Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

[CURSO] Palestina ontem e hoje: um olhar marxista

Redação

[CURSO] Palestina ontem e hoje: um olhar marxista

Redação

Já estão no ar as três sessões do curso Palestina ontem e hoje: um olhar marxista, disponível no Campus do Esquerda Diário.

Esse curso visa dar uma leitura marxista sobre o histórico do conflito que veio a se constituir na questão palestina, com fundação do Estado colonialista de Israel em 1947 e a ocupação militar do antigo território histórico da Palestina pelos sionistas. Em três sessões, buscamos fornecer uma compreensão integrada da resistência palestina num conflito que não surgiu agora, assim como apresentar o programa e a estratégia dos trotskistas (marxistas revolucionários) que desde a primeira metade do século XX pensaram as vias pelas quais árabes e judeus pudessem se unificar na luta contra o imperialismo no Oriente Médio com uma perspectiva socialista, fundamental na etapa atual, em que se reatualizam as características de crises, guerras e revoluções.

Confira as aulas:

Aula 01: Os antecedentes da questão palestina e a política dos marxistas

Aula 02: A questão Israeal-Palestina na Guerra Fria e a Teoria da Revolução Permanente

Aula 03: O fim de ciclo neoliberal e a questão palestina na época de crises, guerras e revoluções

Para ter acesso a todos nossos cursos e bibliografia 100% gratuitos, basta fazer o cadastro gratuito no site do Campus Virtual.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Palestina Livre]   /   [A quarta internacional e a questão palestina]   /   [Palestina]   /   [Teoria]   /   [Internacional]

Redação

Comentários