×

Estados Unidos | Susan Sarandon se solidariza com os mineiros em greve do Alabama

quarta-feira 28 de julho de 2021 | Edição do dia

A atriz e ativista americana Susan Sarandon participou de uma cerimônia na manhã desta quarta-feira em Nova York para mostrar seu apoio aos mineiros de carvão em greve contra a empresa Warrior Met Coal, do Alabama.

Sarandon participou do evento e da manifestação junto com centenas de trabalhadores, representando os mais de 1.100 mineiros que estão em greve desde 1º de abril exigindo melhores salários, condições de trabalho e benefícios.

O objetivo era fazer piquete em frente à sede do fundo de investimento BlackRock, em Manhattan. BlackRock é um fundo abutre que se encarrega de fazer investimentos em ativos de alto risco ou falidos e depois exigir de empresas ou de países inteiros (como foi o caso dos títulos da dívida externa argentina) o retorno de seus investimentos com lucros extraordinários.

O sindicato denuncia que a BlackRock é a maior acionista da Warrior Met Coal, a mineradora do Alabama que anos atrás declarou falência eliminando todos os direitos de seus trabalhadores.

"Eu sei o que é estar em um sindicato, lutar pelo que é certo, pelo que eles nos devem. Black Rock é uma mancha horrível para a América", disse Sarandon à multidão carregando faixas "Somos um só".

"Estou com você, como diz sua música, ’Mais um dia, um dia mais forte’. E vou usar minha voz, não importa quão pequena, para tentar dizer às pessoas em todo o mundo e nos Estados Unidos que não sabem o que vocês estão fazendo ", continuou ela.

No mês passado, cerca de 14 mineiros do Alabama viajaram para Nova York para fazer um piquete em frente aos escritórios da BlackRock. Os mais de 1.100 mineiros estão em greve por melhores salários e benefícios.

O acordo atual com o sindicato foi negociado quando Warrior Met apareceu como um comprador durante o processo de falência da empresa anterior em 2016.

Naquela época, o sindicato negociou com a Warrior Met um acordo que afetava muitos dos benefícios dos trabalhadores com a desculpa de que, se não o fizesse, todos iriam para a rua. O próprio sindicato reconhece que as concessões feitas em salários, benefícios, férias, horas extras e em outras áreas "para manter a empresa e sair da falência" chegam a mais de US $ 1 bilhão. Dinheiro dos trabalhadores que acabou no bolso da empresa e que nunca mais discutiu um novo acordo, até que os ​​trabalhadores já cansados disso iniciaram a greve no dia 1º de abril.

É uma luta emblemática, pois são centenas de empresas em condições semelhantes que desde a crise de 2008 renegociaram acordos rebaixados com a anuência das lideranças sindicais e nunca mais restabeleceram as condições anteriores de trabalho e salário. Contra essa situação hoje os trabalhadores começam a levantar suas vozes.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias