Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

[VÍDEO] Mesas do Encontro Nacional da Faísca debatem “A crise capitalista: Reforma ou Revolução” e “A atualidade da Revolução Permanente”

[VÍDEO] Mesas do Encontro Nacional da Faísca debatem “A crise capitalista: Reforma ou Revolução” e “A atualidade da Revolução Permanente”

Neste fim de semana está ocorrendo o Encontro Nacional da juventude Faísca Revolucionária, com estudantes e jovens trabalhadores de norte a sul do país. Na primeira mesa, Iuri Tonelo e Odete Cristina debateram “A crise capitalista: Reforma ou Revolução?”. Na segunda mesa de debates, Letícia Parks e Diana Assunção debateram “A atualiadade da Revolução Permanente”. Assista abaixo.

Mesa 1

Iuri Tonelo é pesquisador do pós-doutorado em sociologia na UFPE, autor dos livros A crise capitalista e suas formas e No entanto ela se move. Odete Assis é mestranda em Literatura na UFMG e co-organizadora do livro Mulheres Negras e Marxismo. Nesta mesa eles debatem os cenários colocados para a juventude, a classe trabalhadora e o conjunto dos explorados e oprimidos diante da crise do sistema capitalista, bem como as alternativas que tentam se apresentar diante dela. Trata-se de um debate cada vez mais atual, que parte de resgatar a tradição, método, e estratégia marxistas para fazer frente aos desafios do presente, buscando compreender as dinâmicas do sistema, suas limitações, e os motivos e meios pelos quais podemos lutar para que não seja, mais uma vez, nossa classe a condenada a pagar pela crise. Veja no vídeo abaixo todas as falas:

Mesa 2

Letícia Parks é organizadora dos livros Mulheres negras e marxismo e A revolução e o negro e Diana Assunção, historiadora e organizadora do livro A precarização tem rosto de mulher. Frente a um cenário de crise capitalista que se alastra a nível mundial, arrastando consigo a juventude e o conjunto da classe trabalhadora para condições absurdas de exploração e opressão, que lições o marxismo revolucionário, encarnado no legado do trotskismo, pode nos apresentar para fazer frente à situação? Nesta mesa as debatedoras buscarão responder a isso resgatando a atualidade da teoria-programa da Revolução Permanente, formulada pelo revolucionário russo León Trótski para pensar a dinâmica da luta de classes, no Brasil e internacionalmente, e as tarefas que estão colocadas hoje para os revolucionários, frente aos enormes desafios do momento. Veja no vídeo abaixo todas as falas:


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Encontro Nacional da Faísca]   /   [Letícia Parks]   /   [Revolução Permanente]   /   [Crise capitalista]   /   [Trotskismo]   /   [Revolução]   /   [Faísca - Juventude Revolucionária e Anticapitalista]   /   [Teoria]   /   [Juventude]

Comentários