Dani Alves
Carcará é uma seção de arte e cultura do Semanário Ideias de Esquerda, com análises, críticas, resenhas, vídeos, fotografias, entrevistas, recomendações culturais e produções artísticas. Convidamos todes a conhecerem, mandarem suas produções, divulgarem e se apropriarem todas as semanas de uma arte (...)
Redação
Recentemente entrou em discussão nas redes a falta (ou não) de rolês na capital mineira que enfrenta uma retomada privada. A alta do tema faz recordar o surgimento de um dos tradicionais eventos de Belo Horizonte: a Praia da Estação.
Jean Barroso
Quem nunca ouviu, seja em textos, filmes, internet ou ao vivo, os Estados Unidos se autodenominando como “América”? Em sua nova música, potencializada pela produção audiovisual do videoclipe, os artistas Residente e Ibeyi, questionam e protestam contra o imperialismo ianque dos EUA, rememorando (...)
Lara Zaramella
Grime é um estilo musical, que surgiu nos anos 2000 na Inglaterra, influenciado por outros gêneros musicais como o hip-hop e a música eletrônica. Com um beat mais acelerado que o rap tradicional, com os seus 140 BPM’s ganhou a cena no Brasil, hoje tendo grandes artistas com destaque nacional e (...)
Gabriel Brisi
Em um curto passeio pela cidade num domingo à noite me envolvi pela energia contagiante da juventude descobrindo a vida e iluminando o parque da cidade e aproveitei para registrar um pouco da arte e poesia dos moradores de Franco que estão nas paredes de uma de suas (...)
Sergio Araujo
Hoje, sábado 04 de dezembro, às 18 horas começa o #FASINPAT20, o festival cooperativo e autogestionado que celebra os 20 anos de #ZanonFábricaSinPatrones (Zanon, fábrica sem patrões, traduzido do espanhol).
O preconceito e a criminalização do funk existe e é de longas datas, o presente texto busca compreender as engrenagens históricas do desenvolvimento do racismo entrelaçado com capitalismo, apontando que o preconceito e criminalização do funk tem um origem de classe que constantemente segue atuando (...)
Ana Carolina Toussaint
Mais uma vez, os militantes da Juventude Faísca - Anticapitalista e Revolucionária e do Esquerda Diário junto com independentes levam às ruas suas artes em suas faixas.
Lina Hamdan
Meu nome é Bagdá estreou essa semana, é um filme de Caru Alves, que acompanha a vida de Bagdá, uma menina skatista, moradora do subúrbio paulistano; através dela o filme traz um retrato do seu bairro, e da vida dos que a rodeiam, com cenas cotidianas, mas que guardam muito (...)
Gabriela Farrabrás
Os gaúchos são conhecidos pelo churrasco, chimarrão, belas serras, boa literatura e várias outras coisas boas. Ao mesmo tempo os gaúchos também vem construindo uma tradição de fazer estátuas horrorosas, uma verdadeira violência aos nossos olhos e ao bom gosto. Evidentemente, a estátua de Bolsonaro não (...)
Júlio Dandão
Hoje, 15 de agosto, lançamos mais uma edição semanal do Carcará, seção de Arte e Cultura do Ideias de Esquerda. São 4 notas sobre hip-hop, pichação, capoeira e artes visuais. Confira!
Nos últimos anos, particularmente com o avanço do golpismo institucional no país desde 2016, vimos uma escalada na perseguição de pessoas negras, sua arte, sua cultura.
Artistas, ativistas e movimentos sociais estão convocando um ato, neste sábado (31), às 9h da manhã, de revitalização do Escadão Marielle Franco, que foi pintado com tinta vermelha e com a mensagem “viva Borba Gato” na madrugada de quinta para (...)
Neste Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha compartilhamos aqui este artigo sobre Carolina Maria de Jesus. Este é um dos capítulos do livro "Mulheres Negras e Marxismo", publicado neste ano pelas Edições (...)
Luciana Vizzotto, conselheira estadual da Apeoesp pela regional Sudoeste
Com base na edição do Kurta na Kombi que apresentou seis curta-metragens, tratamos aqui neste artigo sobre a resistência da cultura e cinema potiguar em tempos de pandemia
Luísa Galvão
Nos últimos anos a arte urbana em Cuba, sobretudo em Havana, é um fenômeno que vem forjando uma nova maneira de refletir a realidade que se vive em Cuba.
Inés Hernández
No coração da maior cidade do país, o colorido nas paredes quebram a paisagem cinza que toma a vista de todos que passam por ali. Entre grafites e pixos, reconhecemos obras mais diversas, desde os enormes murais do Kobra, passando pelas obras dos Gêmeos, até os letreiros preto fosco no alto dos (...)
Debate sobre a cultura proletária na Rússia soviética, as considerações e limites do e populismo em contraposição com o marxismo.
Ariane Díaz
A chamada cultura marginal, que envolve diversas expressões artísticas das periferias e grupos marginalizados, se expressa com força nas ruas da capital mineira, ocupando os espaços públicos da cidade em atrito com a política dos governos de restrição ao acesso à cultura e (...)
Em meio a pandemia de Covid-19 e o regime golpista no Brasil, com a política assassina de Bolsonaro e Mourão e seu laboratório a céu aberto que já levou meio milhão de pessoas à morte, como se sustentam e vivem os trabalhadores da cultura? O que está por trás do nome “microempreendedor (...)
Railin G
Divulgação do espetáculo GUERRA - uma travessia virtual, do grupo de teatro paulista A Próxima Companhia.
Luno P.
As ruas da Colômbia são pintadas pela luta de classes. O processo convulsivo contra Iván Duque que vem tomando conta de nosso país vizinho, leva consigo também a forte presença dos coletivos de arte e artistas nacionais e internacionais, seja na linha de frente dos atos, seja no apoio e solidariedade (...)
Dani AlvesSilas Pereira