×

Carnaval | Mais de 30 blocos de carnaval da Grande BH se mobilizam pela Palestina

Blocos de carnaval da região metropolitana da capital de Minas Gerais se somam ao chamado realizado pelo Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino. Os blocos, cada um à sua maneira, vão trazer a luta palestina para as ruas da Grande BH. Juntos, lançaram um manifesto que segue aberto a todos os blocos de carnaval a assinarem seu apoio e solidariedade aos palestinos. Abaixo a lista de blocos que já assinaram.

Lina HamdanMestranda em Artes Visuais na UFMG

quarta-feira 31 de janeiro | Edição do dia

O Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino, organizado por diversas organizações da esquerda e movimentos sociais de MG junto a setores independentes, lançou em conjunto com diversos blocos de rua que constroem o Carnaval da Grande BH um manifesto por um "Carnaval Solidário e da Resistência - Palestina Livre".

Se trata de uma grande e inédita mobilização nos carnavais do Brasil e que chama atenção dos foliões e da sociedade em geral para o genocídio e limpeza étnica promovidos por Israel na Palestina ocupada, não apenas nos últimos 3 meses mas já há pelo menos 76 anos.

Nessa nova etapa de agressões à Gaza e também à Cisjordania se perderam aproximadamente 26 mil vidas, uma maioria de crianças e mulheres. Somente os dois últimos grupos somam quase 80% das vítimas!

A estrutura médica e sanitária de Gaza já colapsou. A sede, a fome, a dispersão de doenças e a falta de abrigo é hoje uma triste e revoltante realidade presente no cotidiano de milhões de palestinos. Estruturas civis como escolas, igrejas cristãs, mesquitas, unidades de saúde e hospitais são alvo de ataques dos sionistas.

Em contraposição a esse genocídio, vemos ao redor do mundo diversas ações de solidariedade internacional ao povo palestino, exigindo o cessar fogo na Faixa de Gaza, como as manifestações EUA, Reino Unido, França, Jordânia, Iêmen, com trabalhadores se negando a enviar armamentos para Israel, como na Austrália, parando fábricas de aviões usados por Israel no Reino Unido, e greves estudantis em solidariedade, como na Itália e EUA.

É preciso exigir e impor pela luta o fim das relações diplomáticas, comerciais, militares do Brasil com o Estado de Israel, assim como que nenhuma gota de petróleo da Petrobras vá para esse Estado colonialista e racista, aderindo ao apelo internacional dos sindicatos palestinos em uma campanha de boicote à máquina de guerra de Israel.

Só a classe trabalhadora internacional junto aos povos e todos os setores oprimidos da sociedade podem dar um fim ao genocídio promovido por Israel e impedir a escalada deste conflito militar, que ceifará ainda mais vidas, em uma luta anti-imperialista e anticapitalista. Lutando um Estado onde possam conviver palestinos, judeus e cristãos, o que para o Esquerda Diário é inseparável do direito ao retorno dos refugiados, o combate à burguesia sionista, burguesias árabes e suas direções teocráticas, o que só seria possível em uma Palestina, operária e socialista.

Mais sobre internacional: Na Argentina, deputados da Frente de Esquerda denunciam que as massas rechaçam os ataques brutais do governo de extrema-direita de Milei

Trazer a luta em solidariedade à Palestina para o carnaval de rua, com os trabalhadores da arte e da cultura na linha de frente, é uma grande iniciativa para massificar a solidariedade aos palestinos, contribuindo para que possamos levar essa bandeira também para cada local onde trabalhamos e estudamos, chamando as direções de nossos sindicatos, entidades estudantis e coletivos a se somarem ativamente a essa luta, assim como estão fazendo vários blocos da Grande BH. Mostrando que nosso momento de festa é também de solidariedade internacional entre trabalhadores e povos oprimidos.

Leia o manifesto na íntegra:

Blocos e grupos que participam do Carnaval de Belo Horizonte expressam seu apoio ao povo Palestino, contra o genocídio promovido pela entidade sionista de “Israel” na Faixa de Gaza e em toda a Palestina.

Se o Carnaval é um momento de curtir, de se fantasiar, de encontrar, de sonhar, por que esta alegria não permitiria fazer dele um momento de lutar?

Belo Horizonte, hoje sede de grandes folias carnavalescas, teve, na última década, os seus festejos reacendidos com a mesma lenha e brasas das lutas populares da cidade. E, foi somente a partir delas, que pôde renascer um carnaval de luta, povoado de blocos que arrastam utopia pelas ruas com suas bandeiras, tambores e estandartes coloridos.

