×

A 1 ano da fraude bilionária | Americanas: ex-diretores seguem impunes enquanto empresa demite milhares de trabalhadores

Primeiro ano do escândalo da fraude bilionária envolvendo a gigante varejista é marcado por impunidade dos diretores e ex-diretores e demissões em massa de trabalhadores.

terça-feira 9 de janeiro | Edição do dia

Foto: Fabio Lima

A gigante varejista Americanas segue no centro de um processo de recuperação judicial após a descoberta de uma fraude gigantesca, feita com conhecimento da direção e que levou a um rombo na ordem dos R$ 20 bilhões, como parte da ocultação do real volume de sua dívida. E termina o ano de 2023 com o fechamento de pelo menos 4 lojas e demissão em massa de 950 trabalhadores na semana entre Natal e Ano Novo, ligada ao encerramento de contratos após o período do Natal.

A demissão em massa segue outra, no início de dezembro, onde, segundo documentos regulatórios, 5.526 funcionários, a grande parte de contratos temporários precarizados, foram desligados após o fim do período de Black Friday.

Este processo, desde seu início, significou ataques aos trabalhadores e impunidade para os mandantes e beneficiários do crime. Atualmente com 33.861 trabalhadores em seu quadro, a Americanas demitiu mais de 10 mil pessoas desde o início de 2023, quando ultrapassava os 44 mil funcionários permanentes. Além disso, a empresa iniciou sua recuperação judicial devendo R$ 64,8 milhões em obrigações trabalhistas com ex-funcionários, que agora virarão objeto das especulações na negociata da empresa.

O que significa que, até agora perto de 25% dos funcionários já pagaram com seus empregos e precarização de suas vidas, o rombo causado pelos capitalistas da empresa que tem entre seus nomes, Jorge Lehman, dono da Ambev e um dos maiores bilionários do país, que ajudou a privatizar a Eletrobrás e o golpe de 2016, além de ser um dos principais articuladores do Novo Ensino Médio.

Os diretores da empresa, tal como Lehmann, ainda não viram qualquer repercussão real por suas ações. A CPI das Americanas, previsivelmente, não levou a nada (tem como esperar algo diferente desse congresso de fantoches do capital?) e os milhares de trabalhadores de uma das maiores varejistas do país ficam há mais de um ano na incerteza do futuro de seu sustento e de suas famílias.

O caso das Americanas demonstra a irracionalidade capitalista. Enxergar nesse caso um dos grotescos exemplos do que é esse sistema de miséria é importantíssimo para pensar a construção de alternativas para acabar com esse sistema e que também deve significar uma luta política contra seus governos. Mais do que nunca, é preciso gritar: que os capitalistas paguem pela crise que eles mesmos criaram! Nenhuma demissão! Pela expropriação sem indenização de empresas que demitem em massa, sob controle de seus trabalhadores!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias