×

Piso da Enfermagem | Trabalhadoras da saúde de Porto Alegre aderem à mobilização nacional pelo Piso da Enfermagem. Todo apoio!

Na terça-feira, (14/02), às trabalhadoras e trabalhadores da enfermagem de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, se mobilizaram no centro da cidade em defesa do piso da enfermagem, concentrando-se no Largo Glênio Peres e então com uma caminhada até o Palácio Piratini.

segunda-feira 13 de fevereiro de 2023 | Edição do dia

Nós do Esquerda Diário e MRT colocamos todo nosso apoio e solidariedade à luta dessas trabalhadoras tão essenciais para nossas vidas, fato que nunca esteve tão em evidência quanto durante a pandemia com as enfermeiras, técnicas e terceirizades da saúde sendo linha de frente no combate à covid, com muitos desses trabalhadores sendo extremamente precarizados, trabalhando até a exaustão e alguns chegando a perder suas vidas.

Essas trabalhadoras e trabalhadores, no ano passado, conseguiram impor a aprovação da lei que garantia seu piso salarial, contra a vontade de Bolsonaro e do Centrão. Mas se depararam com uma medida autoritária do STF que suspendeu essa lei a partir da decisão do ministro Luís Roberto Barroso. Ainda está prevista a publicação de uma medida provisória por parte do novo governo que cria condições de pagamento do piso. É necessário travar uma luta de forma independente das instituições desse regime, como do governo Lula-Alckmin que estruturou parte de sua campanha na negação do direito ao aborto, que prometeu não lutar contra as reformas que descarregam a crise nas costas da classe trabalhadora (em sua maioria mulheres negras) e que governa com os privatistas da saúde e reacionárias ministras como Daniela do Waguinho que são contra os direitos das mulheres. Ou do STF que agora se coloca como grande defensor da democracia após a invasão dos bolsonaristas ao Congresso e STF, mas abriu caminho para a extrema-direita avalizando o golpe de 2016 para garantir os ataques capitalistas, como fez com a aplicação da terceirização irrestrita.

Pelo Piso Nacional da Enfermagem! Organizar a luta pelo fim do teto de gastos e rumo a um SUS 100% estatal sob controle dos trabalhadores! Só a auto organização desde as bases, totalmente independente do governo eleito, pode conquistar com a nossa luta essas demandas. Esse é um forte exemplo de mobilização, os demais sindicatos, e entidades de trabalhadores e estudantils precisam cercar essa luta de apoio.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias