Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

[VÍDEO] Veja as aulas disponíveis no curso “Uma visão marxista do Brasil - Política e luta de classes: 1964-2022”

Redação

[VÍDEO] Veja as aulas disponíveis no curso “Uma visão marxista do Brasil - Política e luta de classes: 1964-2022”

Redação

Conheçam o Campus Virtual do Esquerda Diário, um espaço de formação marxista. Aqui você encontra teoria política, economia, história, ciência, gênero, arte, cultura entre outros temas. Cadastre-se gratuitamente para ter acesso completo aos cursos, bibliografias, grupos de estudo e muito mais, ou acesse as aulas em nosso canal do Youtube. Hoje apresentamos o mais recente curso: Uma visão marxista do Brasil - Política e luta de classes: 1964-2022. Já são seis aulas disponíveis e, em breve, sairá a 7ª aula.

O curso oferece uma visão marxista original da história recente do Brasil, focada no papel das massas e da luta de classes na conformação da realidade social e dos cenários políticos e econômicos. Contrariamente ao que se poderia esperar, consideramos essa uma lacuna enorme para a esquerda brasileira, um estudo rigoroso e que tire os balanços e lições políticas de nossa própria história. A essa tarefa buscamos contribuir com o melhor do arsenal teórico do marxismo clássico e contemporâneo.

Ao longo das aulas, damos especial atenção às últimas quatro décadas, passando pelo ascenso operário que se inicia em 1978, a transição pactuada pós-ditadura, as crises para a implantação do neoliberalismo no Brasil, a experiência dos governos petistas, até o golpe institucional, o bolsonarismo e o cenário colocado para o Brasil com as eleições de 2022.

As aulas são disponibilizadas no campus virtual do Esquerda Diário e em nosso canal do YouTube. Para as aulas, temos um total de catorze expositores, incluindo pesquisadores acadêmicos e lutadores sociais que atuam nos sindicatos e diversos movimentos, unidos todos por uma visão coerente que é parte da elaboração militante coletiva de nossa corrente, em luta pela construção de um verdadeiro partido revolucionário em nosso país e em nível internacional.

Aula introdutória, com Edison Urbano e Daniel Alfonso

AULA 1 - A classe operária contra a ditadura

AULA 2 - A "transição lenta e gradual”: Diretas, Constituinte e luta de classes. Equipe: Edison Urbano e Ítalo Dias, em 02/04.

AULA 3 - Início da ofensiva neoliberal e o Fora Collor. Equipe: Elizabeth Yang e Leandro Lanfredi, em 07/05.

AULA 4 - Os governos FHC e os impactos do neoliberalismo no Brasil. Equipe: Iuri Tonelo e Danilo Paris, em 06/06/05.

AULA 5 - Lula 1: Da Frente Popular Preventiva à crise do mensalão Equipe: Maíra Machado e Tatiane Lima, em 25/06.

AULA 6 - O “projeto de país” do lulismo e sua crise Equipe: Val Müller, Marcello Pablito e Odete Assis, em 30/07.

Parte 1:

Parte 2:

Em breve, AULA 7 - De Junho ao “regime do golpe” e o bolsonarismo Equipe: Vitória Camargo e Edison Urbano. Se inscreva no Campus Virtual e acompanhe esse e outros cursos.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Campus Virtual]   /   [Marxismo]

Redação

Comentários