×

Greve da saúde | Abaixo à perseguição de Fátima e do TJRN contra os lutadores da saúde que estavam em greve!

Mostrando que não está do lado da classe trabalhadora, a governadora Fátima Bezerra (PT), junto com o TJRN do desembargador Glauber Rêgo, determinou que os trabalhadores da saúde deveriam terminar sua greve, buscando coloca-la na ilegalidade, atacando o justo direito de greve dos trabalhadores. A greve acabou no último dia 07. Repudiamos veementemente essa medida reacionária! Todo apoio aos lutadores da saúde!

João Paulo de LimaEstudante de Ciências Sociais - UFRN

quarta-feira 9 de agosto de 2023 | Edição do dia

A governadora acionou o TJRN (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte), que por meio do desembargador Glauber Rêgo determinou que os trabalhadores da saúde do estado deveriam acabar com sua legítima greve, iniciada no dia 19 de julho e se encerrou segunda-feira (07/08), e que batalhava por melhorias nas condições de trabalho, como a reposição das perdas salariais de 21,87% para a saúde, a implementação e pagamento do adicional dos técnicos de radiologia, o reenquadramento respeitando o tempo de serviço, entre outras demandas.

O Judiciário é um importante inimigo dos trabalhadores, da juventude e dos setores oprimidos no Brasil e no RN. Judicializa greves, como fez com a do Detran, e é um árbitro no país para descontar a crise nas costas dos trabalhadores e do povo pobre, avalizador de cada reforma, articulador do golpe de 2016, como o juiz Barroso, ministro do STF, que também é quem suspendeu o piso da enfermagem, categoria de luta nacional que atualmente se enfrenta contra o reacionarismo no RJ.

Estes trabalhadores estiveram na linha de frente do combate à COVID-19 durante todos os anos da pandemia, colocando suas vidas em risco para cuidar e salvar toda a população potiguar, contra todo o negacionismo nojento de Bolsonaro e Álvaro Dias, ao mesmo tempo em que o prefeito e a governadora Fátima mantinham condições precárias de trabalho para esses trabalhadores, que pagavam o preço por esse sucateamento da saúde junto com a população.

Fátima garantiu durante a pandemia o “auxílio-empresário”, se aliou com a oligarquia Alves nas eleições de 2022, e segue atacando diversas greves, assim como aprovou a reforma da previdência, além de ser responsável junto com os prefeitos da falta de infraestrutura no Estado, que sofre quando ocorrem chuvas intensas, entre outros absurdos. No início deste ano, a governadora se apoiou na terceirização para descontar a crise nas costas das trabalhadoras terceirizadas da empresa SAFE, que entraram em mais de 20 dias em greve pelo pagamento de salários, décimo terceiro, multa e vales transporte e alimentação que se acumularam durante dois meses.

Assim, Fátima leva adiante um governo de conciliação de classes, que na verdade só serve para fortalecer cada vez mais a direita de Bolsonaro à oligarquia dos Alves e o prefeito Álvaro Dias, que em Natal não contrata servidores, já atrasou o pagamento de terceirizados e ainda deixou pegar fogo na maternidade Araken, além de ser responsável pelo caos que é o transporte público de Natal e outras mazelas.

A medida absurda do desembargador Glauber Rêgo impunha multa diária de 10 mil reais ao SindSaúde, que é o sindicato da categoria no RN, colocando a greve na ilegalidade.

A própria governadora, junto com a deputada federal Natália Bonavides (PT), que sempre tenta aparecer como “defensora” dos movimentos sociais, ambas têm relações “cordiais” com o próprio desembargador inimigo da greve, mostrando que estão ao lado do judiciário, uma instituição burguesa e reacionária, que sempre atuou contra os trabalhadores e o povo negro e pobre, que muitas vezes é preso sem julgamento por esse mesmo judiciário. A governadora e a deputada estiveram “prestigiando” uma sessão solene de entrega de título de Cidadão Natalense ao desembargador, como mostram posts no instagram da governadora e da deputada.

Nós do Esquerda Diário e da Juventude Faísca Revolucionária RN prestamos todo o nosso apoio à luta dos trabalhadores da saúde do estado, repudiando fortemente essa medida reacionária do governo Fátima e do TJRN. Todo apoio à luta dos trabalhadores da saúde!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias