Aos 72 anos, faleceu o reconhecido militante do Partido dos Trabalhadores Socialistas da Argentina. Ex preso desaparecido da ditadura, lutou até seus últimos dias junto à classe trabalhadora e ao povo pobre, pela revolução e pelo socialismo. Seus restos foram velados hoje na cidade de La (...)
Redação Esquerda Diário Argentina
No apagar das luzes do governo Bolsonaro, os representantes bolsonaristas da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) aprovaram a extinção do órgão nessa quinta-feira (15). Tentam dar aquele último coice antes de sair do governo, desrespeitando a luta por memória e (...)
Júlio Dandão
Gonzalo Rojas é professor de Ciência Política na Universidade Federal de Campina Grande. Nascido em Rosário e tendo vivido desde criança em Buenos Aires viveu o politizado momento histórico que marca o julgamento registrado no recente filme de Santiago Mitre: Argentina 1985. Na edição de hoje, (...)
Lina Hamdan
O vídeo documentário Eu conta-dor de mim - Depoimento de Nair Benedicto, dividido em quatro Episódios, é um relato pungente de uma mulher que viveu os horrores da ditadura civil militar, e que ao sair da prisão lutou contra a opressão do regime e pela construção de organizações populares de (...)
Redação
Como nos antigos manicômios, essas comunidades evangélicas rotineiramente violam direitos, internam arbitrariamente e impõem práticas religiosas
Bolsonaro, Mourão, militares e extrema-direita são defensores desse período deplorável da história brasileira
As instituições militares e policiais se tornaram pilar do novo regime que se formou após o golpe de 2016. Para enfrentar a extrema direita é preciso também enfrentar os aparatos repressivos, os militares e as heranças intactas da (...)
Gabriel "Biro"
Pesquisa do PoderData sobre o que a população pensa da participação dos militares no governo e na política mostra o rechaço de mais da metade da parcela jovem da população e da maioria dos que recebem até 2 salários mínimos.
Gabriel Rodrigues
Mourão na verdade defende a volta de uma época marcada pela falta de liberdade de expressão, torturas e repressão.
Faísca Revolucionária - UnB
A UnB tem história em cada canto de seus prédios - com a qual Bolsonaro e a extrema-direita perdem o sono. É mais do que nunca urgente retomar a subversão histórica e a disposição de luta desses estudantes na luta contra a ditadura militar e o projeto burguês de universidade. Principalmente, agora (...)
No último Domingo (17/04/22), a jornalista da Globo Míriam Leitão divulgou a existência de áudios que comprovam a existência de práticas de tortura durante o período da ditadura militar que durou de 1964 a 1985.
13:58 | Áudios inéditos de sessões do STM (Superior Tribunal Militar) revelam denúncias de tortura durante o período da ditadura militar (1964-1985), segundo trabalho do professor de história do Brasil Carlos Fico, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de (...)
Neste domingo, 03/04, Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, fez uma publicação no twitter atacando a jornalista Miriam Leitão
Antonio Manuel foi o artista que não se calou frente a censura. Participou dos massivos protestos que ocorriam contra a violência e a repressão ao lado dos estudantes e operários que se levantavam contra a ditadura militar. Ao ser censurado de apresentar seu próprio corpo como obra, tirou toda a sua (...)
Alice Caumo
Além de chamar Geisel de "nosso prezado", Bolsonaro também teceu elogios a Emílio Garatsu Médici, ditador do período de maior repressão do regime militar.
A Secretaria de Controle Interno da Presidência da República prorrogou hoje (04), pela segunda vez, em mais 180 dias o prazo de uma investigação contra o ministro da defesa e general Braga Netto, suspeito de assinar um contrato irregular, sem licitação, de mais de 40 milhões de reais com a empresa (...)
O coronel da PM, Olinto Ferraz, comandava Casa de Detenção do Recife em 1971, quando militante do PCR, Amaro Luiz de Carvalho, foi torturado e morto.
As comemorações pela morte de Lúcia Hiriart tomaram o Chile de norte a sul. Milhares foram à Praça Dignidade celebrar o momento que demorou, mas veio. Lúcia Hiriart foi esposa de Augusto Pinochet, representante de uma das ditaduras mais sangrentas da história da América (...)
Em solenidade no Palácio do Planalto para anunciar o plano de abertura de novas escolas cívico-militares, Bolsonaro fez diversos ataques aos profissionais da educação e defendeu que deveria intervir no Enem.
O ex-médico legista José Manella Netto se tornou réu por fazer um laudo falso, para esconder torturas feitas por agentes da ditadura militar, em 1969.
Nesta terça, 28, o Conselho Universitário da Unicamp, depois de conceder uma honraria por 48 anos ao ditador Jarbas Passarinho, um dos proponentes do AI-5, e de já ter negado o pedido para a revogação em 2014, decidiu pela retirada do título. É preciso varrer toda herança da ditadura da (...)
Faísca Unicamp