×

Racismo | “Quase negra na pele, mas inteligente” diz racista do União Brasil à jornalista

Candidato do União Brasil ao governo do Piauí, Sílvio Mendes, expressou seu racismo em uma sabatina da TV Meio Norte, na quarta-feira (31/8), ao se referir à jornalista Katya D’Angelles como “quase negra na pele, mas inteligente”.

quinta-feira 1º de setembro de 2022 | Edição do dia

D’Angelles perguntou a Mendes qual seria o olhar de um possível governo dele no estado para as mulheres e as minorias. “Eu imagino quantas discriminações você não sofreu”, começou o candidato. “Você, que é quase negra, na pele, mas você é uma pessoa inteligente”, continuou Silvio Mendes.

Silvio Mendes que é do mesmo partido de Soraya Thronicke, o reacionário União Brasil, e também é apoiado por Ciro Nogueira (PP), ministro da Casa Civil do Governo Bolsonaro.

Leia também: 5 motivos porque Soraya Thronicke é inimiga das mulheres trabalhadoras

O racismo explícito do candidato nesse episódio odioso é parte do mesmo reacionarismo dessa extrema direita que não cansa de destilar seu ódio contra os negros e negras, mulheres e LGBTQIAP+. Fazem isso porque sabem que a opressão serve como ferramenta pra aprofundar ainda mais a exploração, dividindo os trabalhadores entre homens e mulheres, negros e brancos etc.

As cenas que vimos nos últimos tempos de aumento da miséria no país, com as filas do osso e do lixo, filas aumento do preço dos alimentos e do desemprego, são as marcas do Brasil do golpe institucional, hoje comandado por Bolsonaro e que contou com o apoio de gente como Silvio Mendes e a senadora e hoje candidata presidencial de seu partido, Soraya Thronicke.

É assim que, no quesito exploração, não apenas a extrema direita, como também os golpistas de todo tipo que hoje são acolhidos por parte da esquerda como aliados, estão em acordo. Para enfrentar o racismo descarado da extrema direita bolsonarista, como a de Mendes, é preciso encarar a luta pela raiz, combatendo os ataques que hoje impactam diretamente na vida dos trabalhadores, uma classe que é feminina e negra.

Toda solidariedade à jornalista Katya D’Angelles e nosso compromisso na luta contra o racismo, seja ele explícito ou velado mas levado à cabo através dos ataques às condições de vida do povo trabalhador. O racismo e o ódio aos negros disseminado pelo bolsonarismo estão a serviço dos ataques à nossa classe. É preciso enfrenta-los na luta de classes.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias