercard. Ou seja, o RA da Unicamp agora está diretamente vinculado com os bancos, visto que a carteirinha também pode ser usada como cartão de débito.

Sobre a possibilidade da obrigação de abertura de conta no Santander, a Unicamp afirma que "A função financeira do cartão só pode ser acionada por demanda pessoal do interessado, mediante solicitação que envolve tramitação interna na universidade e na instituição bancária". O que não pode ser acionado por “demanda pessoal” é se seu cartão terá uma bandeira de crédito e será fornecido pelo Santander ou não.
Assim, ontem (01), os estudantes da Unicamp se manifestaram contra esse projeto privatizador da reitoria num pula-catraca convocado pelo Diretório Central dos Estudantes. Cerca de mil estudantes pularam a catraca e não pagaram pelo almoço contra os vínculos da universidade pública com empresas privadas.

Nós que compomos a chapa "Sobre Jandiras e Simones" que é parte da gestão do CACH 2016 e a Juventude ÀS RUAS! sabemos que não podemos deixar que, enquanto a moradia estudantil está lotada e os programas de permanência sequer dão conta da demanda, sejamos coagidos a ter vínculo com bancos. Ainda mais quando a produção de conhecimento na universidade é mercadológica, voltada aos interesses das indústrias, as quais compõem o Conselho Universitário comais poder de decisão do que estudantes ou funcionários (CONSU).

Precisamos que o movimento estudantil se articule em frentes que não deixem que avanços mais profundos da privatização, como o acirramento da terceirização, a entrada mais ofensiva de instituições privadas, sejam impostos.

Por isso, a luta contra a implementação desse convenio com o Santander é parte de um combate maior contra a terceirização, o CONSU empresarial e todo vinculo privado que a reitoria imponha contra a universidade púbica, que distancia cada vez mais a educação da população e dos interesses do povo trabalhador




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias