×

Trabalhadores da USP | SINTUSP: Chapa 1 é eleita para combater o bolsonarismo, Tarcísio e as reformas mantendo a independência de classes

Com expressiva participação dos trabalhadores associados do Sintusp, nova Diretoria é eleita para gestão 2023-2025.

sexta-feira 2 de dezembro de 2022 | Edição do dia

Ocorreu nestes dias 29 e 30/11 as eleições para a próxima gestão da Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da USP – SINTUSP. Com a participação de mais de 61% dos sócios e 96,79% dos votos totais, a Chapa 1 (unificada) Sempre na Luta: Lutadores e Piqueteiros, única inscrita no processo eleitoral, foi eleita para o triênio 2023 a 2025.

Diante de anos difíceis que a classe trabalhadora teve que enfrentar, com um governo Bolsonaro e com uma pandemia que ceifaram centenas de milhares de vidas e retrocederam em anos dos nossos direitos, as chapas que saíram em separado nas eleições passadas discutiram a necessidade de, nesse ano, unificar a vanguarda da categoria, em base a um programa comum de independência de classe.

Foi a partir dessas discussões, buscando estarmos o mais forte possível para enfrentar o bolsonarismo, que mesmo sem Bolsonaro no governo, segue forte no Congresso e Estados - inclusive aqui em São Paulo, com o governador eleito Tarcísio -, e manter uma independência política do governo federal de Lula/Alckmin, que se formou a chapa Sempre na Luta: Lutadores e Piqueteiros.

A participação importante dos sócios demonstrou o reconhecimento da categoria no seu instrumento de luta, o Sindicato, e na garantia da defesa do programa pelo qual a chapa foi eleita, que você pode acessar aqui. Um programa que se baseia no classismo, entendendo que nossa luta está para além da nossa categoria, mas diz respeito ao conjunto da classe trabalhadora, por isso combatemos as reformas e os ataques da Reitoria, mas também dos governos estaduais e federal. Em que a única forma de arrancarmos nossos direitos e defender nossas conquistas é pela luta, com combatividade, pois somente a linguagem das mobilizações e piquetes é o que os patrões entendem. E tudo isso em base a mais ampla democracia operária, em que todos podem se expressar, participar, propor, divergir, votar e atuarmos como um só punho contra nossos reais inimigos: os governos e patrões.

Durante a campanha e nos dias das eleições vimos muitos trabalhadores que queriam votar, mas ainda não eram associados ao Sintusp. Por isso uma tarefa importante é batalharmos para fortalecer o sindicato através de reuniões nas unidades, participação nas assembléias e atividades mas também ampliando o número de sócios e assim, manter e fortalecer toda a trajetória do Sintusp apontando um caminho de luta de classes para enfrentar o bolsonarismo e os ataques de forma independente do novo governo eleito e unificando as fileiras da nossa classe.

Para se filiar, acesse aqui.

Publicamos abaixo o boletim do Sintusp sobre as eleições.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias