Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

[Dossiê] Dois anos de guerra na Ucrânia

[Dossiê] Dois anos de guerra na Ucrânia

Há dois anos a guerra na Ucrânia começava. Trazemos aqui alguns dos principais textos de análise da guerra produzidos pela rede internacional de diários, da qual o Esquerda Diário faz parte.

Já se completaram dois anos desde 24 de fevereiro de 2022 que marcou a invasão das tropas russas na Ucrânia e deu início à guerra reacionária que está em um impasse que segue indefinido: de um lado, a oligarquia russa e o regime reacionário de Putin dá seguimento aos ataques incessantes às cidades e infraestruturas ucranianas, buscando aumentar sua zona de influência na Ucrânia, do outro, o governo pró-imperialista de Zelensky, aliado dos Estados Unidos e das grandes potências europeias que aproveitaram o conflito para se rearmar e ampliar seu intervencionismo militar, busca alguma margem para atacar alvos no território russo. Com este dossiê, nós do Suplemento Ideias de Esquerda queremos expressar os diversos debates históricos e políticos que foram se desenvolvendo ao longo destes dois anos de guerra ,que reafirmou a formulação de Lênin de crises, guerras e revoluções cujos contornos influenciaram e seguem influenciando na geopolítica e na luta de classes internacional.

A independência da Ucrânia e a confusão sectária

A questão ucraniana

nálise: A guerra na Ucrânia está estagnada, a política decidirá.

Guerra da Ucrânia, a ilusão da multipolaridade “progressista” e as tarefas da esquerda revolucionária

A guerra e a esquerda reformista: precisamos de um Zimmerwald do século XXI

A guerra na Ucrânia e as polêmicas na esquerda trotskista

A Ucrânia no tabuleiro mundial

De espião a presidente: Quem é Vladimir Putin?

Os socialistas diante do envio de armas da OTAN para a Ucrânia

A anunciada “ofensiva da primavera”: para onde vai a guerra na Ucrânia?

A herança de Gorbachev: da restauração à guerra na Ucrânia


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Volodymyr Zelensky]   /   [Guerra na Ucrânia]   /   [Rússia]   /   [Vladimir Putin]   /   [Ucrânia]   /   [Internacional]

Comentários