Pedro Pequini
Redação
Neste último dia 16 de março se comemorou o dia Mundial do Teatro do Oprimido e, não por uma coincidência, também o aniversário de seu criador, o teatrólogo Augusto Boal.
Luno P.
Dona de uma obra incomparável na história de nosso país, nossa querida Fernanda Montenegro será a única candidata à cadeira de número 17 da ABL e vai ocupá-la após eleição em 4 de novembro.
Júlio Dandão
Veja na íntegra a carta-programa defendida pela chapa "Vozes de Protesto", formada pela Juventude Faísca e independentes, no CADi UFRGS.
A unidade entre artistas, estudantes e trabalhadores é uma unidade poderosa e revolucionária. Uma união que expressa o futuro, o presente e o passado. No maio francês de 68, na luta contra a ditadura no Brasil, no Cordobazo na Argentina em 69 e em muitos outros processos de luta de classes ao longo (...)
No ano e no mês em que Paulo Freire completaria 100 anos, o Núcleo Barro 3 estreia o espetáculo Aos professores, aos miseráveis, a Paulo, adeus, no próximo dia 18 de setembro, sábado, às 16 horas, no Museu da Imigração. O monólogo traz em cena a atriz Rosana Pimenta, sob a direção de Lucas França, com (...)
Experimento dramatúrgico: escrever uma confissão que pode ser endereçada para alguém real, fictício, ou para o mundo, ou para ninguém.
Recordamos aqui o célebre dramaturgo e poeta alemão, pai do teatro épico, no mês em que se completam 65 anos de sua morte.
Sofía ScalaJosé Arlecchino
Hoje (24 de agosto) às 20h o espetáculo "Não Corre, Menino!" da Cia Nosso Olhar irá se apresentar no 32° Inverno Cultural da UFSJ, que contará também com transmissão online pelo Youtube.
Nesse mês que se completam 81 anos do assassinato de Leon Trótski por um agente a mando de Stalin, retomamos uma das suas mais importantes publicações sobre cultura e revolução. Neste texto de 1923, Trótski busca refletir as relações e possibilidades de uma arte revolucionário e uma arte socialista a (...)
Leon Trótski
Nesse mês que se completam 81 anos do assassinato de Leon Trótski por um agente a mando de Stalin, retomamos uma das suas mais importantes publicações sobre cultura e revolução. Este texto de 1924 marca a introdução do Literatura e Revolução.
Júlio Chaves já estava internado com COVID há alguns dias e veio a falecer nesta terça-feira, 10. O artista foi dublador de Mel Gibson e também do personagem pai do Nemo em "Procurando Nemo".
A história não é estática, tampouco objeto de simples contemplação. Para nós, a história é viva e é matéria de estudo da onde buscamos tirar lições para compreender o presente e lutar por um futuro. É com essa perspectiva que traçamos a história do Departamento de Arte Dramática da UFRGS, uma potente (...)
Giovana PozziJulia Terra
O governo de Bolsonaro e Mourão ataca as Universidades, a juventude, a arte e os artistas. O projeto Teatro, Pesquisa e Extensão, também conhecido como TPE, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, reúne, portanto, tudo aquilo que esse governo e o regime golpista detestam: jovens pesquisando e (...)
Giovana Pozzi
Divulgação do espetáculo GUERRA - uma travessia virtual, do grupo de teatro paulista A Próxima Companhia.
O grupo Dzi Croquettes surgiu em 1972, no Rio de Janeiro, e era formado por treze artistas que, em pleno período da história brasileira conhecido como os Anos de Chumbo da ditadura militar, organizaram os mais ousados e fortes espetáculos, envolvendo dança, música e teatro, sendo parte do movimento (...)
Júlia Santana
Com o Semanário Carcará, impulsionado pelo Esquerda Diário, queremos fomentar a difusão e produção de artes que sejam uma arma contra a censura da extrema direita e contra as barreiras da indústria cultural alienante que os empresários nos reservam para aumentar seus (...)
Lina Hamdan
De Carcará do Show de Opinião à Käthe Kollwitz, Mário Pedrosa defende uma arte que sirva como arma social do proletariado. Aqui buscamos traçar paralelos entre essas discussões sobre arte e cultura a partir de uma perspectiva revolucionária, parte da herança do trotskismo no (...)
Afonso Machado
Vem aí no próximo 13 de junho o lançamento do Carcará, seção de arte e cultura do Semanário Ideias de Esquerda.
Ontem, terça-feira (9), aconteceu a mesa-debate “Arte e Ditadura: Tempos de luta e resistência” organizada pelo CADi UFRGS e Representantes Estudantis das Artes Visuais UFMG. A mesa, formada integralmente por mulheres, contou com a presença de três professoras e pesquisadoras das duas Universidades. (...)
LIVE: Dia 4 de maio, o CADi do Teatro UFRGS e a Representação Estudantil de Artes Visuais - UFMG convidam três artistas e pesquisadoras para debatermos Arte e Ditadura Tempos de Luta e Resistência. Veja alguns dos motivos para estar presente no (...)