Redação
Há uma semana, os trabalhadores da CSN de Congonhas-MG estão paralisados exigindo PLR, reajuste salarial e outras pautas. Nesta quarta, os trabalhadores realizaram um protesto em frente à empresa. Em Volta Redonda - RJ, os trabalhadores começaram a se organizar nesta terça, e ontem também realizaram (...)
Durante a paralisação dos servidores da Unicamp, funcionários e estudantes tiraram fotos em apoio à greve das trabalhadoras terceirizadas da limpeza.
Nos últimos dias 9, 10, 11 e 12 de dezembro ocorreu o 13º Congresso dos Metroviários de SP na sede do sindicato.
Fernanda Peluci
2021 chegou ao fim, que lições nós trabalhadores, jovens, mulheres, negros e LGBT´s podemos tirar para nossa organização, luta e resistência em 2022?
Diana Assunção
O prefeito de Guarulhos Gustavo Costa (PSD) conhecido como Guti demitiu via Diário Oficial do Município, 3700 trabalhadores da estatal Proguaru nessa segunda-feira (13)
Diego Nunes
Nos dias 10, 11 e 12 de Dezembro, ocorrerá o 13° Congresso dos Metroviários de SP. Um momento de grande importância para debater a situação política nacional e estadual em que se inserem todos os ataques à nossa categoria, as lições de importantes processos de luta que protagonizamos e qual a perspectiva (...)
Hoje, sábado 04 de dezembro, às 18 horas começa o #FASINPAT20, o festival cooperativo e autogestionado que celebra os 20 anos de #ZanonFábricaSinPatrones (Zanon, fábrica sem patrões, traduzido do espanhol).
Lara Zaramella
Em meio à situação que vivemos no Brasil atualmente de fome, desemprego, precarização do trabalho e da vida, é fundamental apostarmos na unidade da classe trabalhadora. Ainda mais quando uma categoria, como aeronautas, começa uma luta e uma greve. É preciso unificar aeronautas, aeroviários e (...)
Enquanto a fome, a inflação massacram milhões de brasileiros no governo Bolsonaro e Mourão, as centrais sindicais cancelam os atos nacionais do dia 15 de novembro, escancarando a trégua que dão aos nossos inimigos, isolando e abandonando os pequenos e incipientes focos de resistência e luta, e (...)
Editorial do MRT com a perspectiva que nós lutamos e convidamos todos e todas a debateram.
Reproduzimos aqui a declaração de Marcello Pablito, trabalhador da USP, militante do Movimento Nossa Classe e dirigente do MRT, frente a apresentação do relatório final da CPI no último dia 20/10.
Reproduzimos aqui a declaração de Marcello Pablito, trabalhador da USP e membro da Secretaria de Negras, Negros e Combate ao Racismo do Sintusp e dirigente do MRT, frente as centrais sindicais quererem desmarcar a mobilização contra Bolsonaro que estava indicada para o dia 15 de (...)
O congresso dos metroviários de SP ocorre num momento importante para os metroviários, onde os trabalhadores enfrentam ataques cada vez maiores com o avanço da privatização, e que em meio à pandemia os governos se aproveitaram para tentar passar a boiada. Será um espaço privilegiado, e nós da Chapa 4 (...)
Com o país afundando no desemprego, na precarização, na fome e na miséria promovidas por Bolsonaro, a direita e os capitalistas, as centrais sindicais querem cancelar a mobilização que estava indicada para o dia 15 de novembro. Cogitam substituí-la por um eleitoreiro palanque de lideranças, organizado (...)
Caio Reis
Cenas de pessoas desesperadas atrás de um caminhão de lixo num bairro nobre de Fortaleza (CE) chocaram o país, revelando pra quem ainda não tinha dimensão da barbárie que está atingindo milhões em todo o país. A fila do desemprego vem cada vez mais combinada com a fila do osso e a fila do (...)
Mateus Torres
Nesta quarta-feira (13), milhares de servidores municipais de São Paulo paralisaram suas atividades e se concentraram em frente a Câmara Municipal de São Paulo para manifestarem-se contra o Sampraprev 2, um novo ataque de Ricardo Nunes à aposentadoria dos servidores. Em meio a manifestação, os (...)
Seguindo a linha de ataques de Bolsonaro, Congresso, STF e de governadores como Doria, o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) quer avançar contra os servidores públicos e a população, precarizando empregos e serviços públicos através do SAMPAPREV 2, que aprofunda a reforma da previdência na cidade (...)
Maíra Machado, professora da rede estadual de SP e dirigente do MRT, faz declaração ao Esquerda Diário em prol da unidade, sobre as manifestações do último sábado, 2 de Outubro
Nesta quarta, 29, em reunião entre o governo Doria e parlamentares e sindicalistas, o governo declarou a intenção de manter a sede do sindicato dos metroviários e o ACT da categoria. Caso se confirme, será uma grande conquista da mobilização das e dos trabalhadores. Não podemos confiar nas palavras (...)
Reproduzimos abaixo carta da Juventude Faísca e do Esquerda Diário para os trabalhadores da MRV depois de mais de 40 dias ombro a ombro.
Esquerda DiárioFaísca Revolucionária