Quando falamos do Carnaval de BH estamos, antes, falando da ocupação do viaduto Santa Tereza feita pela Família de Rua com o Duelo de MCs, do combate direto a uma prefeitura higienista, promovido pelo antigo Movimento Fora Lacerda que teve sua origem na Praia da Estação. Estamos, também, falando da luta por moradia de qualidade, de frentes populares por transporte e mobilidade e dos diversos movimentos sociais que atuaram e ainda atuam na cidade.

Não podemos esquecer as escolas de samba que ocupam a cidade há décadas e dos novos Blocos Afros, periféricos, que saem às ruas contra o racismo e a intolerância. Falamos de blocos feministas e LGBTQIAP+ que saem às ruas reivindicando o direito de se viver e de ser como se é. O Carnaval de BH também é feito de Baques que, com muito respeito, compartilham um pouco da cultura popular de outras regiões do Brasil e de blocos que se preocupam em se adequar às diferentes idades e modos de ser gente.

Entendemos que, no Carnaval de BH, “gente é pra brilhar, pra sorrir e estar viva!”. Aqui e em qualquer lugar do mundo! Movidos por esse compromisso com a vida e com a alegria,convidamos a nossa cidade a portar a bandeira “Carnaval Solidário e da Resistência: Palestina livre!”. Nos últimos meses, temos assistido a um verdadeiro massacre promovido pelo exército de “israel” concentrado na Faixa de Gaza. Com o franco apoio dos grandes imperialistas no mundo ocidental (EUA e países da Europa) e a condescendência de tantas outras nações, um povo é dizimado e tem o seu território destruído por uma verdadeira máquina genocida. Somos radicalmente contrários à dominação racista de “Israel” que oprime e objetiva a limpeza étnica do povo Palestino, como comprovaram as últimas declarações de Netanyahu e outros membros do seu governo.

A dominação colonial sionista acontece há mais de 70 anos, desde a criação de “Israel” e se impõe sobre dois milhões de habitantes confinados no espaço chamado de “o maior campo de concentração a céu aberto do mundo”, a Faixa de Gaza. Trata-se, portanto, de um genocídio fundado no racismo, no preconceito, na intolerância, etapa da colonização contemporânea de mais um povo e um território. Não podemos nos calar diante dessa destruição! Não podemos assistir à morte de milhares de pessoas em silêncio! Apoiamos o direito do povo palestino de viver sem ameaças, de circular dentro e fora de seu território, já!

Nós fazemos parte da história de resistência dessa linda festa popular, feita por meio da ocupação das ruas com alegria e muita expressão artística, que é o Carnaval. Por isso assinamos essa nota, e convidamos a todos, todas e todes a aderirem a essa luta, conhecendo a história da Palestina, assinando o nosso abaixo-assinado e participando de nossas intervenções durante essa festa linda, que é, também, uma festa de luta.

Da potência de nossa folia, bradamos para que não tarde o tempo em que também o povo palestino possa festejar a própria cultura em paz em suas terras! Palestina livre! Contra o Genocidio do Povo palestino! Cessar-fogo já!

Abaixo, em ordem alfabética, os blocos que já aderiram ao Manifesto:

  1. Baque de Mina
  2. Bloco da Praia da Estação
  3. Bloco do Padreco
  4. Blocomum
  5. Boi rosado
  6. Cheias de manias
  7. Circuladô
  8. Clandestinas
  9. ¿Cómo te Lhama?
  10. Então, Brilha!
  11. Então Planta
  12. Esperando o Metrô
  13. Filhos de Tcha Tcha
  14. Fruto Proíbido
  15. Furacão Trembase
  16. Humaitá
  17. Maria Baderna
  18. Mineira System
  19. Orisamba
  20. Pena de Pavão de Krishna
  21. Pisa na Fulô
  22. Roda de Timbal
  23. SBC
  24. Sem Manicômios e Sem Prisões
  25. Sou Vermelho
  26. Tapa de Mina
  27. Tchanzinho Zona Norte
  28. Tetê a Santa
  29. Tira o Queijo
  30. Toca Raul!
  31. Trovão das Minas
  32. Unidos do Barro Preto

Em atualização.

A ampliação da solidariedade também exige uma quantidade de recursos consequente, de maneira a levar o tema ao máximo de blocos e foliões. E por isso está sendo lançada uma campanha de arrecadação de fundos para fazer um grande carnaval de solidariedade ao povo palestino!

Qualquer quantia é bem vinda e deve ser enviada ao PIX do comitê, a partir da chave 31999979157. Quer ajudar a causa mas não sabe como? Uma boa maneira é fazer uma doação! Vamos fazer do Carnaval de BH 2024 o Carnaval pela PALESTINA LIVRE!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias