No segundo semestre de 2023 os estudantes da USP, após cerca de 7 anos, realizaram uma greve que se alastrou por diversos cursos, tomando conta de todo o campus Butantã e demais da capital, Lorena e Ribeirão Preto, denunciando que a USP é a universidade dos rankings internacionais da falta de (...)
Bianca CoelhoMariana DuarteFaísca USP
Ana Vitoria Cavalcante
A UFMG, assim como diversas outras universidades do país, mantém acordos de cooperação com instituições israelenses, mesmo a tecnologia e o conhecimento produzidos neste país estando intimamente conectados com o regime de apartheid que o Estado de Israel estabelece contra a população palestina. Como (...)
Lina HamdanLucas Alves
Giovana PozziGabriela Mueller
Goteiras, infiltrações, desabamento de forros e alagamentos. Esse é o caótico cenário em que a UFRGS se encontra frente a brutal crise climática que coloca o estado do Rio Grande do Sul em alerta vermelho.
Luno P.
Gabriela Mueller
Faísca - UFRGS
Faísca Revolucionária
O DCE comandado pela UJC/PCB soltou um edital nessa quinta-feira, 11 de maio, que prevê critérios absurdamente restritivos para participação nas eleições do Conune na UFRGS. É preciso mobilizar o movimento estudantil para barrar essa tentativa de golpe e construir um processo democrático onde todos os (...)
O Esquerda Diário conversou com Giovana Pozzi, Pedro Pequini, Juliana Begiato, Ana Carolina, Pedro Viana, Luiza Eineck, Érika Thuanny, Miguel Gonçalves e Virgínia Guitzel, militantes da juventude Faísca Revolucionária em diversas universidades do país para saber como eles pretendem organizar a (...)
Redação
Faísca USP
Na última sexta (27), a estudante de Jornalismo Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, foi brutalmente estuprada e assassinada na Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Pão e Rosas
Marie CastañedaGiovana Pozzi
Nas duas universidades os estudantes ocuparam prédios e paralisaram aulas para lutar contra os cortes absurdos de Bolsonaro à educação.
Pedro Cheuiche
Perante uma corja de empresários e apoiadores do candidato bolsonarista para o governo do estado Manato (PL), prometeu um profundo ataque privatista à educação: a desvinculação das universidades do MEC
O governo Bolsonaro vem aplicando cortes nas universidades federais desde que empossou. O último, de 7,5%, representou diminuição de R$ 5,9 milhões no orçamento da Universidade Federal de Pelotas. Após esse cenário drástico, a reitoria decidiu suspender a totalidade das bolsas: serão afetadas 278 (...)
Júlio Dandão
Revogação integral dos cortes na educação! Organizar nossa luta ao lado dos trabalhadores, não da direita! Por um plano de lutas para derrotar a extrema direita bolsonarista misógina, os ataques à educação e as reformas com a força da nossa (...)
13:42 |