×

Catar 2022 | Raio-x das oitavas: com protestos e surpresa marroquina, copa do Catar chega ao fim do mata-mata das oitavas de final

Acabaram as oitavas de final da Copa do Catar. Após fase de grupos marcada pelos protestos dentro e fora de campo, muitas surpresas e emoções também dentro dos gramados na rodada final das oitavas e definição das quartas de final.

terça-feira 6 de dezembro de 2022 | Edição do dia

Acabaram as oitavas de final da Copa do Catar. Após fase de grupos marcada pelos diversos protestos contra a mancha de sangue de uma Copa com trabalho extremamente precário, mortes de operários, repressão a LGBTs e apoios a lutas ao redor do mundo, como a luta das mulheres e dos palestinos, foi marcada também por muitas surpresas e emoções dentro dos gramados na rodada final das oitavas e definição das quartas de final. Esperamos grandes jogos na próxima rodada e quem sabe novas surpresas pra cima das gigantes do futebol.

Destaque para o retorno das seleções africanas às oitavas de final, depois de ficarem de fora em 2018 pela primeira vez na história das Copas, esse retorno africano veio junto com a marca de uma copa com mais vitórias africanas na história, com 7 triunfos (duas de Senegal, três de Marrocos, uma de Tunísia, a primeira contra europeus em mundiais, e uma de Gana). As sete vitórias superam 2010 e 2002 com quatro cada.

Destaque também para a decepção de Bélgica e Alemanha, eliminadas na fase de grupos pela segunda vez em sua história. Vamos então a um Raio-X de como ficou as oitavas-de-final da copa.

Holanda 3 x EUA 1

A partida talvez mais sem sal das oitavas de final. A Holanda que conseguiu ser melhor em campo apenas contra o Catar, principal mosca morta da Copa e que só disputa a copa por causa do dinheiro investido para encher os bolsos da FIFA e sediar o mundial, e enfrentou o time mais técnico em anos dos EUA, mas que ainda é muito limitado quando o assunto é a bola no pé. Prevaleceu a maior experiência em copas e em mata-matas, afinal pesa a camisa laranja contra os norte-americanos, ainda que numa partida sem nenhum título mundial em jogo.

Argentina 2 x Australia 1

Depois da estreia com derrota contra a Arábia Saudita, as duas vitórias da Argentina renderam um lado da chave sem tantas potências do futebol, e a moral em alta. A Austrália foi surpresa do grupo, deixando Dinamarca e Tunísia para trás. A Argentina comprovou seu favoritismo, com Messi e o jovem talento Julian Alvarez podendo ter ampliado ainda mais seu resultado. No fim do jogo o time australiano foi para o ataque conseguindo um gol, mas após marcar o gol os australianos pararam no goleiro Emiliano Martinez que fez um jogo fantástico. A seleção Argentina enfrenta agora a Holanda nas quartas de final em um grande jogo.

.
França 3 x Polônia 1

A França chega no mata-matas ainda com o melhor futebol da Copa, mesmo com a derrota de seus reservas contra a Tunísia. A Polônia foi talvez a seleção que menos tenha feito por valer a vaga nas oitavas, com último jogo medroso contra a Argentina, onde quase ficou de fora. Lewandowski, atacante polonês cobrou uma mudança de postura do time, mas a França sobrou em campo e sacramentou a classificação. O grande destaque da partida foi Mbappe que com 23 anos busca sua segunda copa do mundo e se destaca como artilheiro da copa mundo até o momento com 5 gols. A França irá enfrentar a Inglaterra nas quartas de final, um clássico europeu de alto nível que promete um bom jogo na copa.

Inglaterra 3 x Senegal 0

Uma das partidas que mais prometia nas oitavas-de-final. Senegal mesmo sem seu craque Sadio Mané avançou com ótimo futebol, comandada pelo craque - agora treinador - Aliou Cissé, e um time técnica e taticamente muito bom. A Inglaterra, uma das seleções mais fortes da Copa, que desde a goleada na estreia, ainda não havia mostrado todo seu futebol, mostra que está no páreo para levantar a taça. Apesar de um esforço ofensivo da seleção senegalesa, os ingleses souberam com facilidade administrar o jogo garantindo uma vitória tranquila por 3 x 0. O destaque da partida e das seleção inglesa são os jovens jogadores Bukayo Saka, Phill Foden e Jude Bellingham, todos com menos de 23 anos, estão protagonizando as vitórias inglesas.

