Marie CastañedaGiovana Pozzi
Ocorre nesse final de semana dos dias 02, 03 e 04 de dezembro a reunião da coordenação nacional da CSP-Conlutas no Sindicato dos Metroviarios de SP. Como parte da central, veja as intervenções da delegação dos trabalhadores do MRT no segundo dia de debates sobre a conjura nacional. Expressando a (...)
Redação
Por trás de todo seu discurso "radical" e "combativo", vemos a velha conciliação de classes stalinista.
Odete Assis
Após decretada a vitória de Lula por uma pequena margem sobre Bolsonaro, uma onda de bloqueios tomou estradas importantes do país. Os principais meios trataram rapidamente como um movimento de caminhoneiros, que foram um setor apoiador para a eleição de Bolsonaro em 2018. A quantidade de bloqueios (...)
Marcelo Tupinambá
A chamada “guerra às drogas” tem enorme impacto na vida da juventude trabalhadora e negra brasileira, já que é utilizada como pretexto para reprimir, assassinar e encarcerar pela polícia que mais mata no mundo, junto ao Judiciário que mantém cerca de 40% dos presos sem julgamento neste país. Nesse (...)
Vitória Camargo
Nas eleições para o CAHIS - USP 2022, a Faísca Revolucionária, junto a estudantes independentes, formou a chapa Carcará. A chapa leva à frente ideias e batalhas como a proporcionalidade da gestão, a aliança com os trabalhadores, a defesa da permanência estudantil e um movimento estudantil combativo que (...)
Faísca - SP
Sofia Manzano apresenta na eleição um programa que diz ser “possível de se realizar hoje”, assumidamente não socialista, realizando a velha separação oportunista social-democrata entre um programa para as eleições e outro para quando se faz “propaganda marxista”. Vamos demonstrar a essência nacional (...)
Vitória CamargoGabriel "Biro"
Na última semana, com 56,5% dos 4 mil votos, a Chapa 2, integrada pelo Nossa Classe (grupo de trabalhadores do MRT com independentes) junto ao PSTU e correntes do PSOL, venceu a burocracia sindical nas eleições para o Sindicato de Metroviários de São Paulo com um programa de independência de classe. (...)
Fernanda PeluciVitória Camargo
Os candidatos à presidência Leonardo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) assinaram a "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!", junto a representantes do grande capital, inclusive ex-presidentes da FIESP e Febraban, golpistas como Miguel Reale Júnior, (...)
Marie Castañeda
Sara FernandesAna Carolina ToussaintLuísa Matos
Fernanda PeluciRodrigo Tufão
Nesta semana estão ocorrendo as eleições para o Centro Acadêmico de História da UFF, um curso que, historicamente, foi vanguarda da mobilização na universidade. Aqui nós da Juventude Faísca buscaremos dialogar, a partir de um debate com o programa da Chapa “A Todo Vapor”, sobre qual papel o Centro (...)
Faísca - UFF
Frente às eleições colombianas que elegeram Petro e Francia, candidatos da centro-esquerda, após diversos anos de governos da direita tradicional e diretamente pró imperialista, e após duas gigantescas rebeliões no país, em 2019 e 2021, grande parte da esquerda brasileira viu nessa alternativa uma (...)
Noah Brandsch
Chamado ao conjunto dos estudantes da UFRN, ao DCE e aos centros acadêmicos, como CASS, CALet, CADe e CAPsi
Faísca - UFRN
Na luta contra Bolsonaro, Mourão e a extrema direita, alguns setores da juventude percebem a necessidade de alternativas que não sejam a linha petista de aliança com Alckmin, de conciliação aberta, e buscam alternativas à esquerda do PT, mesmo que minoritárias. Um dos grupos que se apresenta como (...)
Marcelo TupinambáMarie Castañeda
Há mais de três semanas da invasão reacionária de Putin na Ucrânia, que fez eclodir uma guerra que atualiza, do ponto de vista da época histórica, o significado de crises, guerras e revoluções na etapa imperialista analisada por Lênin, já são quase três milhões de refugiados, além de várias mortes de (...)
Virgínia GuitzelJenifer Tristan
No dia 15 de novembro se encerram as inscrições de chapa para disputar as eleições do DCE da UFRN. Nós da juventude Faísca e do Esquerda Diário fazemos um chamado a todes es estudantes e às organizações de juventude da UFRN críticas a conciliação do PT e PCdoB com a direita a construirmos uma plenária (...)
Ainda dá tempo para construir uma reunião aberta para debater de forma unitária e democrática com centenas de estudantes as demandas e perspectivas para o fortalecimento do nosso DCE e das nossas lutas dentro e fora da universidade!
Faísca - MG
Neste sábado ocorrerá mais um ato contra Bolsonaro. É necessário construir um bloco com independência de classe, confiando na força organizada dos trabalhadores, estudantes, indígenas e todos os setores oprimidos e não na unidade com a (...)
Juliane Santos
Chamada por D.A's e C.A’s que ocupam a oposição ao DCE da UF, assembleia reuniu estudantes para discutir o ato do dia 2 de outubro, além da situação da UFF para volta das aulas presenciais e também denúncias de estudantes sobre a Moradia Estudantil e precarização da (...)
Calvin de OliveiraFaísca - UFF
A 48 anos do assassinato de Victor Jara pela ditadura militar de Pinochet, em 16 de setembro de 1973, relembramos e homenageamos aqui este cantor, compositor, diretor de teatro, docente e militante do Partido Comunista Chileno que recentemente, em 2019, foi ícone com músicas que foram hinos da (...)
Elizabeth Hayas
As eleições do Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACS) da UFRN estão sendo um espaço para suscitar debates de qual estratégia é capaz de libertar os setores oprimidos
Cássia SilvaMarie Castañeda