×

Paralisação | Servidores federais fazem paralisação contra Bolsonaro e a falta de reajuste salarial

Nesta quarta (02), os servidores federais fizeram uma nova paralisação contra o governo Bolsonaro para cobrar o reajuste salarial. Essa foi a terceira paralisação que os servidores fizeram.

quarta-feira 2 de fevereiro de 2022 | Edição do dia

O protesto ocorreu em Brasília, e seguiu pela Esplanada dos Ministérios e terminou na Praça dos Três Poderes. Os servidores iniciaram essa paralisação hoje, que é o dia que o Legislativo e o Judiciário voltam do recesso.

As mobilizações dos servidores começaram a pós Bolsonaro anunciar no final do ano passado que iria garantir reajuste salarial para policiais e servidores da Segurança Pública, deixando de lado os servidores de outros setores. Com as pressões e paralisações já realizadas, o presidente recuou e não realizou o reajuste. Mas sancionou a lei orçamentária para 2022, onde está incluso 1,7 bilhão de reais para o aumento dos salários da Segurança Pública e todo o aparato opressor.

Desde o final do ano passado, muitos servidores vem entregando seus cargos em protestos devido à falta de reajuste. Centenas de servidores se demitiram pressionando o governo e paralisando os serviços. O governo Bolsonaro teme uma possibilidade de greve dos servidores, e através de seus ministros como Onyx Lorenzoni difama a luta dos servidores federais dizendo que são os "mais bem pagos”, sendo que a maioria não são bem pagos e sofrem uma precarização da vida com o aumento da inflação no meio da crise econômica. E sem aumento de salário vai ficando cada vez mais pesado as contas no bolso do trabalhador.

Veja também: Servidores federais entregam cargos em protesto a falta de reajuste salarial em 2022

Veja abaixo o calendário das manifestações aprovadas. Há um indicativo de uma greve para o dia 09/02, e os servidores seguirão mobilizados.

02/02/22 – Atividade simbólica, como parte do processo de mobilização pela recomposição emergencial, em Brasília/DF, com faixaço por todo o País nos órgãos e prédios públicos;
07 a 11/02/22 – Rodada de plenárias estaduais e atividades virtuais “Reposição emergencial para todas e todos: 19,99% já!”;
14 a 25/02/22 – Jornada de Luta em estado de greve;
09/03/22 – Greve Nacional dos(as) servidores(as) Federais. (se aprovada nas assembleias).




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias