Últimos dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) revela o aumento chocante das mortes de jovens negros em decorrência de abordagens policiais em Pernambuco, registrando um crescimento de 20% nos primeiros dez meses de (...)
Redação
Ontem, 1 de dezembro, completou-se 04 anos do massacre de Paraisópolis, quando nove jovens morreram asfixiados fruto de uma ação policial criminosa durante uma festa tradicional, o baile da DZ7.
Patricia Galvão
Após ataque racista de professor, Racionais MC’s recebe título de Doutor Honoris Causa da Unicamp
No dia 1º de dezembro de 2019, a Polícia Militar do Estado de São Paulo cercou mais de 5 mil jovens em um Baile Funk em Paraisópolis e, em uma ação criminosa, matou nove jovens asfixiados e espremidos na multidão. Seus nomes eram Gustavo Cruz Xavier (14), Marcos Paulo Oliveira dos Santos (16), Dennys (...)
As primeiras notícias falavam em pisoteamento, resistência à prisão, confronto policial com bandidos. Há sempre que se duvidar da forma como noticiam a morte de um trabalhador. Aos olhos da polícia, da grande imprensa, da burguesia, a mera existência de um jovem negro já é uma audácia (...)
Redação Rio de Janeiro
17:57 | Governo Federal avança nas forças de repressão que geram chacinas contra o povo pobre e negro, sob a justificativa de guerra às drogas.
Diego Nunes
Segundo dados da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, mais de 9 mil homicídios de crianças não foram solucionados entre 1999 e maio de 2023, o que representa 60% dos casos no estado.
Há 30 anos da Chacina de Vigário Geral, as novas chacinas que mancham de sangue negro as notícias diárias, principalmente em São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro, deixam explícita a responsabilidade dos governos e do Estado capitalista pela morte de cada uma das (...)
A menina Eloá Passos, de apenas 5 anos, perdeu a vida na manhã deste sábado quando foi atingida no peito por um tiro dentro de sua própria casa quando a polícia reprimiu a balas uma manifestação contra um assassinato de um outro jovem. O episódio ocorreu Morro do Dendê, na ilha do governador na capital (...)
A busca pelo significado da infância sempre pendurou épocas históricas, desde da antiga Grécia até os primórdios da modernidade, importantes figuras da filosofia, sociologia e educação buscaram compreender e definir o significado de infância. Nesses 135 anos da abolição da escravidão segue perpetuados (...)
Ana Carolina Toussaint
17:32 |
Beatriz Bandeira
Realengo (RJ - 2011), Suzano (SP - 2019), Charqueadas (RS - 2019), Saudades (SC - 2021), Aracruz (ES - 2022) e agora o ataque a uma escola na zona oeste de São Paulo, em 2023. Esses ataques, e tantos outros que ocorrem nos EUA, estão umbilicalmente ligados ao fortalecimento da extrema-direita, à (...)
Júlio Dandão
Em suas redes sociais, o militante e ativista Paulo Galo denunciou que sofreu tortura policial, com espancamento e queimaduras, relatando que a ação teve uma clara motivação politica em retaliação a sua atividade militante, em particular em relação à intervenção política na estátua de Borba Gato, quando (...)
No primeiro carnaval de rua após a pandemia foram inúmeros os casos de repressão, policiamento ostensivo e declarações reacionárias de setores religiosos no DF. As forças policiais e o Governo do Distrito Federal, de Ibaneis e Celina Leão, que foram coniventes com as manifestações golpistas mostraram (...)
Redação Brasília
Reproduzimos aqui a declaração de Carolina Cacau, dirigente do MRT no Rio de Janeiro e do coletivo Quilombo Vermelho - Luta Negra Anticapitalista, sobre o assassinato do trabalhador Dierson Gomes da Silva nesta semana pelas mãos da polícia militar na Cidade de (...)
Renato Shakur
21:48 |
O assasinato ocorreu na noite de quinta-feira (29), em Santa Cruz Cabrália. A vítima foi reconhecido como Wellington Barreto de Jesus, taxista de 50 anos, casado com três filhos. O sepultamento será na tarde desta sexta-feira (30).
Uma operação policial na Maré deixou 7 mortos e casas arrombadas, o caos instaurado foi tamanho que 35 escolas, 4 postos de saúde e a Cidade Universitária da UFRJ ficaram fechadas. A campanha de Cláudio Castro (PL) inclui operações policiais que jorram sangue negro. Veja a declaração de Carolina Cacau, (...)
O caso ocorreu em São Paulo e o PM que espancou e quase matou uma mulher negra e comerciante foi inocentado pela Justiça Militar racista.