×

Inflação nos salários dos Garis do Rio | Salário dos garis do Rio derreteu mais de 20% com a inflação nos últimos três anos

Sem acordo coletivo e reposição salarial, categoria decretou greve que se iniciará segunda cobrando reajuste dos salários que está sendo derretido pela inflação, com uma perda salarial que chega a 20% dos seus salários.

sexta-feira 25 de março de 2022 | Edição do dia

Os Garis do Rio de Janeiro decretaram greve na última quarta-feira em assembleia com centenas de trabalhadores. Os trabalhadores da limpeza urbana da cidade do Rio entram em greve rejeitando a proposta de Paes, prefeito do Rio, e da patronal da Comlurb que oferecem como proposta de reajuste salarial 2,35%.

Os garis do Rio estão com seus salários congelados desde 2019, vendo ele ser corroído pela inflação. Esse descompasso entre o que era ganho em 2019 até 2021 chegou a 18,83% de corrosão e perdas. A projeção até março de 2023, período do próximo dissídio, pode ter como inflação acumulada 29,23%. Deixando ainda mais distante os valores irrisórios oferecidos pela Prefeitura do Rio, por não chegar nem perto de sanar todas as perdas dos últimos três anos.

Em 2018 a inflação, segundo os indicadores do ICPA-IBGE, era de 3,75%. Em 2019 os índices chegaram a 4,31%, 4,52% em 2020 e a 10,06% em 2021. Em 2022 os índices indicam que teremos números superiores a 7% até o final do ano, o que prejudica obviamente a classe trabalhadora de conjunto, que paga o pato de uma economia fragilizada e dependente da exportação de commodities.

Além dos salários, o ticket alimentação dos trabalhadores da Comlurb também não tem reajuste a ainda mais tempo que os salários, desde 2018. Este é o período em que a inflação sob os alimentos fez os preços dispararem abusivamente, levando milhares de trabalhadores a condições paupérrimas de vida.

Os Garis, que enfrentaram toda a pandemia trabalhando diariamente, sem direito a condições mínimas, agora terão de enfrentar mais esta luta contra a Prefeitura de Paes e contra a patronal da Comlurb.

Toda a solidariedade aos trabalhadores da Comlurb!

Saiba mais: Garis da COMLURB votam greve contra a ridícula proposta de aumento de 2,35% de Paes




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias