×

Guerra da Ucrânia | Rússia bombardeia Kiev e outras cidades em meio a nova escalada

Após o Kremlin ter acusado Kiev de "terrorismo" pela destruição da ponte de Kerch, que liga a Rússia à Crimeia, várias explosões ocorreram em diferentes cidades ucranianas.

segunda-feira 10 de outubro de 2022 | Edição do dia

1 / 1

Dezenas de explosões abalaram cidades ucranianas, incluindo a capital Kiev, em uma intensa sequência de ataques russos que pode dar início a uma grande escalada na guerra de quase oito meses.

De acordo com o comandante chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Valeriy Zaluzhnyi, "75 mísseis foram lançados esta manhã. 41 deles foram neutralizados por nossa defesa aérea", disse ele via Twitter.

A chuva de bombas matou pelo menos 10 pessoas e feriu 60, disse a polícia ucraniana.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que seu país lançou mísseis de longo alcance contra a infraestrutura de comunicações, militar e energética da Ucrânia em retaliação ao ataque à ponte que liga a Rússia à península da Crimeia no sábado.

“Esta manhã, seguindo o conselho do Ministério da Defesa e de acordo com um plano do Estado-Maior, foi realizado um ataque maciço com armas de longo alcance e alta precisão em instalações energéticas, comando militar e instalações de comunicação na Ucrânia. ” Putin disse durante uma reunião com seu conselho de segurança.

Ele reafirmou, sem provas, que a Ucrânia e seus aliados da OTAN estavam por trás da sabotagem dos gasodutos Nord Stream que vão da Rússia à Alemanha sob o Mar Báltico.

Putin também acusou a Ucrânia de tentar realizar um ataque a uma usina nuclear na Rússia e ao gasoduto TurkStream que vai da Rússia à Turquia.

"Se essas tentativas continuarem, haverá respostas que serão duras e corresponderão ao nível de ameaças contra a Federação Russa", acrescentou.

O Ministério da Defesa de Moscou disse que os ataques atingiram seus objetivos. "Todos os objetivos foram alcançados", disse o Ministério da Defesa em comunicado.

Após os primeiros ataques matinais em Kyiv, explosões mais fortes foram relatadas em vários outros lugares, incluindo a cidade ocidental de Lviv, perto da fronteira polonesa, bem como a cidade de Dnipro, mais próxima das linhas de frente no leste. . Os ataques ocorrem enquanto o Kremlin se recupera de reveses humilhantes no campo de batalha em meio a uma contra-ofensiva ucraniana nas últimas semanas.

O que pode ter causado a escalada?

Os ataques ocorreram um dia depois que Putin chamou a explosão na ponte de Kerch para a Crimeia de "ato terrorista" realizado pelos serviços especiais ucranianos.

A linha estratégica de suprimentos militares e o emblema de reivindicação de Moscou à Crimeia foram parcialmente destruídos. O presidente da câmara do parlamento russo, a Duma, chamou isso de "um ato de guerra".

Comentaristas da televisão russa pediram retaliação contra a Ucrânia, já que a liderança militar da Rússia enfrentou críticas públicas crescentes pela primeira vez após reveses no campo de batalha.

O Conselho de Segurança da Rússia deveria se reunir na segunda-feira para discutir o incidente. O vice-presidente do Conselho de Segurança, Dmitry Medvedev, disse antes da reunião que a Rússia deveria matar os "terroristas" responsáveis ​​pelo ataque.

“A Rússia só pode responder a esse crime matando diretamente terroristas, como é costume em outras partes do mundo. Isso é o que os cidadãos russos esperam", disse ele, citado pela agência de notícias estatal TASS.

Os ataques de segunda-feira também ocorreram dias depois que Putin nomeou o general Sergey Surovikin para liderar o esforço de guerra na Ucrânia, após a deposição de dois importantes comandantes militares russos. O general é conhecido por ser totalmente "implacável" nas forças armadas russas, de acordo com um relatório da Fundação Jamestown, um think tank de política de defesa dos EUA.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias