×

Privatizações | Trabalhadores pagam caro com privatização, mas Eletrobrás tem lucro de 396% no 2º trimestre

Quem paga por esse lucro? Os trabalhadores que tiram da boca de seus filhos para pagar a conta de energia para que a empresa fique mais atrativa para ser vendida à preço de banana. Com a privatização a energia ficará pelo menos 10% ainda mais cara.

quinta-feira 12 de agosto de 2021 | Edição do dia

Foto: Alexandre Marchetti/ItaipuBinacional

A privatização da Eletrobrás, a maior empresa de energia da América Latina, foi aprovada em Medida Provisória na Câmara e no Senado e foi sancionada em 13 de julho por Bolsonaro com alguns vetos. O governo segue em busca de acionistas, deixará de ter 60% das ações da empresa para ser acionista minoritário com 45%. A promessa do governo é que com a privatização a conta ficaria mais barata em 7,36%. Porém é mentira, pois o texto contém adendos que prevêem a contratação de termelétricas para a produção de energia. Uma energia três vezes mais cara e na contramão das questões ambientais debatidas em todo o planeta.

Pode lhe interessar: O Brasil a venda as privatizações no governo Bolsonaro

Nossas vidas valem mais que os lucros capitalistas e é preciso colocar a classe trabalhadora em cena. Somente os trabalhadores auto organizados em cada local de trabalho podem responder à altura dos eventos com uma greve geral que pare o país e derrube esse regime golpista para impor outro modelo político, econômico e social. É preciso exigir dos grandes partidos da esquerda que dirigem grandes centrais sindicais como o PT-CUT e o PCdoB-CTB que organizem assembleias e preparem um plano de luta para mudar as regras do jogo com a força de uma greve geral ao invés de esperar passivamente para mudar os jogadores da política do golpe nas eleições de 2022.

Por uma Eletrobrás 100% estatal sob controle dos trabalhadores! Que os capitalistas paguem pela crise!

Leia também: Estatização da energia para frear a barbárie capitalista que esvazia reservatórios para lucrar mais




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias