Os anos de golpe institucional e de governo Bolsonaro significaram um grande avanço dos interesses dos latifundiários e da agroindústria contra os trabalhadores rurais, os camponeses e os povos originários. O governo Lula não vai voltar atrás neste processo, para não romper a aliança que o elegeu e (...)
Thiago Flamé
Crônica sobre a realidade escolar a partir dos impactos da reforma do ensino médio e trabalhista na vida dos estudantes.
Danilo Paris
Neste breve artigo analisaremos as implicações judiciárias e políticas que o episódio das joias podem acarretar à família Bolsonaro, mas também trazemos uma reflexão sobre o porquê da substituição brusca de temas em toda a mídia mesmo após as pavorosas cenas em Bento Gonçalves, que posteriormente foi (...)
Willian Garcia
O escândalo das vinícolas no sul trouxe à tona novamente o problema do trabalho escravo no Brasil. Além da profunda herança escravista na formação nacional e do racismo generalizado em nossa sociedade, o trabalho escravo contemporâneo conta com outro importante aliado: a Justiça (...)
Júlio Dandão
Sucessivos escândalos de trabalho análogo a escravidão surgiram nos últimos dias. O que isso diz sobre o atual projeto de país?
Diante de um Congresso com setores tão conservadores, um projeto de lei de igualdade salarial para mulheres só será aprovado em base à nossa luta. Ao mesmo tempo, a efetiva igualdade salarial só é possível com o fim da terceirização e a revogação da reforma trabalhista. Não nos iludamos: essas demandas só (...)
Diana Assunção
Indígenas denúnciam trabalho escravo com requintes de crueldade, onde os trabalhadores são sujeitos a tortura física, chantagem, alojamentos insalubres e comida estragada. Os indígenas denunciam que foram aliciados em aldeias no Mato Grosso do Sul e trazidos para trabalhar em condições analógas a (...)
Redação Rio Grande do Sul
É necessário uma grande luta pela expropriação dessas empresas e colocá-las sob controle dos trabalhadores.
Samuel Rosa
Os trabalhadores vieram da Bahia para Bento Gonçalves (RS) com a promessa de ganhar R$3 mil e as despesas de alimentação e alojamento seriam pagas pelos patrões. Há diversos relatos de agressões físicas contra esses terceirizados que vinham sofrendo com longas jornadas de trabalho e ainda precisavam (...)
Entregadores de APPS chamam paralisação para o dia 25 de janeiro, segundo líderes, a mobilização já consta com a adesão de mais de 15 estados.
Redação
Os trabalhadores da Conservo, que trabalham com os serviços de manutenção e portaria na UFMG, travaram uma difícil luta neste fim de ano e conquistaram que a Reitoria pagasse seus salários, 13º e auxílios que estavam atrasados, alguns há mais de 45 dias, faltando apenas o auxílio alimentação dos (...)
Lina Hamdan
Segundo a pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), o tempo médio que o brasileiro leva para sair de um emprego formal e encontrar outro é de um ano e meio.
Essa prática clientelista é uma das faces podres do bolsonarismo que está abraçada com os empresários e patrões que apenas visam seus lucros e o endurecimento dos ataques contra os trabalhadores.
Cinco trabalhadores terceirizados da empresa Inpasa Agroindustrial morreram após o rompimento do cabo de aço dentro da usina.
17:04 |
Enfim chegamos ao dois de outubro, eleição considerada a mais importante da história recente. Não porque nela os problemas da maioria da população trabalhadora irão se resolver, mas porque seus resultados vão compor as tendências políticas e sociais dos próximos anos. Portanto, divulgados os resultados (...)
Trabalhadores do IBGE amargam consequências da reforma trabalhista com precarização e cortes de Bolsonaro, assim censo 2022 está aquém do esperado em dois meses.
Diego Nunes
A chamada “Carteira de Trabalho Verde-Amarela” voltou a aparecer na campanha de Bolsonaro, com seu atual ministro Paulo Guedes anunciando a proposta após reunião com investidores norte-americanos em um hotel em Brasília. Guedes ainda disse que essa proposta seria uma porta de entrada para um “regime (...)
Neste último sábado, o entrevistado pelo programa Esquerda em Debate foi Lincoln Secco, professor de História Contemporânea da Universidade de São Paulo e autor do livro A história do PT. O programa, impulsionado pelo Esquerda Diário e pelo suplemento Ideias de Esquerda, com Diana Assunção, promove (...)
O “pacote de ataques” da patronal inclui mudar uma cláusula que acaba por permitir, nas entrelinhas, a terceirização de atividades-fim, além de atacar o direito a estabilidade dos lesionados, negar a licença remunerada para mulheres vítimas de violência doméstica e se recusar a conceder um reajuste (...)
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou neste dia 12 de setembro dados alarmantes sobre a explosão do trabalho análogo à escravidão, constatando seu aprofundamento nos últimos 5 anos, em especial após 2020-2021, com a pandemia do coronavírus. Uma prova de que não existe saída pelo (...)
No Recife, mobilização dos recenseadores impõe que sejam ouvidos pela direção estadual do instituto.
Às vésperas do 1 de setembro, dia que os recenseadores estão chamando atos pelo Brasil em defesa de melhores condições de trabalho, aumentou-se cobrança de produtividade e com ameaças de desligamentos. Reivindicamos que as pautas dos recenseadores sejam imediatamente (...)