Croácia 1 (3) x Japão 1(1)

Do lado da chave do Brasil, a Croácia decepcionou ao terminar em segundo lugar de seu grupo, e Japão foi uma das grandes surpresas do Mundial até aqui, tendo vencido duas campeãs, Espanha e Alemanha, e terminando em primeiro do Grupo da Morte. O jogo mais parelho das oitavas, sem muito a dividir as duas equipes coletivamente. Nos talentos individuais, aí se destaca o craque Modric. Em um jogo eletrizante, o Japão abriu o placar no final do primeiro tempo dando esperança para a equipe asiática passar de fase. Porém em 10 minutos de segundo tempo o jogo já estava empatado novamente e assim permaneceu até às penalidades. Nos pênaltis o Japão decepcionou e errou 3 das 4 cobranças que teve direito, enquanto a Croácia marcou 3 e se classificou para enfrentar a seleção brasileira nas quartas de final.

Brasil 4 x Coreia 1

Com gol aos 46 do segundo tempo, virando o jogo contra Portugal, a Coreia tirou o Uruguai da Copa, e levou a vaga para reeditar o amistoso realizado em junho, quando o Brasil venceu por 5x1. Mas amistoso não é Copa do Mundo, e os sul-coreanos chegaram motivados após a classificação na bacia das almas. Porém o Brasil dirigido pelo técnico Tite mostrou seu melhor futebol nesses quatro jogos da competição, marcando 4 gols ainda no primeiro tempo, com direito a dancinhas em todas comemorações, para irritar alguns europeus, como o ex-jogador inglês Roy Keane que viralizou nas redes sociais após ter criticado as dancinhas dos brasileiros. No segundo tempo o Brasil administrou o resultado e a Coréia em um lindo chute diminuiu a diferença. O placar final ficou 4x1.

Marrocos 0 (3) x (0) 0 Espanha

Decidida nos pênaltis, a partida de Marrocos e Espanha se mostrou uma das partidas mais emocionantes da copa até agora. A Espanha, que vinha como favorita para esse jogo, não conseguiu impor seu estilo de jogo, enquanto Marrocos manteve uma defesa sólida em uma grande partida do goleiro Bono e do volante Amrabat. Após os 90 minutos, na prorrogação, o desgaste físico tomou conta dos jogadores, a Espanha cresceu no jogo, mas os marroquinos seguraram bravamente o resultado, a gana dos jogadores fica exemplificada no zagueiro Romain Saïss que saiu de campo para enfaixar a perna e voltou para concluir a partida. Nos pênaltis, os europeus desperdiçaram todas suas cobranças com duas grandes defesas do goleiro Bono, enquanto a seleção africana marcou 3 das 4 cobranças. A cobrança que deu a classificação foi convertida pelo lateral Hakimi que fez o gol de cavadinha, relembrando o uruguaio Loco Abreu na copa de 2010.

Nesse jogo de mais de 120 minutos a antiga colônia bateu seu antigo colonizador com direito a cavadinha. Na comemoração os jogadores marroquinos estenderam a bandeira da Palestina em solidariedade ao povo palestino que sofre nas mãos do imperialismo a mais de 70 anos. Para a próxima fase o Marrocos enfrenta mais um antigo colonizador, Portugal, será que a seleção marroquina vai se consagrar como uma “eliminadora de colonizadores”?

Portugal 6 x 1 Suíça

Os portugueses chegaram às oitavas depois de um baque na derrota para a Coreia de virada no fim do jogo. Os suíços chegaram de vitória, mas com time de futebol burocrático.

Com Cristiano Ronaldo no banco, depois de polêmicas envolvendo o jogador e o técnico português, Portugal garantiu seu favoritismo e amassou a Suíça em uma goleada de 6x1. A maior goleada dessas oitavas de final. Gonçalo Ramos, jogador de 21 anos que substituiu Cristiano Ronaldo na partida marcou 3 gols. Foi um verdadeiro passeio que cresceu a moral portuguesa que por enquanto faz uma campanha sólida nessa copa do mundo e tem a Marrocos, a surpresa da copa, em seu caminho nas quartas de final.

Confira o horário e a data dos jogos das quartas de final da Copa do Mundo 2022:

Croácia x Brasil
Sexta feira (09/12) às 12h00

Holanda x Argentina
Sexta feira (09/12) às 16h00

Marrocos x Portugal
Sábado (10/12) às 12h00

Inglaterra x França
Sábado (10/12) às 16h00




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias