×

Extrema-direita fascista | Total repúdio ao estudante que foi para UFABC vestindo símbolo nazista

Na manhã desta quinta-feira (03), alunos da UFABC flagraram uma cena asquerosa na universidade: um estudante vestindo uma blusa com símbolo que faz alusão ao neonazismo. De imediato, fotos e vídeos estouraram nos grupos de whatsapp em denúncia e repúdio ao caso. É mais uma expressão do reacionarismo da extrema-direita e do bolsonarismo, que neste momento fecha estradas e realiza atos golpistas em frente de quartéis por não aceitar os resultados das urnas do último domingo. Desde a Faísca Revolucionária UFABC nos somamos ao ato antinazista convocado para as 18H de hoje, além de repudiar essa atitude reacionária e dizemos que é preciso assembléias e reuniões estudantis para organizar a luta contra a extrema-direita.

quinta-feira 3 de novembro de 2022 | Edição do dia

A asquerosa extrema-direita mostra sua face mais reacionária novamente. Dessa vez, na Universidade Federal do ABC, em Santo André, um estudante foi à universidade vestindo uma blusa com símbolo neonazista, o famoso Sol negro. Logo cedo estouraram fotos e vídeos nos grupos da universidade em repúdio e denúncia a mais um absurdo protagonizado pela extrema-direita. Esse reacionarismo é direcionando aos estudantes que em sua boa parte são negros, mulheres, LGBTQIA+, e trabalhadores, alvos recorrentes do bolsonarismo. Por isso, é preciso organizar nossa força para enfrentar e combater a extrema-direita e seus cães de guarda nazifascistas.

Desde segunda-feira, após a eleição do segundo turno realizada no domingo (30), os bolsonaristas estão bloqueando estradas com caminhões, auxiliados pelas patronais de transportes e do agro e a complacência e ajuda da PRF, além de manifestações em frente aos quartéis do exército por todo país, em um claro tom golpista pró-Bolsonaro clamando por "intervenção federal". Trata-se da expressão política e social em que o bolsonarismo se transformou, fortalecida institucionalmente nas eleições deste ano, mas que agora mostra os dentes expressando sua face mais reacionária e abjeta, como em um desses atos em Santa Catarina, onde os manifestantes golpistas fazem saudações nazistas durante o hino nacional.

Em resposta às ações golpistas do bolsonarismo, vimos algumas respostas vindo de trabalhadores e torcedores organizados desobstruindo os bloqueios nas rodovias. Os estaleiros da BrasFels e as torcidas organizadas Galoucura, Gaviões da Fiel, a Mancha Verde e a Força Jovem do Vasco mostram o caminho para enfrentar o bolsonarismo. Para isso, é preciso que a UNE e as entidades estudantis, bem como as centrais sindicais, organizem desde já um plano de lutas.

Nós da Faísca Revolucionária entendemos que é necessário e urgente assembléias e reuniões convocadas pelas entidades estudantis, para que os estudantes possam debater como organizar sua luta. Na UFABC, o DCE que é composto pela UJS, que também dirige a UNE, junto ao CA precisa convocar uma assembleia geral em todos os cursos para que seja discutida essa situação absurda que aconteceu na universidade e também a situação nacional.

Chamamos todes estudantes ao ato antinazista chamado pelo coletivo negro e estidades estudantis no campus de santo André, hoje às 18 horas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias