Apresentamos em formato público o documento internacional a ser discutido no V Congresso partidário do MRT. O documento desenvolve temas e discussões abordados na sessão virtual da XII Conferência da Fração Trotskista pela Quarta Internacional (...)
André Barbieri
Confira as intervenções do movimento Nossa Classe por Grazi Rodrigues, professora da rede municipal de São Paulo, e Leandro Lanfredi, petroleiro do Rio de Janeiro, no debate de conjuntura internacional, nacional, internacional e planos de lutas no V Congresso da CSP-CONLUTAS, sobre o tema da (...)
Redação
A guerra da Ucrânia catalisou uma crise na organização internacional da qual faz parte o PCB, a chamada EIPCO (Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários), frente a que Putin se utiliza dela para sua política reacionária. Decorrência natural de uma organização oportunista que reúne (...)
Em toda guerra, as informações do campo de batalha são parte do conflito. A Ucrânia não é a exceção. Diversas notícias se sucedem, aparecem e desaparecem periodicamente. Nesses últimos dias, desenvolveu-se a controvérsia sobre os drones que explodiram sobre a residência presidencial de Putin, que (...)
Matías Maiello
André Barbieri, editor internacional do Esquerda Diário, entrevista Claudia Cinatti, militante do PTS e parte da seção internacional do Izquierda Diario sobre os balanços e perspectivas da Guerra da Ucrânia que acaba de completar 1 ano, analisando a conjuntura que levou a situação em que o conflito (...)
Além dos discursos de alguns sobre “liberdade e democracia”, outros sobre a luta contra o “nazismo ucraniano”, esta guerra decididamente não é dos trabalhadores e das classes populares. Adotar uma política de anti-imperialismo e independência de classe é mais fundamental do que (...)
Philippe Alcoy
Há um ano a guerra na Ucrânia começava. Trazemos aqui alguns dos principais textos de análise da guerra produzidos pela rede internacional de diários, da qual o Esquerda Diário faz parte.
O governo federal alemão decidiu enviar tanques de batalha Leopard 2 para a Ucrânia. Outros países também poderão fornecer esses tanques, significando outro salto na escalada militarista.
Stefan Schneider
Após a Polônia solicitar formalmente à Alemanha permissão para o envio de tanques de guerra à Ucrânia, os governos da Espanha e Alemanha se juntam na nefasta ação de rearme imperialista que provavelmente será seguida pelos EUA. Na Espanha governam os supostos socialistas do PSOE junto à coligação de (...)
É necessária uma posição internacional que se coloque ao lado dos explorados, contra a guerra na Ucrânia, que já dura quase um ano, de forma independente do imperialismo e da Otan. É assim que interveio o MRT no ponto internacional do primeiro dia de discussão da Coordenação Nacional da (...)
La Izquierda Diario - Argentina
Enquanto a Rússia vem acumulando alguns sérios reveses em sua invasão à Ucrânia, uma guerra que entrou pensando que ganharia facilmente e em pouco tempo, neste artigo olharemos para o lugar que o país que Putin governa ocupa na hierarquia internacional, e como o resultado da guerra pode (...)
Esteban Mercatante
O presidente russo disse que a medida visa proteger a soberania e a integridade territorial. Cerca de 300 mil reservistas seriam afetados, o dobro do número mobilizado no início da invasão.
La Izquierda DiarioRedação
A guerra na Ucrânia é um aviso das monstruosidades que o capitalismo está preparando para nós.
Pietro Basso
Como parte do dossiê do Ideas de Izquerda com os principais debates do XIX Congresso do PTS, apresentamos a nossos leitores esta síntese da intervenção de Emilio Albamonte em torno da guerra na Ucrânia e o método para a análise da situação (...)
Emilio Albamonte
O novo chefe do exército britânico fala em derrotar a Rússia em combate. ''forjar um Exército capaz de lutar ao lado dos nossos aliados e de derrotar a Rússia em combate''.
O presidente dos EUA diz que as armas enviadas são HIMARS, um sistema de mísseis que tem um alcance maior do que as armas atualmente implantadas pela Ucrânia.
A guerra na Ucrânia e o confronto com a Rússia marcam a próxima reunião de cúpula da OTAN.
Diego LotitoJosefina L. Martínez
Mais de dois meses após o início da guerra na Ucrânia, tentaremos discutir novamente com a política defendida pelos partidos com os quais construímos a FIT-U na Argentina: Esquerda Socialista (do grupo internacional ITU-CI, que no Brasil é a CST), o MST (LIS-CI), o PO, e até mesmo com o PSTU do (...)
Elizabeth Yang
19:14 |
Ana Carolina Toussaint