Nos últimos dias, faixas colocadas pela Faísca Revolucionária e intervenções do Coletivo Rebeldia foram vandalizadas, ambas organizações de juventude que constroem o Polo Socialista e Revolucionário.
Morre último líder soviético, responsável pela reacionária restauração capitalista, Mikhail Gorbachev, deixando um legado de miséria e retrocesso social que se preserva até hoje nas mãos de Putin.
Redação
Como parte de resgatar o legado teórico, político e estratégico de Leon Trótski neste ano em que se completam 82 anos de seu brutal assassinato por parte da burocracia stalinista, republicamos o prólogo de "Estratégia Socialista e Arte Militar", publicado pelas Edições Iskra em 2020, que reatualiza a (...)
Neste ano em que se completam 82 anos do assassinato do revolucionário russo Leon Trótski pelas mãos do agente espanhol Ramón Mercader, a mando de Stálin, as Edições Iskra lançam novos dois títulos da Coleção Obras Escolhidas Leon Trótski: O Programa de Transição e A Revolução Traída, dois títulos que (...)
Vanessa Dias
México, agosto de 1940. Leon Trótski foi brutalmente assassinado por um agente stalinista. Este crime, no entanto, não representa um capítulo final: a luta revolucionária sempre abre novos parágrafos na história.
Afonso Machado
Fábio Mascaro Querido é professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UNICAMP desde 2017. Nesta entrevista, aborda os 130 anos de Walter Benjamin, suas ideias e atualidade. Esta entrevista foi concedida a Vitória Camargo, mestranda no programa de Sociologia da Unicamp e (...)
Vitória Camargo
REPRODUÇÃO REVISTA BALLAST - "Anasse Kazib e Laura Varlet são ambos trabalhadores ferroviários e militantes sindicais. Ao lado dos seus camaradas, dirigem a organização Révolution Permanente: que também é o nome de seu jornal, integrante da rede internacional La Izquierda Diario e da Fração Trotskista - (...)
“O capitalismo, seja autoritário ou liberal, se demonstra incapaz de apresentar solução à miséria e angústia da juventude trabalhadora”. Para possuir qualquer perspectiva de futuro, a juventude, principalmente os jovens negros e negras, deve tomar em suas mãos a tarefa de destruir esse sistema que só (...)
João SallesMathias NeryRenato ShakurSamuel Rosa
Matías Maiello
Nesta série de artigos, buscaremos mostrar a luta de Trótski contra a burocratização na URSS e também explicar porque este foi o maior defensor da primeira república operária no mundo, tanto contra o imperialismo como também contra a burocratização do (...)
Gabriel Girão
A onda de greves no coração do imperialismo tem sido um tema discutido nos jornais do mundo tudo. Buscaremos entender esse fenômeno à luz dos aportes teóricos realizados pelo revolucionário russo Leon Trótski.
Veja aqui a Crônica de Virgínia Guitzel.
Virgínia Guitzel
Texto "Nação e Cultura", extraído do livro A Revolução Traída de Trotski, dividido em duas partes.
Leon Trótski
Com o intuito de reerguer a tradição do marxismo revolucionário, a IV Internacional era criada num dia como hoje, em 3 de setembro de 1938, nos arredores de Paris. Sob condições de duras perseguições, com a ausência de Leon Trotsky às portas de uma guerra mundial, aqueles homens e mulheres deram um (...)
No mês do 81 aniversário de seu assassinato pelo estalinismo, a particularidade deste único encontro é que será uma Introdução a sua trajetória e ao pensamento teórico do revolucionário bolchevique.
Shimenny Wanderley
Manifesto escrito em 1938 por Trotsky e Breton com o objetivo de organizar internacionalmente os artistas revolucionários
Leon TrótskiAndré Breton
Cai a máscara do ecletismo teórico com que o PCB sempre tentou esconder sua tradição degenerada advinda do stalinismo, que traiu revoluções pelo mundo e restaurou o capitalismo na URSS.
Elisa Campos
Fins de Abril a fins de Junho de 1938. O cenário é um México ainda desconhecido para os protagonistas. Essas são as coordenadas de um encontro que já se cumprem 75 anos: um encontro entre aquele que estava entre uma das correntes artísticas mais disjuntivas do século XX, da crítica do lugar atribuído (...)
Ariane Díaz
Confira a fala de Diana Assunção, dirigente do MRT, na Mesa 1 do evento Trotski em Permanência. Participaram dessa mesa também Luciana Genro (MES-PSOL), Vera Lúcia (PSTU) e João Machado (Comuna- PSOL).
O evento é uma extensão do I Encontro Internacional Leon Trótski, feito em Havana, Cuba, em 2019, por iniciativa de Frank García Hernandez, editor do blog Comunistas e preso político das manifestações do último 11 de julho.
Está começando neste momento a mesa “O trotskismo hoje”, a Mesa 1 do evento Trotski em Permanência. A discussão de hoje promete debates calorosos entre dirigentes de quatro organizações diferentes. Acompanhe o debate!